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Como Recrutar Talentos: 8 Dicas para Dominar R&S em 2023

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    Vagas For Business

  • 21 de dez as 10:02
  • 9 min de leitura
grupo de pessoas, candidatas a vagas, sentadas olhando para os celulares, tablets ou outros documentos, capa do conteúdo sobre como recrutar talentos

Confira nossas dicas de como atrair e reter os melhores talentos para sua empresa

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Toda empresa quer ter, em seus times, os melhores profissionais do mercado para atingirem os melhores resultados, certo? Para isso, é essencial saber como recrutar os talentos certos para cada vaga.

Encontrar esses talentos é um desafio que envolve algumas fases: a atração para a sua marca empregadora por meio de candidaturas ativas ou de hunting; as entrevistas e trocas em que profissional e empresa se conhecem; até o momento em que os recrutadores e os demais envolvidos na contratação entendem qual é o melhor talento para a oportunidade em questão e o candidato também entende se essa é a melhor oportunidade para ele.

Como o time de recrutamento e seleção pode atrair esse profissional?

Dominar os processos R&S em 2023 para ter sucesso requer algumas características e perfis de quem vai atrás desses talentos.

Será preciso repensar modelos de seleção, fortalecer a marca empregadora, divulgar mais a cultura da empresa para esse pessoal e, claro, ter a tecnologia como uma das principais aliadas estratégicas.

Você está preparado para esse desafio?

Como recrutar os melhores talentos?

Separamos algumas dicas importantes para sua empresa conquistar os corações e mentes desses talentos.

1. Olhe para dentro

Preste atenção aos seus colaboradores. Como? Fazendo com que eles participem da busca pelos melhores talentos. Aliás, entre eles pode haver um grande talento escondido.

Veja alguns caminhos.

Permita (e incentive) que eles indiquem outros profissionais

Quer alguém melhor do que o próprio colaborador para indicar a empresa para alguém? Ele sabe qual é a cultura organizacional, os valores e o propósito da companhia.  E mais: ele tem melhores condições de identificar quem poderia ocupar a vaga que está em aberto.

Além disso, pela indicação de talentos, é provável chegar a um candidato passivo, aquele que está empregado e, muitas vezes, não está buscando por uma nova posição no mercado. Mas ele pode ouvir uma boa proposta. Ainda mais quando essa proposta é de alguém que ele conhece e confia.

E quem indica, que vantagem leva? Oferecer um bônus pela indicação que der certo é uma maneira de fomentar esse tipo de iniciativa, que pode acelerar indicadores importantes de R&S.

Envolva pessoas estratégicas no processo

O colaborador que terá um novo colega de trabalho pode acompanhar algumas fases bem de perto, auxiliando o pessoal do RH a avaliar as referências dos candidatos ou participando e conduzindo entrevistas. Afinal, ele conhece em detalhes o dia a dia da área, os desafios e quais competências são necessárias para executar um bom trabalho.

Nesse ponto, ganham todos: os funcionários, que podem sentir se há um alinhamento com o possível futuro colega de trabalho, e o candidato, que poderá conhecer mais profundamente como as coisas funcionam na organização.

Dê uma oportunidade aos colaboradores

Crie processos internos de recrutamento. A correria do dia a dia e o foco em uma determinada atividade ou competência podem atrapalhar a visão de gestores e líderes sobre talentos que já estão em sua empresa.

Para que recrutamentos internos deem certo, é preciso, antes de tudo, ter um plano de carreira bem consolidado em sua empresa. Isso quer dizer que todos os colaboradores devem saber onde eles estão, onde podem chegar e quais os possíveis caminhos a serem percorridos.

Junto ao plano de carreira, é de suma importância investir em treinamentos e no desenvolvimento dos profissionais que já atuam na companhia. Somente com o conhecimento adequado é possível otimizar as entregas e até mesmo pensar em uma mudança de área.

Recrutar talentos internamente, além de dar agilidade ao processo seletivo, também incentiva os colaboradores na jornada de aprendizado e aprimoramento e mostra como a sua marca empregadora valoriza as pessoas que ali atuam.

2. Saiba onde procurar

Conheça onde estão os talentos e vá além. É importante conhecer as particularidades e os perfis desejados desse profissional, não apenas para facilitar que a mensagem seja compreendida por ele, para que ela vá para o endereço certo.

Existem algumas ferramentas que auxiliam o recrutador nesse momento:

  • job boards ou softwares de R&S;
  • sites de emprego;
  • páginas de carreiras (da própria empresa);
  • redes sociais
  • hunting, que é quando um profissional especializado sai “caçando” o talento.

E sempre há a tecnologia para ajudar. Por meio da Inteligência Artificial (IA) e de algoritmos, o recrutador pode acessar canais específicos, onde é possível encontrar os talentos certos.

