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Comunique-se melhor com candidatos pelo software de recrutamento e seleção Vagas For Business

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    Vagas For Business

  • 7 de out as 10:22
  • 5 min de leitura
Pessoa sentada mexendo no notebook, trabalhando na comunicação com candidatos com o Vagas for Business

Unindo tecnologia e humanização, o Vagas For Business confere mais agilidade e eficiência na rotina do recrutador. Confira como isso acontece na comunicação com os candidatos

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Você já experimentou conduzir a comunicação com seus candidatos com o Vagas For Business? Neste artigo, vamos te mostrar como as ferramentas do software de recrutamento e seleção pioneiro no mercado vão te ajudar a estabelecer um diálogo eficiente e humanizado com os candidatos às suas vagas.

Nós, do Vagas For Business, sabemos que o dia a dia do recrutador é corrido e repleto de atividades relacionadas aos processos seletivos.

Por isso, nosso software de R&S (ATS) conta com funcionalidades que vão otimizar seu tempo, agilizando tarefas operacionais que consomem muito tempo de sua rotina. Aqui, a gente une o seu olhar humano e experiente à nossa tecnologia. 

Para saber como isso acontece na comunicação com os candidatos, continue com a gente!

7 funcionalidades do Vagas For Business para melhorar sua comunicação com candidatos

Tendo em vista os desafios que o RH enfrenta cotidianamente, nós, do Vagas For Business, pensamos em soluções que atendam as necessidades das pessoas recrutadoras e que tenham impactos positivos na vida dos candidatos.

Com mais de vinte anos no mercado, o nosso software dispõe de recursos que otimizam o tempo do recrutador e facilitam a comunicação humanizada e efetiva entre marca empregadora e candidatos.

A seguir, confira os detalhes de como resolver essa matemática complicada do bem, onde 2+2 = candidato satisfeito (mesmo que não avançando no processo) e empresa com a marca empregadora em alta e com uma atração e seleção de talentos bem estruturada.

Confira!

1. Comunicação automatizada e personalizada

O Vagas For Business oferece recursos para que a pessoa recrutadora estabeleça um canal de comunicação full time com o candidato. Desde a inscrição dele até a última mensagem (de eliminação ou contratação), o recrutador pode escolher enviar uma mensagem automatizada e  personalizada por e-mail, chat do próprio software ou WhatsApp.

Mas como funciona isso?

Logo na candidatura, é possível programar o envio de uma mensagem a todas as pessoas que se inscreverem à oportunidade. Dessa forma, você avisa o candidato que o currículo dele foi recebido e ainda pode:

  • comunicar sobre prazos para os próximos contatos;
  • contar um pouco sobre a empresa;
  • fornecer dicas para que ele se prepare para as próximas fases, caso seja chamado.

Ao desenhar o processo de recrutamento e seleção, a pessoa recrutadora já saberá quando vão acontecer os pontos de contato com os candidatos. Dessa forma, personalizando e planejando as comunicações, você já saberá quais ferramentas serão as melhores para te atender.

Em casos de comunicação com muitas pessoas, o e-mail é uma boa oportunidade, já que você automatiza e personaliza.

Para tirar dúvidas pontuais com determinados candidatos ou passar informações de fases que tenham menos pessoas, você pode escolher a integração com o Whatsapp ou o chat do próprio software, que grava histórico e permite o envio de imagens e arquivos.

Isto é, para cada fase do seu processo, você conta com a ferramenta de comunicação que atende melhor às necessidades do momento.  

2. Feedbacks personalizados

Indo na mesma linha do ponto anterior, imagine que o candidato se inscreveu na vaga aberta pela empresa, fez todos os testes requisitados, passou pela entrevista com o RH, com o gestor e, de repente, há um silêncio do outro lado da linha. O candidato cai em um limbo de informações: não sabe se foi aprovado, se a vaga já foi preenchida, se a empresa ainda está entrevistando outros profissionais. .  

Certamente, esse profissional não tentará se inscrever para outra oportunidade na empresa e tampouco fará recomendações para sua rede de contatos.

Para evitar esse vácuo de informações, no Vagas For Business, o recrutador pode personalizar as fases que o processo seletivo terá, sempre de acordo com a realidade e com o funcionamento da empresa.

Dessa forma, a cada evolução de fase, também é possível personalizar as mensagens que serão disparadas tanto aos candidatos que seguem no processo quanto para os que não passaram. Nessa mensagem, é interessante explicitar aos profissionais os motivos pelos quais eles não foram aprovados, como:

  • falta de experiência em determinada área ou ferramenta;
  • não atingimento de nota em algum teste específico;
  • conhecimento em algum idioma abaixo do que é necessário.

