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Como criar e gerir uma equipe multidisciplinar

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    Vagas For Business

  • 27 de ago as 10:22
  • 4 min de leitura
Pessoas debatendo no ambiente de trabalho

Muito além da agilidade, descubra todas as vantagens de investir em uma equipe multidisciplinar e confira dicas de como criar e gerir um time como esse

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Uma equipe multidisciplinar é aquela formada por profissionais de perfis, habilidades, vivências e experiências diferentes uns dos outros. Assim, todos contribuem de maneira única com o time.

Esse método é muito popular na área da saúde, em que uma equipe formada por enfermeiros, médicos e anestesistas, por exemplo, trabalham em conjunto em uma cirurgia, por exemplo.

No entanto, unir pessoas tão diferentes têm suas dificuldades, e algumas medidas e estratégias são fundamentais para que essa equipe tenha êxito.

Confira algumas dicas para criar e gerir uma equipe multidisciplinar de sucesso.

Vantagens

Esse tipo de equipe ganhou destaque nos últimos anos por trazer uma série de benefícios para as empresas, como a integração entre os funcionários, que poderia não acontecer sem a formação do grupo. Além disso, reunir pessoas com pensamentos diferentes facilita a resolução de problemas e leva a uma tomada de decisão mais certeira.
No entanto, o destaque desse modelo de trabalho é a sua capacidade de reduzir o ciclo de produção de um produto e/ou o tempo de conclusão de projetos, o que impacta diretamente nos lucros e no desenvolvimento da organização. O grupo multidisciplinar tem como característica principal a inovação, e se adapta às mudanças e exigências do mercado com facilidade.
A agilidade de um time multidisciplinar também está relacionada ao fato de dispensar aprovações de vários departamentos, afinal, ele já possui um integrante de cada um deles envolvido no processo.

 Como criar uma equipe multidisciplinar?

Antes de tudo, é preciso definir qual será o propósito da equipe, quais serão os seus objetivos e as metas a serem cumpridas, isso facilitará a escolha dos colaboradores que farão parte dela.
Já com o plano criado, identifique quais habilidades esses profissionais devem ter e os selecione, seja em um recrutamento interno ou externo. Vale lembrar que, como eles trabalharão em grupo, é importante considerar tanto as suas hard skills quanto as suas soft skills. Além disso, tenha em mente que um grupo com menos pessoas simplifica a comunicação, que é uma das funções da equipe multidisciplinar.
Os primeiros passos desses funcionários como equipe deve ser identificar possíveis limites operacionais, como orçamento ou soluções não aprovadas pela alta cúpula da empresa, e definir um fluxo de trabalho para que cada um programe as suas tarefas e seus prazos.

Como gerir o time?

Evite discussões por poder

Geralmente, essas equipes possuem autonomia para tomar decisões em consenso e não dependem de aprovações de superiores, e apesar de alguns membros serem de níveis hierárquicos diferentes, nem sempre há um líder no grupo. É preciso compreender que, de acordo com o andamento do projeto, alguns colaboradores tomarão a frente dos processos.
Desse modo, é importante que todos tenham disciplina e senso de igualdade, para assim evitar possíveis competições por poder que podem colocar em risco os resultados da equipe.

Trabalhe o espírito de equipe

Os colaboradores de uma equipe multidisciplinar têm formações e métodos de trabalho diferentes, mas é preciso eliminar qualquer barreira que divida o grupo e incentivar a colaboração entre eles.
O espírito de equipe é fundamental para alcançar o sucesso, os funcionários devem apreciar e entender o que os seus colegas fazem, isso facilita o desenvolvimento do trabalho como um todo e ainda colabora para um ambiente mais saudável.

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Facilite a comunicação

Vocabulário simples

A comunicação é um dos pilares mais importantes na execução de um projeto, desse modo, ela sempre deve ser facilitada. Cada profissão costuma ter um vocabulário específico ou jargões, entretanto, em um grupo multidisciplinar eles devem ser evitados, já que podem não ser compreendidos por todos os colegas. A linguagem simples é muito bem-vinda, e o mesmo vale para os termos técnicos, que devem ser explicados para que todos compreendam.

Ferramentas de colaboração

As ferramentas de colaboração, como as de mensagens instantâneas, também são aliadas para uma comunicação eficiente em um grupo. Elas possibilitam que todos se mantenham informados sobre o andamento do projeto e diminuem os possíveis ruídos de comunicação, visto que o funcionário pode falar diretamente com quem ele quiser, a qualquer momento.
No caso das equipes que trabalham à distância, elas aproximam os funcionários e agilizam as discussões e tomadas de desições, que levariam muito mais tempo se dependessem de encontros físicos.
Já em relação aos grupos que trabalham no mesmo ambiente, essas ferramentas também aumentam a colaboração e otimizam o tempo dos colaboradores, afinal, pequenos pontos podem ser discutidos em tempo real ao invés de esperar por reuniões.

Dicas para uma equipe multidisciplinar bem-sucedida

Amplie o conhecimento

Trabalhar com pessoas que têm diferentes habilidades e ideias deve ser visto como uma oportunidade para que todos os integrantes do grupo aprendam coisas novas, aprimorem a sua capacidade de compreensão e exercitem o senso de diversidade.
Aprender com o outro enriquecerá o projeto, desse modo, é importante levantar discussões, pedir feedbacks e sugestões para estimular a criatividade e o crescimento pessoal dos integrantes da equipe.

Respeite as opiniões

Criar um grupo com pessoas tão diversas, também em relação a suas personalidades, pode causar conflitos. Em qualquer modelo de trabalho o respeito é essencial para a harmonia entre os colegas e para o sucesso da equipe.

Os colaboradores devem ter em mente que os papéis de todos são importantes para a conclusão do projeto, além disso, uma das funções da equipe multidisciplinar é justamente analisar diferentes pontos de vista para chegar ao objetivo comum da melhor forma possível.

Crie laços

Um ambiente de trabalho saudável pode potencializar os resultados da equipe multidisciplinar. O bom relacionamento entre os funcionários evita possíveis desentendimentos e pode ser construído dentro ou fora do escritório, seja durante o intervalo para o almoço ou em um happy hour.

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