Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
A mensagem vai muito além das palavras que saem da nossa boca: a linguagem corporal do entrevistador conta muito durante uma entrevista. Um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), conduzido pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, indicou que só 7% da comunicação é relacionada ao que dizemos. Na prática, 38% é referente ao tom de voz e 55% ao gestual.
Os dados impressionam e comprovam a importância da linguagem corporal para os profissionais de Recrutamento e Seleção. É preciso considerar expressões faciais, gestos, entonação e ritmo do discurso durante as entrevistas e o processo de seleção. Afinal de contas, não é só o candidato que precisa passar uma primeira impressão positiva. Acompanhe neste artigo dicas de como utilizar a linguagem corporal a seu favor.
Recrutadores de sucesso são sensíveis ao poder das emoções e aos pensamentos expressos não verbalmente e mostram congruência entre suas palavras e sua linguagem corporal. Eles também tendem a ter empatia e pensar como o candidato.
Da chegada à despedida do candidato, confira sugestões para conduzir boas entrevistas e atrair os melhores talentos:
De acordo com o professor Mehrabian, o objetivo de sua pesquisa era “descobrir como as pessoas podem julgar os sentimentos dos outros”. E, como observado, a linguagem corporal do entrevistador é peça-chave durante o processo de R&S, tanto para o candidato como para o entrevistador.
Leia ainda como a falta de um feedback para candidatos pode manchar a sua marca empregadora.
Categorias
Gestão por competências: o que é, vantagens e como fazer
Aproveitar as habilidades individuais de seus colaboradores e ser consciente das áreas de crescimento é...
Qual o impacto de olhar para diversidade sem inclusão?
Eventos como os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos sempre pautam temáticas globais e importantes para...
Contratar os melhores profissionais: 7 táticas eficazes
Como contratar os melhores profissionais? Esta é uma das perguntas mais latentes para os profissionais...