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Como se adaptar ao home office?

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    Vagas For Business

  • 23 de jun as 9:24
  • 6 min de leitura

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Confira sete dicas para auxiliar seus times a se adaptar ao home office. Garanta um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Com o mundo descobrindo maneiras alternativas de trabalhar, como fazer com que sua força de trabalho se adapte ao home office? É isso mesmo, desde os poucos privilegiados que tinham essa modalidade de trabalho antes de 2020 até os dias de hoje, o debate sobre trabalho remoto, seja na condição cem por cento home office ou híbrida, continua crescendo.

Segundo levantamento da FGV, em 2021, logo após a pandemia do coronavírus e ainda em condições de isolamento social, 57,5% das empresas afirmam ter adotado o modelo home office no Brasil. Um ano depois, o cenário mudou, mas não drasticamente, diminuindo para 32,7% o número de trabalhadores remotos no Brasil. Mas, por que as empresas resolveram investir no teletrabalho?

Estudos indicam que o trabalho remoto foi responsável pelo aumento de produtividade, por melhorar a satisfação de trabalho e o bem-estar social dos colaboradores. No entanto, nem todas as profissões ou perfis comportamentais conseguem produzir bem trabalhando de casa.

Neste artigo, mostraremos o que é preciso para o home office, as principais características de profissionais que trabalham a distância e dicas de como os gestores de RH podem tornar a prática mais prazerosa e produtiva. Acompanhe!

O que é preciso para se adaptar ao trabalho remoto?

Antes de dar um start ou repensar no programa de home office de sua empresa, seja no modelo híbrido ou 100% remoto, você terá de fazer um checklist do que é preciso para se adaptar ao trabalho remoto. 

Aqui separamos um kit sobrevivência do home office, o mínimo necessário para oferecer um bom ambiente de trabalho remoto. Confira! 

Conexão de internet

Preferencialmente, os colaboradores devem ter uma internet a partir de 15 MB, que suporta a transmissão e download de documentos pesados, bem como a realização de videochamadas. É interessante também que o profissional tenha uma boa conexão de internet via celular, pois caso haja alguma instabilidade na rede à cabo, a pessoa poderá fazer um hotspot com a internet móvel. 

Muitas empresas ao construir a política de home office já incluem uma verba, de 100 a 200 reais, que deve ser destinada para a aquisição de uma boa internet no ambiente de trabalho de casa.

Notebook 

O notebook da empresa é pré-requisito para a realização do trabalho remoto. O aparelho deve ter instalado todos os programas que o usuário precisa para realizar o seu trabalho, bem como reforço no sistema de segurança da informação. 

Câmera de vídeo

Em um ambiente totalmente remoto, as videochamadas são vitais para manter relacionamentos próximos com clientes, parceiros e colegas. Portanto, os computadores dos colaboradores precisam ter uma câmera de vídeo com uma boa resolução.

Mesa e cadeira

No começo do trabalho remoto, poucas eram as pessoas que tinham uma mesa de trabalho e uma cadeira dedicada ao expediente de trabalho em casa. Com o passar do tempo, viu-se a necessidade física de ter uma mesa e cadeira ergonômicas para o exercício do trabalho home office. 

Sem esse cuidado com o colaborador, é provável que sua organização experimente aumento de números de doenças ocupacionais.

Fones de ouvido

O uso de fones de ouvido, principalmente em ambientes ruidosos, cria uma experiência de áudio mais positiva para todos. Por isso, o ideal é que a sua empresa inclua um bom fone de ouvido no kit home office. 

Veja também: 6 métricas de trabalho remoto que todo RH deve conhecer

Como ajudar o colaborador a se adaptar ao home office

A presença do RH na elaboração de políticas de home office e na comunicação para reforçá-la é essencial. Caberá à gestão de pessoas, ficar de olho e apoiar suas equipes remotas. Veja, a seguir, dicas de como tornar o home office mais leve e produtivo.

Aprimore sua política de comunicação

Com o home office, as interações sociais ganharam uma nova dinâmica. Empresas que não têm uma política clara de comunicação podem confundir os trabalhadores que, muitas vezes, se esforçam mais para mostrar que estão à disposição em tempo integral do que propriamente dedicando-se a suas tarefas e projetos.

Então, deixe claro para colaboradores quais são os prazos e as entregas aos quais eles devem se comprometer, mantendo canais de comunicação sempre abertos. Comunicação e colaboração sempre foram importantíssimas e agora valem mais do que nunca para cada um se adaptar ao home office.

Ofereça suporte emocional

É comum que, durante o trabalho remoto, alguns funcionários se sintam um pouco deslocados e desmotivados em momentos profissionais, especialmente nos mais estressantes. Mas, este quadro não pode persistir por muito tempo. As empresas devem acompanhar a saúde de suas equipes e reforçar que o distanciamento não implica abandono.

