Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
É uma tendência inegável e lucrativa investir na diversidade e inclusão. E não se trata apenas de pluralidade de gênero e raça, mas de diferentes backgrounds, religiões e culturas.“A diversidade de pensamento é fundamental para que algo único e singular seja criado hoje em dia”, afirma Mauricio Benvenutti, fundador da StartSe. Para ele, o profissional de RH deve ficar atento à forma como a promoção de pensamentos diferentes é gerenciada dentro da empresa.
Cristina Palmaka, CEO da SAP no Brasil, também defende o tema. “Se você tem o mesmo direcionamento e pensamento sempre vai fazer a mesma coisa. Não há inovação no processo”, diz. Na visão da executiva, a diversidade tem um papel fundamental na transformação digital. Para tanto, as organizações devem motivar e engajar pessoas a levantar essa bandeira. Na SAP, por exemplo, foi instituído globalmente um programa de inclusão de autistas no mercado de trabalho, o Autism at Work.
De acordo com o relatório Global Recruiting Trends 2018, do LinkedIn, as empresas estão priorizando a pluralidade para construir culturas mais fortes e com melhores resultados financeiros. Não por acaso, algumas das maiores companhias do mundo já possuem um chief diversity officer, que é uma espécie de diretor de diversidade.
No entanto, o relatório também revela que, enquanto 78% dos líderes de talentos consideram a pluralidade a principal tendência a moldar o futuro do recrutamento e da contratação, muitos deles ainda estão lutando para encontrar esses profissionais. Para tentar quebrar essa barreira, preparamos um infográfico com dicas para iniciar o processo de inclusão de uma força diversa na sua organização. O princípio de tudo é fazer a lição dentro de casa, eliminando os vieses internos, para depois buscar esses talentos no mercado de trabalho.
Por que investir em diversidade? *
78% para aprimorar a cultura corporativa
62% para melhorar a performance da empresa
49% para representar melhor o público consumidor
*Global Talent Trends 2018, do LinkedIn
Categorias
Consciência negra nas empresas: valorizando a diversidade e combatendo o racismo
De acordo com dados do IBGE, as pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas já...
Big Data no RH: o que é, como usar e quais os benefícios?
Que tipo de candidato tem o melhor fit cultural? Qual é a melhor maneira de...
Gestão Horizontal: como funciona na prática atualmente
Existem diferentes tipos de gestão que podem funcionar em uma empresa. Algumas preferem um modelo...