• Futuro do trabalho
  • RH

Entenda os 4 pilares mais importante do RH 4.0 para sua empresa

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 29 de abr as 10:01
  • 4 min de leitura
Robô e humano batendo as mãos, ilustrando a utilização da tecnologia no RH 4.0

O RH 4.0 se refere à aplicação de tecnologias avançadas de automação no setor de recursos humanos. Veja como a gestão de pessoas 4.0 deve acompanhar movimentações dos talentos de perto

Tópicos desde artigo

Empresas e universidades estão mais conscientes de que a formação dos talentos e a gestão de pessoas depende em grande parte da capacidade que terão de aprofundar parcerias entre os negócios e a academia. A percepção dessa necessidade com o desafio do RH 4.0 vem aumentando inclusive no Brasil, país em que isso não foi bem visto durante décadas, principalmente nas instituições públicas. Veja o que mudou.

O que é RH 4.0?

O RH 4.0 se refere à digitalização e à automatização do setor de recursos humanos através das novas tecnologias. Isso torna a área menos burocrática e agiliza processos de R&S, T&D e melhorias na gestão humana. 

Essa transformação digital no RH começou a partir da 4ª Revolução Industrial, dando sequência às evoluções do setor de recursos humanos

Por exemplo, o RH comum tinha o mindset de recursos humanos para executar tarefas mecânicas, como montar a folha de pagamento, que hoje são realizadas rapidamente por softwares de gestão de pessoas 4.0, permitindo que o departamento se concentre no lado humano da empresa, como no clima organizacional e no incentivo a colaboradores.

O termo recrutamento 4.0, foi criado com base na Quarta Revolução Industrial, cujo papel central é a tecnologia.

Qual o principal objetivo do RH 4.0?

O objetivo do RH 4.0 representa uma nova forma de gestão de recursos humanos na organização com uma abordagem mais personalizada e direcionada, adaptada às expectativas e necessidades de seus funcionários que as empresas serão capazes de fornecer graças às novas ferramentas digitais.

Carlos Gilberto Carlotti, professor pró-reitor da Universidade de São Paulo (USP), explica a mudança na formação de talentos do RH 4.0 de forma simples: “Até pouco tempo, formávamos na graduação pessoas que teriam determinadas profissões”, afirma. “Hoje, formamos pessoas para profissões que nem sabemos ainda quais serão. Formamos possibilidades”, diz ele.

Para o pró-reitor, a eficiência desse novo tipo de formação está diretamente ligada ao entendimento das demandas do novo mercado. Ele afirma que a USP mais do que nunca tem trabalhado parcerias com as empresas. “Antes havia medo dessas parcerias, mas entendemos que a academia precisa ir além da publicação de papers”, afirma.

“Mais do que nunca, é preciso entender que tipo de competências a indústria precisa e quem ela quer contratar”, afirma VanDyck Silveira, CEO da Trevisan Escola de Negócios. As instituições de educação precisam abandonar a postura de fornecedoras de talentos para formar junto com as empresas o RH 4.0 que elas estão buscando.

Perfis profissionais

A notícia é especialmente boa para o RH, que durante tanto tempo enfrentou praticamente sozinho o desafio de identificar e desenvolver competências essenciais para os negócios, que muitas vezes eram negligenciadas pela formação acadêmica.

E tem mais: a formação profissional, que há mais tempo é voltada para as demandas de negócios, está ainda mais atenta para a necessidade de compreender a alteração dos perfis profissionais que serão demandados pelas empresas no futuro.

Quais os pilares do RH 4.0?

Gestão de pessoas 4.0

O pilar de pessoas do RH 4.0 exigirá que o RH vá além do papel administrativo e se transforme em um pilar mais estratégico. Isto inclui assegurar que o RH atraia e retenha os talentos certos em toda a organização.

Otimização de processos

Otimizar processos, alinhar os objetivos das pessoas com os objetivos da empresa de forma organizada, estabelecer metas e etapas a serem cumpridas é fundamental para garantir o crescimento dos talentos e o crescimento saudável dos negócios.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Planejamento estratégico

A estratégia é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Ferramentas de recursos humanos que apóiam o planejamento estratégico e a tomada de decisões podem ajudar a preparar o caminho para o sucesso, por isso é importante que você escolha uma ferramenta que ofereça suporte nessas áreas.

Tecnologia e inovação

O RH 4.0 é a nova tendência em recursos humanos. O uso da tecnologia pode ajudar os profissionais, que são responsáveis pela gestão de recursos, a definir um novo estilo de trabalho através de uma variedade de soluções que aumentam a eficácia das tarefas que eles conduzem no dia-a-dia.

Transformação digital: o novo RH após pandemia

Quais os maiores impactos desse tipo de gestão nas novas competências para RH 4.0.

As novas competências que serão demandadas pela transformação da indústria 4.0 ainda não estão totalmente claras, mas as instituições de ensino, em parceria com as empresas, vêm tentando identificar e desenvolver as principais delas.

O interessante é que essas instituições também perceberam a relevância das competências comportamentais, que tradicionalmente eram desenvolvidas apenas nas empresas, mais uma vez sob a responsabilidade do guarda-chuva de RH.

Entre as soft skills mais demandadas estão hoje criatividade e trabalho em equipe, por exemplo. “Visão global, compreensão do negócio da empresa e do ambiente de negócios também são importantes”, afirma Ricardo Terra, diretor regional do Senai.

Uma grande mudança que houve na chegada dos novos profissionais ao mercado de trabalho é que agora eles já precisam chegar com um portfólio de experiências – e não mais com um portfólio de potenciais impactos que podem trazer para a organização. A distância entre saber e fazer praticamente desapareceu porque as empresas precisam ser mais ágeis, quebrar silos, ter uma comunicação mais eficiente.

Não é à toa que a capacidade de trabalhar de forma colaborativa entre diferentes grupos de negócios é mais uma competência em alta. “O futuro é hoje, não é mais o que vai acontecer daqui a vinte anos”, afirma Silveira, da Trevisan.

Toda essa disrupção obviamente gera muita ansiedade, tanto em profissionais iniciantes quanto nos mais experientes. “Na escola, aprendemos a responder perguntas”, diz ele. “Hoje, no entanto, o mais importante é desenvolver a capacidade humana de formular questões que não são triviais”, afirma.

Pessoas conversando sobre o futuro do RH 4.0
Desafios do RH 4.0 nas empresas

Quais são os desafios do RH 4.0?

A desburocratização da área de RH é um dos desafios para as empresas nos próximos anos. O RH ainda sofre para automatizar processos e implantar a transformação digital em suas áreas. Por isso, o RH 4.0 através da tecnologia ajuda a melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho dos profissionais de recursos humanos na hora de buscar e contratar o candidato ideal.

Principal desafio é a educação básica

Um problema em que tanto a formação profissionalizante quanto a acadêmica esbarram é a formação básica dos futuros profissionais. É muito difícil, no ambiente da educação profissional, trabalhar sem uma fundamentação sólida que permita avanço rápido.

As pessoas chegam com furos que precisam ser reemendados, muitas vezes pela empresa que as contrata. A solução, que parece ainda distante, seria dar ênfase muito maior ao Ensino Fundamental e Médio.

Quer saber mais? Então leia outros artigos sobre o futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.