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O ideal é que o RH se mantenha próximo dos profissionais, mantendo os laços e reforçando o senso de pertencimento à empresa, além de disponibilizar um canal de comunicação para suporte emocional. Incentive cuidados com a saúde mental e encaminhe, quando for necessário, os profissionais para especialistas da área da saúde.

Cuide da segurança dos dados

É preciso atenção máxima com relação à proteção de dados da organização no modelo de trabalho a distância. Oriente os profissionais sobre os protocolos de segurança e mantenha sua equipe de TI sempre ao lado para evitar maiores problemas.

Treine os líderes das equipes

Mais liberdade requer mais responsabilidade, certo? Para garantir que os processos fluam sem problemas e que cada profissional desempenhe seu papel, é fundamental um acompanhamento próximo dos gestores. Por isso, é importante que o RH ofereça treinamentos para os líderes das equipes remotas.

Afinal, é fundamental que times dialoguem com facilidade e confiança, planejando a agenda, organizando metas e prazos e cumprindo as entregas. O gestor precisa estar atento ao perfil de cada subordinado, dando o suporte necessário, já que enquanto uns precisam de mais orientação, outros gostam de mais autonomia. Ouça sempre o que os funcionários têm a dizer e estabeleça os limites necessários.

Dê feedbacks aos funcionários

Manter a motivação das equipes em alta é essencial para que cada membro consiga se adaptar ao home office. Pesquisas comprovam que fornecer feedback aos colaboradores é uma ferramenta simples e eficaz para acolhê-los e aumentar a satisfação no ambiente de trabalho.

Não espere que eles procurem o RH e façam perguntas sobre o desempenho. De tempos em tempos, forneça informações sobre a performance deles e parabenize sempre que um projeto bem-sucedido for finalizado.

Mantenha a socialização

Que tal criar um grupo no WhatsApp para enviar recados e avisar sobre os aniversariantes do dia ou abrir um chat para um café, ou happy hour digital? Incentive os profissionais a conversarem entre si e darem um respiro entre as tarefas. Isso ajudará cada um a se adaptar ao home office e deixará o clima mais leve também. 

Veja também: Como engajar colaboradores remotos

Qual o perfil dos colaboradores em home office?

Quando houve o boom de home office, logo após as medidas de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, havia uma distinção dos perfis de pessoas que atuavam remotamente. Alguns idealizavam o teletrabalho, outros estavam assustados com o novo formato, poucos estavam familiarizados e muitos em processo de aprendizado. 

Acontece que alguns anos após a crise do coronavírus, especialistas já criaram um perfil de pessoas que são mais adaptáveis ao modelo home office que reúnem as seguintes características: 

Flexibilidade

Essa característica é importante para trabalhos de ritmo acelerado, em que as prioridades costumam mudar. Sim, em geral, as profissões que estão atuando no ambiente remoto tem um perfil mais focado em negócios ou na área de tecnologia. Em ambos os casos as áreas são muito influenciadas por novos rumos do mercado business. 

Mente aberta

O grau em que o indivíduo está disposto a aprender com os outros e com seus próprios erros. Ouve as necessidades e os conselhos dos outros. Está aberto a novas ideias e conceitos.

Autoconfiança

Essa característica é importante para trabalhos que exigem pensamento independente, atitude de iniciativa própria, vendas e gerenciamento. 

Foco na meta

Quando um profissional consegue se concentrar em tarefas de longo prazo, mesmo diante de distrações ou obstáculos no ambiente remoto, ele demonstra uma habilidade valiosa.

Organização

Para trabalhar em home office, é preciso uma certa organização entre o trabalho e os afazeres domésticos. Por isso, especialistas recomendam que pessoas que realizaram teletrabalho tenham essa característica. 

Consciência social

Para trabalhar anywhere, o profissional precisa trabalhar fortemente algumas soft skills tais como empatia, escuta ativa e comunicação. Sem essas habilidades, dificilmente a pessoa conseguirá trabalhar a distância. 

Ética de trabalho

O profissional que exerce o teletrabalho precisa ser confiável, dedicado e pontual. Sem essa confiança mútua entre trabalhador e empresa, provavelmente não haverá avanço no trabalho remoto. 

Como destacamos, o futuro do trabalho remoto requer diretrizes bem definidas para operações diárias que você e seus colaboradores devem seguir à risca. Também é preciso cumplicidade entre as partes. Lembre-se: microgerenciamento ou falta de comprometimento dos profissionais não são ingredientes para um bom gerenciamento de equipes à distância. 

Quer saber ainda mais sobre como otimizar o trabalho de suas equipes durante o home office? Que tal, então, acompanhar um artigo sobre comunicação efetiva no home office?

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