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Pesquisa exclusiva sobre a experiência do candidato para o RH

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    Vagas For Business

  • 30 de nov as 14:53
  • 5 min de leitura
Recrutador com óculos à mão conversa com candidatos sobre a experiência de R&S

Estudo da plataforma vagas for business revela a relevância do tema no Brasil para recrutadores e candidatos

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Em um mercado de trabalho tão dinâmico e acirrado, a organização precisa descobrir como encantar os profissionais na guerra por talentos. Para tanto, é primordial investir em informações em todos os pontos de contato entre candidato e empresa durante o processo de R&S. É o que revela um estudo sobre a experiência do candidato para o RH desenvolvido exclusivamente pela plataforma vagas for business.

A pesquisa mostra que o termo “experiência do candidato” (CX) está ganhando força nas organizações, deixando de ser apenas um coadjuvante no processo de R&S e passando a ser uma ferramenta estratégia da área de Talent Acquisition. Apesar da importância da ferramenta, no entanto, ainda há poucos dados e métricas para acompanhar de perto como ocorre esse diálogo entre empresa e profissionais.

Ficou curioso sobre a pesquisa? Então, veja esses e outros achados do levantamento exclusivo do VAGAS for business no artigo a seguir!

Pesquisa: a experiência do candidato para o RH

A experiência do candidato é um tema que vem ganhando relevância nos últimos na área de R&S e, na pandemia, a importância do assunto cresceu ainda mais. Com muitas empresas trabalhando remotamente, os recrutadores precisaram preencher as lacunas deixadas pela falta de comunicação pessoal com uma experiência do candidato mais sofisticada.

Para compreender como a experiência do candidato está sendo encarada pelas empresas e pelos candidatos no Brasil, o VAGAS for business conduziu duas pesquisas paralelas.

A primeira pesquisa questionava os times de RH como eles observavam o assunto e qual era a importância dessa comunicação com o candidato nos processos de pessoas da organização, mais de 160 organizações contribuíram para o estudo. Já o segundo levantamento observava o tópico a partir da perspectiva de mais de dez mil candidatos.

“Desde o início o objetivo era ouvir os dois lados para conseguir uma visão bem profunda sobre o tema de experiência do candidato”, destacou Leo Lima, da área de Marketing da VAGAS.com e líder do estudo.

7 motivos para investir na experiência do candidato

A pesquisa com profissionais de RH descobriu que 70% deles acham relevante o tema e que 30% apontam a experiência do candidato como a principal estratégia na atração de talentos, perdendo só para os tópicos employer branding e diversidade e inclusão.

E não por acaso o tema ganhou seu destaque na gestão de pessoas. Como confirmado no estudo com candidatos, daqueles que tiveram uma experiência ruim durante o processo de R&S, a maioria (72%) afirmou que compartilharia essa vivência negativa com outras pessoas.

Com esse resultado em mente, é possível presumir que as empresas cada vez mais precisarão cuidar dos profissionais mesmo antes de eles embarcarem na companhia. Veja o porquê?

Tema relevante no Brasil e no mundo

O tema é apontado pelos profissionais de gestão de pessoas na pesquisa como uma das grandes prioridades de RH, o que mostra a compatibilidade entre o olhar dos profissionais brasileiros e de outras regiões do mundo.

Como destacado no artigo “Experiência do Candidato na era pandêmica: o que Candidatos e Recrutadores Precisam Saber”, da Forbes, a aquisição de talentos deve evoluir e olhar para o candidato de forma holística.

Além disso, os recrutadores devem considerá-los como clientes. É aqui que o marketing de recrutamento e a gestão do relacionamento com o candidato (CRM) devem se tornar os novos pilares de excelência em gestão de pessoas.

Muitos significados em torno de um tema

Ao serem perguntados sobre os pontos que consideram fazer parte dos desafios da experiência do candidato, todos os tópicos elencados na pesquisa foram citados por pelo menos uma parte dos entrevistados.

