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Seus colaboradores estão constantemente verificando o relógio? Não estão entregando as tarefas no prazo certo? Nesse caso, você tem funcionários desmotivados e a culpa não é só deles. Na verdade, a cultura e a gestão da empresa têm mais a ver com desmotivação do que se pensa.
Existem muitas razões pelas quais um indivíduo, equipe ou até mesmo toda uma força de trabalho pode não estar motivada. Seja qual for a causa, é seu trabalho como representante de RH melhorar o ambiente e criar uma cultura de engajamento. Sabemos que isso nem sempre é fácil, mas te ajudaremos com as informações a seguir:
É muito importante saber identificar funcionários desmotivados, já que eles dificilmente expressam suas frustrações aos gerentes ou RH. Os seguintes sinais revelam o sentimento:
A razão pela qual a maioria dos funcionários fica desmotivada no local de trabalho não é porque a empresa está falindo ou porque não gosta do trabalho ou dos colegas. Aqui estão três razões críticas pelas quais os funcionários ficam desmotivados – e se você puder resolver esses problemas, conseguirá construir uma boa cultura e um negócio melhor.
As pessoas ficam desmotivadas quando não conectam o impacto de seu trabalho ao sucesso da companhia. Essa falta de identificação, e até mesmo reconhecimento, cria a sensação de ineficácia e falta de valor no colaborador. Isso é muito comum entre profissionais da geração Y ou millenials, que querem sentir que estão causando impacto.
Empresas, principalmente as de grande porte, devem trabalhar duro para mostrar a todos os funcionários que o trabalho que estão fazendo é uma parte crucial do negócio e ajudá-los a compreender seu impacto na empresa.
De acordo com artigo da Inc., muitas crianças odeiam a escola porque ela diz exatamente como as coisas devem ser feitas e exige que métodos sejam repetidos para obter recompensas, no caso, boas notas. Os funcionários reagem da mesma maneira a tarefas que fornecem pouca ou nenhuma descoberta.
Não se pode esperar que uma pessoa feita de emoções apareça todos os dias e execute a mesma tarefa monótona repetidamente como um robô. Pelo menos, não se você quiser funcionários motivados.
É exatamente por isso que empresas inovadoras incentivam os colaboradores a trabalharem em projetos paralelos a suas funções principais, já que querem cultivar o hábito de pensar, aprender e explorar.
Querendo ou não, cada colaborador representa a empresa, contudo nem todos acreditam nela. Não se pode esperar que alguém entregue a alma em algo que não vê valor.
É essencial que os funcionários realmente acreditem na missão da companhia e estejam entusiasmados em fazer parte dela. Esse tipo de motivação fornece mais valor do que qualquer currículo impressionante jamais poderia.
Outro motivo comum para funcionários desmotivados é a falta de reconhecimento. Valorizar resultados e ações é essencial para criar engajamento. São diversas as ações cabíveis neste aspecto, como jogos, elogios em público e bônus.
A falta de oportunidade para avançar na carreira é um dos principais fatores para colaboradores desmotivados, principalmente se tratando de profissionais de alto desempenho.
Quando os funcionários não estão motivados, eles se esforçam o mínimo possível, se distraem mais e se contentam em deixar que outras pessoas assumam a maior parte do trabalho. Como resultado, as tarefas ficam atrasadas, incompletas ou sem qualidade.
Além disso, uma pessoa desmotivada pode ter um efeito negativo na produtividade de toda a equipe porque os outros membros da equipe estão estressados ou exaustos com a carga de trabalho adicional que tiveram de assumir.
Funcionários desmotivados não conseguem superar desafios, o que leva ao acúmulo de problemas e escassez de soluções.
O atendimento ao cliente sofre quando há desmotivação na empresa. Se o colaborador não se importar com o trabalho, ele certamente não se preocupará com a visão ou o sucesso da organização. Isso é comum na área de vendas, na qual um representante desmotivado nem sequer se aproxima de um cliente para perguntar se ele precisa de ajuda.
Saber o que fazer quando há funcionários desmotivados nem sempre é fácil, já que cada tipo de desmotivação tem uma resolução. Para facilitar a tarefa, veja as dicas abaixo:
Você não pode resolver o problema se não souber o motivo por trás dele. Portanto, tenha uma conversa sincera, mas não muito formal, com o colaborador que parece desmotivado. Nela, tente entender o que reduziu seu entusiasmo e o porquê.
Investigue se há problemas subjacentes impactando a motivação do colaborador, como questões em sua vida pessoal. Às vezes, a solução é tão simples quanto abordar o funcionário com compaixão, ao invés de acusações, e oferecer seu apoio, como por meio de folgas negociadas.
Romper a rotina é essencial para colaboradores que estão cansados de fazer mais do mesmo. Avalie no que eles são bons e lhes atribua tarefas inteiramente novas ou até mesmo uma nova função.
Mostrar um interesse genuíno no bem-estar geral e na progressão na carreira impacta positivamente os funcionários desmotivados.
Oriente líderes a organizarem reuniões regulares um a um com as equipes. Isso garante que ambas as partes estejam cientes dos problemas e pontos de vista umas das outras. Também ajuda a fortalecer o vínculo entre gerente e equipe.
Outra dica é investir no futuro dos empregados. Peça que compartilhem seus objetivos de carreira e ajude-os a desenvolver um plano de ação para alcançá-los. Isso é ótimo para reduzir o turnover e guiar o colaborador para o sucesso dentro da sua própria empresa.
Oferecer treinamentos é outra maneira de motivar funcionários e ainda prepará-los para futuras posições na empresa.
Recompense colaboradores de alto desempenho com incentivos financeiros, presentes ou pelo menos um simples e-mail de agradecimento. Tente estabelecer essa prática não apenas em nível de departamento ou equipe, mas também em nível organizacional. Isso sempre melhora a motivação e promove o bem-estar.
Todas as dicas acima funcionarão ainda melhor quando a missão da empresa é clara. Quando não está claro como sua equipe alcançará os objetivos solicitados, a força motivadora mais confiável é o propósito. E a maneira de testar se sua equipe tem um propósito claro é se eles podem ou não responder à pergunta “pelo que estamos lutando?”.
Deixe o pessoal saber regularmente a importância que tem na organização e a diferença que a organização está fazendo no mundo.
Lembrá-los da importância da luta os manterá motivados mesmo quando ainda não se sabe como vencê-la.
Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Então entenda tudo sobre gestão por competências. Aproveite e veja também jeitos simples de agradecer aos colaboradores após tempos adversos.
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