Por exemplo: sua empresa busca um talento e pede algumas especificações de formação, local de atuação e áreas de conhecimento. Com a utilização de softwares de R&S que contam com filtros que automatizam a triagem dos candidatos, achar o talento mais adequado para o seu negócio ganha mais agilidade e suas contratações ficam cada vez mais certeiras. .

3. Cuide do conteúdo de sua marca empregadora

Hoje, estar presente nas redes socias quer dizer estar mais próximo dos profissionais que podem criar vínculo com sua marca empregadora. Isso quer dizer que é preciso alimentar e incentivar essa relação e isso pode ser feito a partir da produção de conteúdos que sejam relevantes para os candidatos.

Além de informações mais específicas sobre o segmento que seu negócio está inserido, considere conteúdos como a cultura da empresa, como é trabalhar nela, o que o talento vai ganhar além da remuneração. Mesmo que alguém não vá se candidatar à vaga, essa pessoa precisa ter a consciência despertada para a marca, saber que se relacionar com ela pelas redes pode ser algo vantajoso.

É importante que os candidatos lembrem da sua marca empregadora de modo positivo, fazendo boas associações em relação à possibilidade de atuar na empresa, de se desenvolver nesse ambiente e de fazer parte do seu time.

4. Explore outros ares

Compartilhe o conteúdo de sua marca empregadora em outras “praças”, para atingir públicos que até então você ainda não alcançou.

Como?

Crie uma relação mais estreita com universidades, pois elas também são fontes de talentos jovens.

Essa relação pode ser por meio da presença da empresa dentro da instituição de ensino, com a montagem de laboratórios ou por meio de seus profissionais atuando como mentores, participando de palestras ou de eventos nas universidades.

Reúna os talentos

Falando em eventos, incentive seus colaboradores a participarem de outros, também ligados ao setor. É uma forma de aprender mais sobre o que fazem e, obviamente, de conhecer talentos do mercado. E desse relacionamento criado pode até surgir a indicação para uma vaga, não?

Outra forma é criar ou patrocinar eventos, atraindo os talentos para eles e criando uma lembrança de marca bem significativa.

5. Comunique-se sempre

Mantenha a chama da lembrança sempre acesa. Não deixe que a comunicação caia no esquecimento. 

É preciso conquistar as pessoas e estar sempre em contato, inclusive com talentos que tenham passado por sua empresa e que estejam agora em outra organização e com aqueles que não tenham seguido até o fim do processo seletivo.

No caso dos primeiros, eles podem, em outras experiências, ter adquirido competências e experiências que podem ajudar muito sua organização. Além disso, quando você já tem uma relação com o profissional, o processo seletivo tendo a ser mais rápido e fluido, pois questões de fit cultural já estão encaminhadas.

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Com o auxílio da tecnologia é mais fácil manter esse contato vivo, como uma espécie de banco de ex-talentos ou de candidatos que já se inscreveram em alguma oportunidade, para acompanhá-los e reabrir o diálogo.

6. Repense o processo

É nessa hora que você faz perguntas-chave para dar fluidez a resto do processo, tais como: 

  • não está na hora de mudar alguma coisa no processo de recrutamento e seleção de sua empresa? 
  • as fases estão longas demais?
  • a comunicação com os candidatos está em dia?
  • a descrição do perfil desejado está clara? 
  • a pessoa vai compreender o que vai fazer na empresa, caso seja selecionada?
  • a cultura e os valores estão nessa comunicação?

É importante lembrar que a tão falada experiência do empregado começa no primeiro contato dele com a marca – que muitas vezes pode ser com a leitura do anúncio da vaga.

7. Dê a devida atenção ao talento em cada fase do processo 

 A experiência do candidato é algo que deve ser levado em consideração na construção das bases de todos os processos seletivos. Lembre-se de que ainda que o profissional não seja contratado para determinada oportunidade, é essencial que, durante o processo seletivo, ele se sinta acolhido e muito à vontade.

Para boas experiências, invista em fases que façam sentido para o cargo em questão. Por exemplo: para uma vaga voltada para tecnologia, que tal investir em gamificação que, ao mesmo tempo, mostra os conhecimentos técnicos e comportamentais dos candidatos e também a faceta moderna da empresa?

Além disso, é importante facilitar o processo: sempre que possível, flexibilize os horários das entrevistas e as conduza virtualmente. Assim, além de atender às necessidades dos profissionais, você também já mostra como, na prática, sua marca está ligada na experiência do candidato.

Vejam mais sobre como construir uma boa experiência do candidato em uma talk com Areta Barros:

8. Mostre o que sua empresa tem a oferecer

Você já deve ter ouvido falar de Employee Value Proposition (EVP, em português Proposta de Valor para o Empregado). É uma espécie de documento que elenca o que a empresa valoriza e o que oferece em troca do esforço e dedicação do funcionário.

Vai desde benefícios a modelos e programas de reconhecimento e recompensa, passando por remuneração e oportunidades de desenvolvimento de carreira.

