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Não basta apenas publicar um anúncio de vaga e esperar os currículos chegarem. Para encontrar profissionais qualificados, as organizações devem investir cada vez mais em novas tecnologias e no diálogo constante com os candidatos.
Com o mercado competitivo e muitas áreas em expansão, os empregadores precisam se esforçar e serem criativos para encontrar profissionais talentosos. Para isso, você deve aproveitar todos os meios disponíveis, especialmente se sua marca empregadora concorre com empresas de renome.
Abaixo, separamos 10 maneiras práticas de ajudar sua empresa a encontrar os melhores profissionais:
1. Peça indicações
Tente olhar para as pessoas que já estão ao seu redor, ou seja, seus funcionários. Muitos deles cultivam uma ampla rede de contatos.
2. Publique em sites de emprego
Os sites de vagas são uma maneira infalível de obter o máximo possível de visualizações no seu anúncio de emprego. Certifique-se de escolher domínios sérios e confiáveis, como o VAGAS.com.br, assim como aqueles que se concentram no setor específico da sua oportunidade ou empresa.
3. Use as redes sociais
Recrutadores estão cada vez mais buscando talentos nas redes sociais, sejam profissionais ou pessoais. Elas também são uma ótima maneira de estabelecer relacionamentos significativos com candidatos passivos.
4. Participe de eventos e faça networking
Seu pool de talentos pode ser expandido drasticamente quando você passa o tempo nos lugares certos. Eventos em ambientes educacionais são uma ótima maneira de conhecer possíveis candidatos e promover sua marca empregadora.
5. Torne-se o empregador de sua escolha
Candidatos são atraídos por cultura e propósito verdadeiros. Ao focar nos valores centrais, você certamente encontrará pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você e, assim, terão total fit cultural com sua companhia.
6. Comunicação consistente
Não responder participantes dos processos seletivos da sua empresa prejudica a atração de talentos. Se um candidato se mostrou inadequado para uma função específica, mas mostrou algum talento, mantenha o canal de comunicação aberto com ele, pois pode haver uma oportunidade mais adequada no futuro.
7. Aproveite seus funcionários atuais
Deixar os funcionários em potencial saberem o calibre dos talentos que trabalham em sua empresa pode ser altamente benéfico. Afinal, talento atrai talento. Postagens em mídias sociais, entrevistas em vídeo e depoimentos de funcionários podem aumentar a exposição e ajudar mais gente a conhecer sua organização.
8. Expanda seu grupo de candidatos
Se está difícil encontrar profissionais qualificados perto da sua empresa, tente expandir sua área de busca. Contratar remotamente permite que você encontre profissionais de diversas partes do mundo que presencialmente estariam fora do seu radar. Com os avanços recentes da tecnologia, nunca foi tão fácil trabalhar de casa. Então, não perca funcionários excelentes só porque eles não estão localizados na mesma cidade que você.
9. Aposte em headhunters
Para cargos realmente difíceis de preencher, contar com headhunters e consultorias pode ser o melhor caminho. Muitas dessas empresas e profissionais já têm um amplo pool de talentos para escolher. Deixe esta opção apenas para oportunidades confidenciais ou que requerem profissionais altamente qualificados.
10. Use tecnologias para encontrar profissionais qualificados
Empresas que buscam contratar candidatos certos precisam combinar alta tecnologia com uma abordagem de interação com as pessoas. Monitorar e interagir com os profissionais em todos os pontos da experiência do candidato é fundamental para o sucesso do processo.
Aproveite os softwares de recrutamento e seleção, que, dentre diversos recursos, têm o envio de SMS e e-mails, para não deixar o seu candidato desamparado na comunicação do processo. Lembre-se de sempre manter contato nas seguintes ocasiões:
- Quando eles se candidatam à vaga: neste caso, é interessante direcioná-los a alguns recursos sobre a vaga ou então sobre a cultura da empresa. Se a experiência de candidato da sua organização prevê vídeos e blogs, não deixe de enviar esse tipo de conteúdo para aqueles que se candidataram. A primeira impressão pode fazer a diferença entre você conseguir conquistar o o interesse e a confiança do talento ou não.
- Uma semana após a candidatura: com o e-mail automático agradecendo a candidatura, você poderá inserir um cronograma com os próximos passos.
- Em cada nova fase do processo: se possível, envie um retorno explicando o porquê não avançaram no processo. Uma dica muito importante é o lembrar dos requisitos mínimos da vaga e explicar que a pessoa não se enquadrou em desses requisitos.
- Quando a vaga já foi fechada: todos os candidatos precisam saber que o processo daquela vaga já foi encerrada e, novamente, o ideal é sempre passar feedbacks.
O importante é que você tenha um grande respeito pelo profissional que escolheu se candidatar para um processo seletivo da sua empresa, mantendo assim, as portas abertas para futuras oportunidades. Só assim o seu potencial de aquisição de talentos se manterá grande.
Agora que você já sabe como encontrar profissionais qualificados para sua empresa, entenda como reduzir a taxa de turnover.