Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Está lançado o desafio: contratar a pessoa certa para o cargo certo. Isso significa achar um profissional que reúna conhecimentos, habilidades e comportamentos adequados para o cargo.
Segundo Jorge Matos, presidente da ETALENT, achar uma pessoa que reúna esses atributos parece simples e óbvio, mas na prática não é o que acontece – prova disso é a altíssima taxa de turnover que assombra as empresas. O que acontece, então? Muitas vezes, a avaliação dos conhecimentos e habilidades das pessoas prevalece e a avaliação comportamental acaba ficando de lado. É justamente aí que mora o problema.
Por exemplo, se Steve Wozniak, que foi quem fez de fato o primeiro produto da Apple, tivesse ficado com a missão de criar as estratégias comerciais da empresa e as apresentações para os possíveis clientes, provavelmente não conheceríamos a maçã mordida que estampa tantos produtos eletrônicos.
Ao mesmo tempo, se Steve Jobs tivesse ficado com o papel de bolar o equipamento, o resultado também não teria sido o que vemos hoje. Ambos eram gênios e tinham amplos conhecimentos de tecnologia, mas o que motivava cada um e a forma de se comportar era bem diferente.
O segredo para contratar os melhores profissionais para o cargo certo está em utilizar ferramentas que avaliem aquilo que não está estampado no currículo, mas que será a diferença entre a alta performance e a rotatividade: o comportamento, a essência do candidato versus a essência do cargo.
Entenda como fazer isso:
4 dicas para contratar a pessoa certa
Fazer uma boa contratação não é nada simples. Mas acertar na escolha se torna mais fácil quando a sua equipe de gestão de pessoas segue alguns processos de recrutamento e seleção que são indispensáveis para conhecer o candidato mais a fundo e entender se ele “dá match” com a empresa.
Veja algumas dicas:
1. Seja objetivo na descrição da vaga
Quanto mais completa e objetiva for a descrição da vaga em aberto, mais chances dela chegar no candidato ideal. Portanto, não economize nas informações no anúncio da oportunidade. Para ser ainda mais direto, converse com o gestor da área e destaque pontos importantes, como:
- função a ser desempenhada;
- atividades e responsabilidades do cargo;
- nível de conhecimento e técnica exigido para a posição;
- habilidades e competências necessárias;
- perfil do candidato ideal.
2. Estude os candidatos
Após o anúncio da vaga, algumas candidaturas vão começar a aparecer. Para otimizar o seu tempo e o dos candidatos, analise os currículos com atenção, mapeando aqueles que, de fato, se encaixam na descrição feita.
Nesse primeiro momento, a análise pode ser mais objetiva, focando nas experiências prévias, cursos e habilidades. Mas não se atenha somente a isso. Como dito anteriormente, o fit cultural com a empresa é indispensável para uma boa performance. Por isso, imediatamente após o recebimento do CV, é interessante submeter os participantes a um teste comportamental.
3. Faça pesquisas sobre o candidato
Uma etapa importante que você pode acrescentar nesse processo é a pesquisa do candidato para além das informações que ele te dá. Afinal, no currículo, no teste e até nas entrevistas, ele vai se apresentar a partir do próprio ponto de vista. Para sair um pouco disso, você pode olhar as suas redes sociais e até mesmo conversar com antigos chefes ou colegas de trabalho.
4. Prepare um roteiro de entrevistas
Assim que tiver feito a triagem de currículos e essa primeira seleção de candidatos que apresentaram fit técnico e cultural com a empresa, é hora de entrevistá-los e conhecê-los de fato. Para que a conversa seja realmente efetiva, antes do encontro, prepare um roteiro de entrevista com perguntas importantes.
Essas questões podem ser pré-definidas e iguais para todos os participantes ou podem ser referentes a experiência e conhecimento único de cada um deles. Lembre-se também que essa é uma etapa importante para alinhar expectativas, o que é fundamental para não frustrar o seu futuro colaborador ao longo do tempo.
E o melhor de tudo é que isso está ao alcance de qualquer recrutador. Muitas empresas já acordaram para o fato de que é necessário contratar a pessoa certa para o cargo certo, outras ainda estão no caminho do descobrimento. Qual é o seu caso?
Quer saber mais sobre recrutamento e seleção? Então entenda de uma vez por todas a importância do feedback em entrevistas.