É importante fazer estudos internos e de mercado para entender se sua empresa trabalha da maneira mais adequada o EVP, de modo que ele gere impactos positivos também nos candidatos. Quando a proposta estiver consolidada, divulgue-a nos anúncios de vagas. Ela pode ser um diferencial e tanto para os candidatos.

Como reter os talentos recrutados?

Separamos os principais pontos para você se atentar e aumentar ainda mais o tempo de jornada dos colaboradores.

Confira!

1. Acerte na chegada

O onboarding deve dar conta de todas as dúvidas que o talento possa ter sobre o novo desafio. Vale começar esse acolhimento antes de a pessoa entrar pela porta da recepção.

Pode envolver outros colaboradores e, principalmente, a liderança imediata.

2. Invista na boa comunicação

Fazer a apresentação adequada dos desafios que a empresa enfrenta e quais serão as ações para atingir os objetivos traçados também é parte de uma boa comunicação com os talentos. Por isso, sempre preze pela transparência no diálogo. Dessa forma, o candidato escolhe conscientemente estar no seu negócio e contribuir diariamente para o crescimento. 

Essa comunicação verdadeira evita que a taxa de turnover ainda no onboarding atinja altos níveis, por exemplo.

3. Crie planos de carreira

Estar em uma organização só vale a pena enquanto as duas partes ganham. Do ponto de vista do talento, essa relação só tem sentido se ele conquistar novos conhecimentos e experiências e ser bem reconhecido por seus esforços e resultados.

Se a empresa não se preocupar em oferecer oportunidades de crescimento, seja por trilhas de carreira, por exemplo, pode chegar um momento em que os dois (empresa e talento) sigam caminhos distintos. 

E aqui há um destaque para a criação de um programa de sucessão. Trata-se de uma forma também eficiente para reter os melhores talentos, sem a necessidade de ir ao mercado buscar um profissional.

4. Cuide da liderança

Mais do que um exemplo da cultura e dos valores no dia a dia, a liderança é um excelente canal de comunicação de duas vias na empresa. 

Ela deve ser preparada para ouvir atentamente os talentos e suas necessidades, além de ter capacidade de identificar potenciais talentos.

A qualidade dos líderes é um elemento que contribui para atrair e reter os melhores profissionais. Quem não gostaria de aprender e se tornarem bons líderes com eles? 

5. Identifique as áreas com maior turnover

Veja quais áreas apresentam os menores índices de desligamento. Depois, veja quais são os campeões de turnover. Em seguida, faça a análise desses dados:

  • o que os setores que menos turnover apresentam têm em comum?
  • quais as características dos setores com alta taxa de desligamento?

A partir do estudo, compartilhe os dados com os líderes e com as pessoas envolvidas com a gestão. É muito importante que todos os tomadores de decisão estejam na mesma página para que tanto os talentos já recrutados permaneçam na empresa quanto para que os próximos processos seletivos sejam assertivos nas contratações.

O que a pessoa recrutadora de excelência precisa ter de diferente?

Após olhar o que ajuda a atrair e reter os melhores talentos, é possível extrair desses conteúdos o perfil ou habilidades de uma excelente pessoa recrutadora:

Estar conectado

Ele deve estar sempre, dentro e fora das redes, atento a todo e qualquer tipo de oportunidade de estabelecimento de relacionamento com esses profissionais. Entender as movimentações do mercado de R&S e do segmento da empresa podem fazer o recrutador sair na frente na busca pelos melhores talentos.

Usar a tecnologia a seu favor

Ele entende e utiliza todo o potencial que a tecnologia oferece para dar mais agilidade ao seu trabalho. Dessa forma, o recrutador tem mais tempo para olhar para as estratégias da empresa, conectá-las aos objetivos do RH e ter um olhar dedicado às pessoas.

Criar um bom networking

Para não perder a oportunidade de conhecer talentos do mercado, o recrutador de excelência se relaciona com outros profissionais da área e faz boas trocas de conhecimento, seja em palestras, eventos presenciais ou online ou até mesmo em benchmarks. Saber trabalhar em equipe

Ele une forças com outras áreas como marketing e comunicação para melhor trabalhar a marca empregadora. Quanto mais conectadas as estratégias da empresa forem, os resultados têm maiores chances de serem alcançados com rapidez e efetividade.

Entender a cultura da empresa

Ele conhece bem a empresa em que atua e o setor. Sabe como é a cultura da organização e seus valores, bem como suas metas e estratégias. Assim, ele compreende melhor o perfil de talento desejado para o momento e até pode antecipar uma contratação.

Estar por dentro das tendências

Ele acompanha as mudanças e tendências em RH, até mesmo para entender os impactos nas formas do processo de recrutamento e seleção.

Para ficar por dentro das maiores tendências de R&S para 2023, acesse o Report de Tendências que preparamos para você. Nele, você tem acesso às estratégias mais relevantes do mercado na voz de profissionais de R&S de mais de 120 empresas, além da visão de especialistas da área. Saia na frente e recrute os melhores talentos como nunca!

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