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Dentre os destaques da pesquisa estão:

  • 68% acreditam que a CX é um processo que consegue humanizar as trocas e as interações entre candidato e empresa ao longo do processo seletivo;
  • Para outros 60% a experiência do candidato é um processo de eterno cuidar da interação entre empresa e profissional;
  • Já para 38% dos profissionais de RH o CX é garantir que as pessoas possam participar de um processo seletivo de forma fluida e em qualquer dispositivo;
  • E para outros 37% é conseguir transmitir o valor da sua marca empregadora ao longo do processo.

Experiência do candidato é também um processo de gestão e sentimentos

Os candidatos passam por uma “montanha russa” de sentimentos ao longo das etapas de um processo seletivo. Para o RH, é importante entender essas variações e os momentos de riscos.

“Entre a candidatura e a pessoa receber algum tipo de retorno é onde toda a positividade que começa no anúncio da vaga se inverte, dando lugar a sentimentos ruins como ansiedade, tristeza a e até raiva com relação ao processo seletivo”, ressaltou Leo, em um webinar para explicar os resultados do estudo.

Na visão do profissional de MKT da VAGAS.com, esse é um dos grandes desafio e oportunidades dos profissionais de Talent Acquisition no que tange o CX.

Os riscos de uma experiência ruim vão muito além da marca empregadora

Os candidatos estão cada vez mais dispostos a expor suas experiências, especialmente as negativas. É aqui que mora o perigo, quando a marca empregadora se mescla com a marca consumidora na cabeça dos candidatos. Fique atento!

De acordo com os candidatos entrevistados, 50% que passaram por experiências ruins de R&S não comprariam nem recomendariam a marca consumidora para ninguém.

Poucos insumos e métricas para o tema

Outro ponto interessante que a plataforma VAGAS for business conseguiu observar nos estudos globais sobre o tema e que se repetiu no Brasil foi a falta de coleta de dados e análises sobre a experiência oferecida.

“Descobrimos que há pouco insumo e poucas métricas para orientar as decisões para melhorias dentro desse contexto”, enfatizou o profissional de MKT da VAGAS.com. Ele ressaltou que, de acordo com o levantamento, somente 8,9% das empresas fazem pesquisa a cada touchpoint de seu processo seletivo e apenas 35% buscam opiniões e feedbacks dos candidatos.

Mesmo os processos mais bem-sucedidos sempre têm espaço para melhorias. Obter feedback do candidato por vários meios e em diversos estágios é a maneira mais eficaz de medir a experiência do candidato.

Processos seletivos mais humanizados

Mas o que isso significa? Olhar para o candidato como se ele fosse único?

A pesquisa também mostrou que esse processo de busca por uma oportunidade de trabalho pode deixar os candidatos vulneráveis.

“Esse tema (humanizado), para muitos, surge até como um contraponto às tecnologias usadas nos processos seletivos”, explicou Leo. Para o profissional, palavras como acolhidos, compreendidos e apoiados traduzem o sentimento de um processo seletivo mais humanizado.

Relação direta com employer branding

A marca do empregador e a experiência do candidato há muito são consideradas dois componentes principais para atrair os melhores talentos. O que pode ser menos conhecido, entretanto, é quão próximo esses dois conceitos se alinham.

Existem consideráveis (e importantes) sobreposições entre a marca empregadora e a experiência do candidato que, como um todo, podem aumentar ou diminuir suas chances de encontrar a melhor pessoa para o trabalho. Tanto é que, de acordo com a pesquisa, 98% dos profissionais de RH concordam plenamente ou parcialmente que uma boa experiência dos candidatos é fundamental para a marca empregadora.

Ainda está curioso para saber mais sobre a pesquisa? Confira o webinar “Jornadas Encantadoras: Insights para Planejar a Experiência de seus Candidatos”

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