• Recrutamento e Seleção
  • Tecnologia para Recrutamento e Seleção

Quais são os indicadores de recrutamento e seleção que você não pode deixar de acompanhar?

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 6 de dez as 11:19
  • 4 min de leitura
Foto de cinco pessoas segurando pastas em um escritório

Os KPIs de Recrutamento e Seleção buscam avaliar o desempenho do setor de RH no processo de contratação de novos talentos.

Tópicos desde artigo

Indicadores de recrutamento e seleção são métricas que auxiliam na avaliação da eficiência do setor de Recursos Humanos no processo de contratações. Dessa forma, elas também são fundamentais para encontrar pontos de melhoria e otimização, o que impacta diretamente o negócio.

Quando utilizadas de forma correta, essas análises indicam se as pessoas certas estão sendo contratadas e se os custos de admissão estão adequados aos planos da empresa.

Por este motivo, se você quer melhorar o desempenho da sua estratégia de R&S, precisa conhecer os principais parâmetros de sucesso para esse departamento. Veja a seguir!

Quais são os principais indicadores de desempenho do setor de gestão de pessoas durante o R&S?

Conhecer e utilizar indicadores de recrutamento e seleção nos seus processos seletivos vai torná-los cada vez mais assertivos, já que passarão a usar dados para contratar melhor — método conhecido como hiring data-driven, no original, em inglês.

Veja, a seguir, quais são os principais e saiba como medi-los:

1. SLA da vaga

O SLA da vaga é referente ao seu tempo de fechamento da vaga e de contratação do novo funcionário. Essa métrica pode ser medida pelo período, em dias, entre a publicação da vaga e o primeiro dia de trabalho do colaborador admitido. 

Aparentemente simples, esse é um dos principais indicadores de recrutamento e seleção para planejar a substituição de um profissional. Vale lembrar que quanto mais rapidamente uma substituição é concluída, maior é o efeito positivo que ela tem sobre a equipe, considerando menos horas extras, menos acúmulo de funções e instabilidade no grupo.

O tempo de cada empresa, no entanto, pode ser influenciado pelo segmento em que ela atua e pelas exigências específicas para o preenchimento de determinados cargos.

Se houver escassez de profissionais qualificados no mercado, claro, o tempo tende a ser maior. Empresas com padrões extremamente rígidos de contratação também costumam ter prazos mais longos para contratação. Por outro lado, aquelas que têm processos eficientes de gerenciamento de talentos costumam ter tempos mais curtos.

Para avaliar se essa métrica de recrutamento e seleção está adequada, a recomendação é comparar o tempo de contratação em diferentes funções e departamentos.

2. Custo da contratação de colaboradores

O custo por contratação é, basicamente, o total investido em recrutamento dividido pelo número de pessoas contratadas.

É preciso estar atento, no entanto, para considerar todos os custos envolvidos no processo, desde a publicidade da vaga até o treinamento do novo empregado.

Alguns dos custos indispensáveis para o cálculo dessa métrica de recrutamento e seleção são:

  • Publicidade de vagas;
  • Configuração e manutenção de contas nas redes sociais para anúncio de vagas;
  • Tempo dos gestores para entrevistar candidatos;
  • Fee de consultores e headhunters, quando houver.

3. Taxa de retenção ou turnover

A taxa de retenção ou turnover também é um dos indicadores métricas de recrutamento e seleção que mede o sucesso de contratação. Afinal, um profissional recém contratado, que deixa a empresa em até um ano de trabalho, gera mais custos do que retorno de investimento às empresas. 

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Estudos indicam que o custo de uma contratação errada e de perder um empregado pode chegar a até 4 vezes o seu salário.

Para avaliar adequadamente a taxa de retenção de talentos de uma empresa, é importante comparar taxas de retenção de departamentos específicos, de funções e até de diferentes níveis salariais, por exemplo. Quantos desligamentos teve cada departamento? E cada função? E cada nível de salário? 

Uma análise adequada dessa métrica deve ser realizada a cada 3 ou 6 meses para apontar tendências.

4. Qualidade da contratação

A qualidade da contratação é normalmente medida pelo desempenho do profissional no seu primeiro ano de trabalho. Profissionais que alcançam altas taxas de performance indicam contratações de sucesso.  A regra é a mesma para profissionais de baixo desempenho, que indicam insucesso nas contratações.

A fórmula para esse cálculo é bastante simples. O índice de qualidade de contratação divide o total de contratações com bom desempenho pelo número total de profissionais contratados em determinado período.

Acompanhar essas métricas de recrutamento e seleção de qualidade de contratação é importante para o RH porque uma única má contratação pode custar à empresa dezenas de milhares de reais em custos diretos e indiretos.

Uma alta taxa de sucesso indica que a maioria dos candidatos contratados alcançou bom desempenho em seu primeiro ano de trabalho. Um índice baixo, por outro lado, indica que o RH precisa urgentemente rever e ajustar seu processo de seleção.

Como avaliar os indicadores de recrutamento e seleção da sua empresa?

Se você estiver em uma grande organização, o caminho lógico para implementar e acompanhar essas métricas é utilizar um Applicant Tracking System (ATS) que reúna e organize dados do maior número possível de fontes, como a plataforma Vagas for Business.

Seja qual for a forma de trabalho, se bem utilizadas pelo RH, esses principais indicadores de recrutamento e seleção economizarão tempo e dinheiro e trarão um ganho imensurável para a empresa.

Como o Vagas for Business auxilia na análise de indicadores de recrutamento e seleção?

A plataforma Vagas for Business trata-se de uma grande biblioteca de métricas de desempenho e  indicadores de R&S que auxiliarão na construção de relatórios ainda mais relevantes para auxiliar na tomada de decisões. 

Com interface extremamente amigável e responsiva,  o software é utilizado por empresas de diversos segmentos e portes. A extração dos dados pode ser feita pelo próprio cliente nos formatos .xls (Excel) ou .pdf (Adobe). 

Alguns dos benefícios que a utilização dessa plataforma de relatórios traz quando se trata de indicadores para a área de Recursos Humanos são:

  • Ser uma rica fonte para geração de insights relacionados aos processos seletivos em aberto;
  • Acompanhar o andamento dos processos da empresa e de vagas específicas;
  • Ter a visão consolidada do perfil dos candidatos no Banco de Currículos da Empresa;
  • Acompanhar o andamento de todos os processos seletivos da empresa;
  • Conferir dashboards das vagas;
  • Compartilhar informações sobre o andamento dos processos seletivos com todos os stakeholders;
  • Possibilidade de construir seu próprio relatório através dos indicadores pré-determinados, com muito mais flexibilidade na apresentação dos resultados de Recrutamento e Seleção.

Se você já é cliente, estamos aqui para apoiá-lo a desfrutar todo o potencial da plataforma Vagas for Business. Se ainda não é, entre em contato com a nossa equipe. Será uma honra fazer parte da evolução da sua empresa. 

Solicite uma demonstração do Vagas for Business

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.