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Melhores tipos de treinamento e desenvolvimento para colaboradores

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    Vagas For Business

  • 2 de abr as 8:45
  • 8 min de leitura
Mulher dando treinamento para o time no trabalho

Veja detalhes de alguns tipos de treinamentos, como de integração, comportamental, técnico e outros modelos de treinamento

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Contar com colaboradores capacitados e seguros para desenvolverem as atividades do dia a dia e contribuírem com o crescimento da empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para isso, fornecer diferentes tipos de treinamento é fundamental..

Além dos conhecimentos técnicos, desenvolver as pessoas colaboradoras em quesitos como gestão de emoções, boas práticas de liderança e caminhos para gestão de conflitos é um ganho e tanto para construir um ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável.

Neste texto, vamos entender os principais tipos de treinamento, o que considerar para escolher o melhor para sua empresa e as melhores estratégias para desenvolver os colaboradores. Acompanhe!

O que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento (T&D) diz respeito ao processo de capacitação dos colaboradores. Normalmente, os treinamentos são de curto prazo, voltados a habilidades pontuais. O desenvolvimento, por sua vez, refere-se ao crescimento profissional a longo prazo.

Hoje, é muito comum que o treinamento e desenvolvimento (T&D) seja, inclusive, uma equipe dentro das empresas. 

Esse time pode fazer parte dos Recursos Humanos ou atuar muito próximo ao RH, uma vez que estamos falando de treinamento de pessoas, ou seja, de aprimoramento de profissionais, possibilidade de promoções ou de migração de áreas e até mesmo de engajamento e retenção de talentos.

Você pode estar se perguntando: mas, qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento? Vamos entender cada parte:

  • treinamento: são os cursos, workshops, palestras ou os tantos outros modos de passar conhecimento aos colaboradores. Os treinamentos têm começo, meio e fim e passam informações que devem ser aplicadas na rotina do profissional;
  • desenvolvimento: é a jornada pela qual o profissional passa a partir da aquisição ou do aprimoramento de suas skills. O desenvolvimento de cada pessoa é único, uma vez que envolve personalidade de cada pessoa, modo de lidar com questões do dia a dia, proatividade e o próprio desejo do colaborador de ser promovido ou de mudar de área de atuação. Dessa forma, o desenvolvimento também traz aprendizados durante o percurso.

Benefícios dos variados tipos de treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento é essencial para que as pessoas colaboradoras expandam seus conhecimentos e habilidades, sejam profissionais cada vez mais habilitados (o que também vai contribuir com o mercado de trabalho em geral) e atuem de forma assertiva no negócio da empresa.

Ao trabalhar os tipos de treinamento comportamental e técnico e as jornadas de desenvolvimento, os benefícios são percebidos na entrega dos colaboradores, no relacionamento entre pessoas e no clima organizacional.

Listamos os principais benefícios que seu negócio e as pessoas nele envolvidas podem desfrutar com a boa aplicação e devido acompanhamento de T&D:

  • entregas técnicas com mais qualidade;
  • valorização do profissional, que leva à satisfação com a empresa;
  • redução das taxas de turnover;
  • colaboradores que se tornam promotores da empresa;
  • fortalecimento da marca empregadora;
  • plano de carreira ganha mais força;
  • as equipes ficam mais conectadas;
  • menos tempo e energia gastos em processos seletivos para reposição de pessoas que pediram demissão;
  • ambiente profissional mais receptivo;
  • colaboradores mais engajados com a empresa.

 

Quais são os tipos de treinamentos corporativos para colaboradores?

Agora que você já sabe porque é tão importante investir nas pessoas que atuam em seu negócio, separamos alguns tipos de treinamento que são relevantes para a realidade das empresas. Confira!

1. Treinamento de integração

O treinamento de integração, também chamado de onboarding, consiste em passar conhecimentos para novos colaboradores, com o objetivo de situá-los no dia a dia da empresa, das equipes e das atividades que desenvolverá. 

O processo geralmente é conduzido na primeira semana de trabalho e pode ter diferentes formatos: 

  • somente o RH conduzir;
  • o RH conduzir com o apoio do gestor direto;
  • o RH conduzir com o apoio de colaboradores de diferentes equipes, para que haja uma visão mais ampla da empresa.

Os treinamentos de integração são essenciais para deixar o novo colaborador mais à vontade na empresa. Lembre-se de que é um ambiente novo, com pessoas novas e novos objetivos e desafios, ou seja, tudo é desconhecido para ele. 

Fazer com que ele se sinta acolhido, fique por dentro da cultura e das diretrizes da empresa e tenha direcionamentos muito objetivos é o que vai garantir o sucesso do onboarding.