Ao listar os motivos pelos quais os profissionais não seguem neste processo seletivo em específico, você oferece caminhos para eles traçarem a evolução profissional e ter sucesso em outras oportunidades.

Aos que passam de fase, também é interessante dizer o que os levou a seguir no processo seletivo. Assim, essas pessoas conseguem entender quais os pontos fortes que a empresa está valorizando e, então, quais skills estão sendo notadas.

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Note que mesmo falando com um volume grande de pessoas, é possível manter todos os candidatos por dentro de sua situação no processo seletivo. Tendo a ferramenta certa, você une tecnologia e o lado humanizado da empresa.

3. Autodeclarações de candidatos para vagas afirmativas

Para facilitar a comunicação entre candidatos de grupos minorizados e empresas, tanto os candidatos podem fazer suas autodeclarações em seus currículos quanto as empresas podem acessar essas informações via Vagas For Business.

As autodeclarações abrangem:

  • inclusão de laudo médico comprobatório para profissionais que são PcD;
  • autodeclaração racial;
  • autodeclaração de gênero.

Depois da assinatura de um termo de responsabilidade, as empresas podem, a partir dessas informações, promover processos seletivos afirmativos. Aqui, algumas trocas de e-mails são eliminadas: não é preciso solicitar o laudo para os profissionais que se candidatam às vagas exclusivas para PcD, por exemplo.

Já com os dados em mãos, a ponte entre empresas que promovem ações afirmativas e candidatos de grupos minorizados é facilitada.   

4. Acessibilidade para pessoas surdas

Quando falamos em comunicação humanizada, é preciso pensar também em como abranger o maior número de pessoas, certo? Isso inclui os diferentes tipos de comunicação. 

O Vagas For Business é o único software de R&S que tem integração exclusiva com a plataforma de carreiras Vagas.com, que tem a melhor reputação e experiência para candidatos no Brasil e conta com mais de 23 milhões de currículos cadastrados.

Quando os candidatos acessam as oportunidades de sua empresa no Vagas.com, eles contam com a intérprete virtual Maya, que traduz todo o conteúdo do site para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O mesmo acontece dentro do software Vagas For Business: os recrutadores que são pessoas surdas contam com a mesma acessibilidade para fazer toda a gestão de seus processos seletivos. 

5. Mobile first

Mais de 90% dos candidatos usam seus dispositivos móveis para procurar e se candidatar a empregos, sendo que 45% deles fazem isso diariamente.

Isso significa que se você não investir numa experiência “mobile first”, provavelmente, você está excluindo boa parte dos possíveis candidatos de seu processo e, então, não vai estabelecer comunicação com eles

Pensando nisso, tanto o Vagas.com quanto o Vagas for Business dispõem de boas experiências via dispositivo móvel.

Note que comunicar-se bem com os candidatos começa muito antes do envio de mensagens: oferecer uma boa navegação durante toda a jornada do processo seletivo também é comunicação. 

6. Acesso a estatísticas do processo

Como diria o pai da administração moderna, Peter Drucker, “se você não pode medir, não pode gerenciar”. De olho nessa premissa, o Vagas For Business estabelece um diálogo em tempo real entre as pessoas recrutadoras e candidatas por meio de números.

Como? Dando acesso visual a todos os dados dos processos seletivos para os recrutadores, tais como SLA das vagas, novas candidaturas, taxa de desistências, canais pelos quais estão sendo realizada a candidatura, se o candidato fez a candidatura por desktop ou mobile, gráfico de diversidade e assim por diante.

Tendo essas informações, você entende onde estão as fricções do processo e onde há oportunidades de melhoria. Ajustando a jornada do candidato de acordo com o que os dados trazem você viabiliza, cada vez mais, uma comunicação mais assertiva com os profissionais.

7. Página de carreiras

Criar um portal de carreiras pode ser o diferencial na comunicação entre marca empregadora e candidatos. É neste espaço que você pode despertar ainda mais a vontade dos profissionais de atuarem em sua empresa.

Em um só lugar, os candidatos encontram:

  • oportunidades abertas em sua empresa;
  • valores da organização;
  • cultura da empresa;
  • pacote de benefícios.

O portal de carreiras de sua marca empregadora pode ser construído com a cara da empresa: utilizando vídeos, imagens e textos que ilustram o que é trabalhar na sua organização. Além disso, o portal também é otimizado para busca no Google.

Deixando todas as informações importantes concentradas em um só lugar com a cara da sua marca, você cria uma comunicação facilitada com o candidato e ainda atrai profissionais com grandes chances de terem fit cultural com a organização.

O que acha? Quer trabalhar uma comunicação melhor com os seus candidatos? Solicite uma demonstração agora mesmo e veja como podemos ajudar sua organização a contratar com mais agilidade e eficiência!

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