Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
O professor e futurista Gil Giardelli gosta de dizer que já passamos da fase do mundo VUCA – acrônimo do inglês que, em português, significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Para ele, vivemos em um tempo “pós-normal”, no qual as relações são definidas por complexidade, caos e contradições. Ele acertou em cheio e a área de gestão de pessoas que o diga.
As transformações desse mundo são sentidas na pele pelo RH e, em especial, pela equipe de Recrutamento e Seleção (R&S). A área precisa pensar no hoje já de olho nas habilidades do futuro, sem deixar de cuidar das pessoas. E essa relação, por vezes, é dolorosa.
Não é fácil, por exemplo, informar aos executivos que as habilidades que, por anos, os levaram ao topo podem estar obsoletas. E o que dizer, então, das empresas que estão dizendo adeus ao diploma formal e à experiência prévia no cargo?
Está em curso uma desconstrução do mundo do trabalho. Se isso é bom, só o tempo vai dizer. Mas ficar atento a esse movimento e observar alguns indicadores é essencial para o sucesso profissional, em especial, de quem atua na área de gestão de pessoas, responsável por conduzir a transformação digital nas organizações.
Separamos, abaixo, dados relevantes que indicam como a área de R&S já está lidando com esse tempo “pós-normal”.
Uma pesquisa da The University of Law Business School, no Reino Unido, analisou mais de 700 palavras-chave das especificações de trabalho de 30 funções na área comercial, a partir de três populares sites de emprego britânicos.
O objetivo era revelar exatamente o que os empregadores estão buscando nos candidatos em relação ao futuro do trabalho. E quais foram as 15 principais habilidades procuradas pela área de R&S? Confira:
É notável a presença das soft skills no topo dessa lista. Praticamente 70% das habilidades do futuro requeridas pelo mercado têm correlação com talentos interpessoais.
A pesquisa também mostrou as habilidades e os requisitos que aparecem com menos frequência nas especificações de trabalho. “Experiência passada” foi a palavra-chave menos citada (3%). Sinal dos tempos pós-normais.
Categorias
O que é HCM e como funciona o processo de gerenciamento de capital humano?
Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas já perceberam que seus maiores ativos...
Como não afastar grandes talentos da sua empresa
No mercado de trabalho, a alta concorrência é uma realidade para candidatos e recrutadores. Atualmente,...
Por que dar feedback para candidatos no processo seletivo
Uma das angústias dos profissionais em relação à busca de emprego é a ausência de...