2. Treinamento técnico

O treinamento técnico, ou treinamento de hard skills, é um tipo de treinamento que foca no desenvolvimento do funcionário em determinadas habilidades e competências, fazendo-os adquirir para uma determinada função. Neste post vamos detalhar alguns exemplos de treinamento e desenvolvido nas empresas.

Colaboradores que já estão com o conhecimento técnico bem consolidado podem passar por treinamentos de reciclagem (que veremos logo) para se manterem atualizados no assunto em questão, uma vez que o conhecimento está sempre se renovando..

Os treinamentos técnicos podem estar relacionados a diversos assuntos, como:

  • vendas;
  • marketing;
  • redação;
  • contabilidade;
  • confecção de documentos.

3.  Treinamento motivacional

Esse tipo de treinamento também é conhecido como treinamento de incentivo. Nele, o ponto trabalho é a motivação dos colaboradores para que ou o engajamento melhore ou para que ele se mantenha positivo e tenha ainda mais chances de crescer.

Aqui, é comum encontrar palestras e workshops que tragam assuntos que mexam positivamente com as emoções e que tragam dinâmicas para trabalhar a união dos times e o engajamento com a empresa.

É importante não esperar que o clima organizacional esteja comprometido para realizar o treinamento. Entenda-o como uma estratégia para manter a boa conexão entre as pessoas. Caso seja necessário utilizá-lo para reverter um cenário negativo, é imprescindível ir à raiz da questão: o que está causando a falta de motivação.

4. Treinamento de reciclagem

O treinamento de reciclagem visa atualizar os conhecimentos previamente obtidos ou acrescentar novas informações àquelas já conhecidas. Esse tipo de treinamento é interessante para pessoas que atuam há muito tempo em determinada área e podem, por uma razão ou outra, estarem desatualizadas ou até mesmo com vícios na execução das tarefas.

A reciclagem é o momento para relembrar as boas práticas da área e como uma atualização. Os tópicos dos treinamentos de reciclagem são os mais variados: vão desde questões técnicas, como softwares, até questões do dia a dia, como treinamento para situações de incêndio e acidentes.

5. Treinamento comportamental

O treinamento de soft skills, como o treinamento comportamental também é chamado, visa trabalhar traços comportamentais, de emoções e de personalidade que costumam ser usados para desempenhar melhor o trabalho e se relacionar com outras pessoas, sempre de acordo com os valores da empresa e com a cultura organizacional.

Por vezes, as questões que mais trazem fricções no dia a dia podem ser muito mais de ordem comportamental do que de ordem técnica. Por isso, é importante, desde o início da atração de talentos no processo seletivo, entender se há bom fit cultural com os candidatos.

Quando há alinhamento em relação aos valores da empresa e o jeito de ser e entender o mundo do candidato, as chances de a parceria dar certo são elevadas.

Esse tipo de treinamento pode incluir:

  • orientações para lidar com diferentes tipos de clientes;
  • como ser um facilitador na resolução de conflitos no ambiente de trabalho; 
  • boas práticas para manter o bom clima organizacional na equipe;
  • como ser um líder mais diverso e inclusivo;
  • dicas para ser um bom gestor de equipe..

6. Treinamento de segurança no trabalho

Esse treinamento ocorre para evitar acidentes de trabalho. Ele é especialmente importante para organizações que usam produtos químicos ou outros tipos de materiais perigosos em sua produção, assim como aquelas cujos funcionários correm risco de quedas e lesões. 

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Ele também pode incluir plano de evacuação, simulação de incêndio, primeiros socorros e segurança alimentar.

7. Treino de qualidade

  • O treinamento de qualidade geralmente ocorre em fábricas, já que capacita colaboradores para que todos os produtos atendam padrões de qualidade buscados pela empresa e exigidos por órgãos reguladores. Esse tipo de programa cobre assuntos como: conformidade com padrões de qualidade;
  • processos de controle de qualidade;
  • prevenção e eliminação de produtos de baixa qualidade;
  • avaliação e melhoria do sistema de produção;
  • treinamento de equipe.

O que considerar na escolha do programa de treinamento

Há alguns fatores a serem considerados no momento de escolher qual programa de treinamento será aplicado e qual formato é o mais adequado.

O primeiro ponto é entender qual a prioridade do momento: qual tipo de conhecimento é mais necessário para os colaboradores.

Para entender o cenário, você pode aplicar uma pesquisa interna com os próprios colaboradores e com os gestores de cada área. Dessa forma, é possível entender padrões e tomar a decisão com embasamento.

Depois, entenda questões como:

  • quem será o especialista que aplicará o treinamento;
  • se o treinamento será online ou presencial;
  • qual será o formato: workshop, palestra ou até mesmo um evento maior, como uma convenção;
  • quem participará do treinamento;
  • como a efetividade do treinamento será medida.

Aplicar uma pesquisa de satisfação com os participantes do treinamento é uma boa alternativa também. Assim, a equipe de treinamento e desenvolvimento consegue mapear os pontos fortes que devem permanecer e os pontos a desenvolver que merecem atenção para o próximo evento.

