Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
O perfil planejador é um dos 4 tipos de perfil da ferramenta de análise de comportamento DISC. Cauteloso e sempre de olho em manter o status quo, ele também é conhecido como o perfil mais pé no chão em relação aos demais.
Aventuras, novos destinos e oratória não são muito a praia desse perfil. Ele reúne outros atributos interessantes às organizações tais como organização, habilidades em mentoria e colaboração.
Quer saber mais sobre o planejador? Então, não deixe de ler esse artigo até o final. No texto, explicamos como esse perfil pode ajudar a sua organização a crescer. Boa leitura!
O que é um perfil planejador?
Os profissionais com perfil planejador se destacam pela estabilidade e calma, e têm uma característica muito marcante: gostam de estabilidade e segurança. Convencê-los de mudar de profissão, emprego ou de mindset é um desafio
Além de estáveis, os planejadores também são muito confiáveis e cooperativos. Contudo, precisam ser guiados pela liderança. Se o gestor(a) não fornecer detalhes suficientes a eles, esses profissionais podem não começar a execução do trabalho porque não querem cometer erros.
Os planejadores tendem a tomar decisões de modo mais lento, pois analisam todos os pontos meticulosamente antes de saberem qual caminho tomar.
Os estilos S valorizam a equidade e a justiça. Eles defenderão fortemente seu próprio grupo ou equipe. Às vezes, podem deixar a emoção falar mais alto, a depender do contexto.
O que é a metodologia DISC?
A metodologia DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental que visa ajudar as pessoas a entender seus estilos de liderança e a melhorar o trabalho em equipe no local de trabalho.
A palavra DISC é um acrônimo, em inglês, dos perfis encontrados no instrumento (D)ominance, (I)nfluence, (S)teadiness e (C)onscientiousness.
Em português, isso se traduz em quatro perfis comportamentais:
- Perfil Executor
- Perfil Comunicador
- Perfil Analista
- Perfil Planejador
Principais características dos planejadores
Como os planejadores preferem estabilidade e segurança, eles tendem a resistir à mudança e precisam de apoio para lidar com isso. O lema desses profissionais é “não se mexe em time que está ganhando”.
No entanto, se eles estiverem sob pressão, seu comportamento tende a ser mais flexível. Eles costumam dizer “sim” com muita facilidade, afinal o maior medo deles é a perda de estabilidade.
Como é um perfil que não gosta de errar, os planejadores tendem a fazer perguntas detalhadas sobre a missão que deverão cumprir, tais como:
- Qual é o plano para atingirmos essa meta?
- Como isso nos afeta?
- De que forma devemos compartilhar nosso trabalho com outros departamentos?
- Quais serão as ferramentas disponibilizadas pela empresa para cumprirmos essas tarefas?
Outras características acentuadas do perfil S são:
- É fácil de lidar e parece calmo;
- Escuta com atenção;
- Gosta de espaço físico próprio.
- Não se empolga facilmente;
- Pondera alternativas, por isso tende a ser lento na tomada de decisões;
- Parece ter opiniões fortes, mas não as expressa verbalmente
Pontos fortes e a desenvolver
Como todo o tipo de perfil, o planejador tem seus pontos fortes, que agregam na sua vida profissional, e algumas condutas que podem ser otimizadas. Veja a seguir quais são:
Pontos fortes
- Garantem que as tarefas sejam concluídas corretamente;
- Ouvem bem as instruções e ajudam a organizar os pensamentos dos outros;
- Ensinam coisas novas com paciência;
- Não tomam decisões precipitadas.
Pontos de atenção
- Preferem corrigir o trabalho por si só em vez de confrontar alguém;
- Evitam correr riscos até mesmo calculados;
- Por serem amantes da perfeição, os planejadores acabam executando as tarefas de forma mais vagarosa;
- Não gostam de mudar de rota no meio de atividades, mesmo quando necessário.
Desafios desse perfil comportamental
Agora que você já conhece como esse perfil se comporta no ambiente de trabalho, que tal descobrir alguns desafios extras de como lidar com esses profissionais e como superá-los?
Feedback
O feedback pode ser uma ferramenta poderosa para descobrir novas soluções e ideias, mas deve ser tratada com cautela, especialmente com os profissionais planejadores.
Como eles têm medo de mudanças e de errar, a forma como esse feedback é dado pode afetá-los negativamente.
Portanto, ao dar o feedback, a liderança ou os pares devem dar explicações embasadas, sempre explicando com detalhes como o trabalho do perfil S pode ser ainda mais otimizado se tomarem a rota X ou se usarem o conhecimento do funcionário Y para chegar juntos à meta.
Comunicação truncada
Os planejadores têm como um desafio a verbalização do que estão pensando ou sentindo. Há muitas informações importantes que tomam como dadas e acabam por não compartilhar com seus colegas de trabalho.
Por isso, o diálogo com eles precisa ser sempre seguido de uma espécie de tradução simultânea. Você quis dizer isso quando mencionou aquilo? Ou quando você comentou isso, na verdade, você estava pensando naquele outro plano?
Dessa forma, é possível resgatar as informações importantes do planejador.
Não menospreze o planejador
Profissionais com perfil planejador estão dispostos a trabalhar mais do que qualquer outro perfil. Eles tiram o melhor proveito de qualquer situação e fazem com que tudo pareça fácil de fazer. Mas eles precisam ser estimulados para fazer essas excelentes entregas.
Alguns líderes, contudo, não sabem como conduzir esses estímulos e acabam menosprezando os planejadores de sua equipe.
A dica aqui é encontrar, por meio do diálogo com seus colaboradores planejadores, maneiras de valorizá-los. Nos tópicos a seguir, vamos dar mais orientações de como motivá-los e torná-los líderes. Confira!
Como motivar o profissional de perfil planejador
Já vimos aqui que os planejadores gostam de estabilidade e fazem de tudo para mantê-la. Para alcançar esse objetivo, o perfil S precisa que a liderança estabeleça metas e objetivos explícitos, a curto, médio e longo prazo.
Além da clareza de metas e objetivos, é preciso garantir aos planejadores o caminho de como alcançar todas suas tarefas e atividades.
Os planejadores são uma espécie de esponja, eles precisam de todas as informações disponíveis para começar uma atividade. Uma vez que tudo esteja explicado, nos mínimos detalhes, os profissionais de perfil S conseguirão performar acima da média.
Como desenvolver lideranças com o perfil comportamental planejador
Em geral, o planejador não se sente muito confortável no papel de líder. Mas há cargos e ambientes em que esse perfil profissional consegue exercer a gestão com primazia.
Por exemplo, os planejadores se sentem confortáveis como líderes de pequenas equipes cujas funções são manter rotinas e estabilidade de atividades – um gerente de qualidade, por exemplo.
Outra característica deles na liderança é a colaboração e orientação a processos. Se a organização puder criar ambientes em que essas características sejam prioridades, o planejador irá liderar uma equipe (pequena) mas de alto desempenho.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender as particularidades do perfil planejador. Se você quer aprofundar mais sobre como a ciência da psicologia organizacional, que tal compreender como desenhar uma excelente experiência do funcionário!