Lembre-se de que cada tipo de treinamento exigirá demandas distintas.

Melhores estratégias para treinar e desenvolver sua equipe

Aplicar treinamentos e apoiar colaboradores em seu desenvolvimento são tarefas que exigem estratégias bem planejadas, para que as ações sejam eficientes. É necessário aplicar o treinamento certo, no melhor modelo, com os especialistas adequados, para os profissionais que realmente precisam e no timing correto. 

Para te ajudar a entender quais as melhores estratégias para você treinar e desenvolver sua equipe, separamos um passo a passo simples e eficiente para ser seu ponto de partida. 

Com base nele, faça as personalizações adequadas ao seu negócio e ao seu time. Vamos lá!

Entenda a realidade da equipe

Como já apontado anteriormente, é de suma importância entender qual a realidade da equipe que receberá o treinamento. Isso quer dizer que você precisa escutar as pessoas para ter conhecimento de qual lacuna precisa ser preenchida, ou seja, que treinamento os colaboradores entendem que é o mais urgente.

Somente escutando quem vive o dia a dia será possível começar a traçar a estratégia. Quem está com a mão na massa vai conseguir te dizer com propriedade quais as reais necessidades que surgem no cotidiano.

Troque ideias com as lideranças

Depois de ouvir os colaboradores da equipe, troque ideias com as lideranças. Essas pessoas, que também vivem a realidade de seus times, podem te dar outras perspectivas e enriquecer ainda mais sua base de informações.

Tendo o panorama completo, com visões distintas, você vai conseguir pensar em propostas de treinamentos e jornadas de desenvolvimento que fazem sentido para cada time e seus integrantes.

Converse com diferentes especialistas

Nesse momento, você já mapeou quais treinamentos têm prioridade. Agora chega a hora de ir para o mercado e encontrar o especialista ideal para passar todo o conhecimento para as pessoas de sua empresa.

O ideal é selecionar alguns especialistas, conversar com cada um deles e entender qual proposta atende melhor a sua necessidade. Para isso, algumas perguntas são essenciais:

  • modelo de treinamento;
  • duração do treinamento;
  • metodologia de ensino utilizada;
  • conteúdo do programa;
  • custos e condições de pagamento.

Dica bônus: converse com seus colegas de profissão e use o poder do networking. Trocar informações com quem já organizou treinamentos e desenhou jornadas de desenvolvimento, o processo é muito rico e pode acelerar, de modo positivo, sua tomada de decisão.

Tenha a mentalidade de experimentos

Se essa for sua primeira experiência com T&D, esse passo é ainda mais valioso! Cada treinamento e cada desenvolvimento acontecerá de um jeito diferente, já que cada edição contará com um grupo de pessoas — cada um com suas especificidades.

Por isso, acompanhe o desenrolar dos processos para que você consiga extrair bons aprendizados de cada fase e aprimorar os pontos de atenção a cada vez que um treinamento é aplicado e a cada acompanhamento com os colaboradores em ciclo de desenvolvimento.

É essencial entender que ajustes sempre são necessários e saber tirar o melhor proveito dos aprendizados.

Analise os dados

Você só entenderá o impacto das ações se elas puderem ser medidas. Isso quer dizer que é preciso criar métricas de sucesso e acompanhá-las antes, durante e depois dos eventos.

Assim, a eficiência dos conhecimentos adquiridos e a evolução dos colaboradores será tangível e mensurável, permitindo que os processos sejam entendidos e que melhorias sejam feitas.

Por isso, é vital que os dados sejam analisados e tragam insumos para suas próximas ações.

Coloque no papel os aprendizados

Documentar os aprendizados do processo é uma parte importante para sua estratégia. Ao deixar todas as informações registradas, você garante que o fluxo de T&D terá continuidade, independentemente de quem conduzir.

Além disso, ter o histórico das ações viabiliza análises comparativas e gera insights importantes para a empresa no que diz respeito à trilha de aprendizado dos colaboradores.

Uma sugestão é montar um documento que seja compartilhado com todas as pessoas envolvidas e que ele seja construído em conjunto.

Trace um plano ajustado

A partir das informações, dos dados e das análises que você reuniu, os pontos de melhoria vão ficar muito mais acessíveis para traçar um plano ajustado e com ainda mais fit para os colaboradores.

Com o plano ajustado, siga o mesmo caminho de aprendizados, coleta de dados, pedidos de feedbacks e documentação: um círculo virtuoso se formará e as ações de T&D vão ficar mais robustas e assertivas.

Agora que você sabe porque é tão importante investir em diversos tipos de treinamento e no desenvolvimento dos colaboradores, separamos 7 dicas para você reter talentos e reduzir o turnover em sua empresa.

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