• Futuro do trabalho
  • Gestão de Pessoas

Equipes autogerenciadas: o que são e como implementá-las

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 21 de mar as 10:20
  • 4 min de leitura
Executivo aponta para alguns indicadores no quadro, enquanto a equipe diversa observa o cenário

Qual é o segredo das equipes autodirigidas e porque elas são tão ágeis? Confira no artigo!

Tópicos desde artigo

Com foco na responsabilidade em vez da hierarquia, as equipes autogerenciadas são uma solução atraente para empresas que buscam revigorar a cultura organizacional e atuar em novos mercados. As grandes organizações do mundo já apostam nesse modelo de trabalho, quase 80% das empresas Fortune 1000 usam algum tipo de estrutura de equipe autogerenciada.

Embora o conceito de equipes autogerenciadas pareça fácil de entender superficialmente, o modo como as equipes funcionam difere (e muito) da hierarquia usual das organizacionais. Neste contexto ficam algumas dúvidas: quem toma as decisões? De que forma o trabalho é dividido? Como é diálogo entre os membros da equipe? E o que as torna tão ágeis?

Este artigo tem como objetivo responder a essas e outras dúvidas sobre equipes autodirigidas. Venha navegar conosco nesse mar de descobertas e confira se a sua organização já está preparada para esse novo passo de gestão de pessoas.

O que são equipes autogerenciadas?

Em equipes autogerenciadas, ou também em squads como algumas equipes são conhecidas, um determinado grupo de funcionários é coletivamente responsável pelos projetos em que trabalham, e funcionários específicos – que não são necessariamente gerentes – assumem a liderança de tarefas e iniciativas com base em sua experiência, ao invés de hierarquia ou cargo.

Uma equipe autodirigida é responsável por todos ou a maioria dos aspectos da fabricação de um produto ou entrega de um serviço. Eles realizam tarefas de apoio também, tais como planejar e programar fluxos de trabalho, gerenciar férias e ausências, lidar com problemas entre colegas, treinar e contratar novos trabalhadores, bem como tarefas técnicas.

Essas tarefas geralmente são alternadas entre os membros da equipe, aumentando a produtividade e economizando nos custos de contratação.

Quem lidera a equipe autogerenciadas?

A liderança ocorre naturalmente de acordo com a experiência e a responsabilidade. Quando surgem problemas em um projeto, diferentes membros da equipe vão à frente para levar soluções para esses problemas com base em sua experiência.

Embora a responsabilidade esteja espalhada por toda a equipe nesta estrutura isso não significa necessariamente que todos são “iguais”. Todos dão e recebem conforme apropriado para suas funções e responsabilidades, ambos cumprem o mesmo propósito, mas em escalas diferentes.

Neste caso as decisões são baseadas em consenso? Sim e não. Em vez disso, a empresa tem um processo de tomada de decisão que as equipes percorrem para determinar quem é o dono da decisão. Embora essa pessoa seja responsável por verificar com todas as partes interessadas envolvidas, em última análise, é ela quem deve tomar uma decisão para prosseguir.

O que torna uma equipe autodirigida eficaz?

Criar uma equipe autogerenciada requer avaliar se os próprios membros da equipe podem ser autogerenciados. Em teoria, todo mundo acha que consegue fazer tudo sozinho e que tem autonomia para fazer tudo quando e como quiser. Na prática, não é bem essa a realidade.

Autogerenciada significa que cada membro da equipe é responsável por saber o que trabalhar e por quê. Não há pessoas vigiando o trabalho, mas ele precisa ser feito com os critérios pré-estabelecidos pela equipe e no prazo definido. Nem todos conseguem trabalhar nesse modelo.

As equipes autogerenciadas trabalham umas com as outras. O sucesso de cada membro é o sucesso de todos. No entanto, para que uma equipe autodirigida se destaque, a empresa precisa fornecer à equipe uma missão declarada e incentivá-la a fazer tudo o que precisa ser feito, incluindo treinar membros e tomar grandes decisões ao longo do projeto.

Mas para montar uma equipe autodirigida eficaz jogando pela empresa é preciso estabelecer antes alguns pilares:

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Confiança gera transparência

Para que uma equipe autogerida floresça, a equipe deve confiar uns nos outros. A confiança é o ponto de partida para permitir a existência de transparência, honestidade e humildade. Sem isso, é difícil chegar à causa raiz dos problemas e ajudar os membros da equipe a crescer.

Honestidade e transparência não significam ser rude. Eles equivalem a ter conversas difíceis para ajudar a equipe a ser melhor. Às vezes, essas oportunidades de crescimento são específicas do projeto e as conversas acontecem naturalmente.

Outras vezes, o problema pode não ter nada a ver com o projeto em questão. Para a maioria das pessoas, isso significa dizer coisas que você se sente desconfortável em dizer. Ser mais direto, ter mais franqueza e estar disposto a aceitar e distribuir.

Liderança das equipes autogerenciadas

Não ter gerente não é o mesmo que não ter líder. Às vezes, a mesma pessoa pode preencher as duas funções, mas ser gerente não significa que você é um líder.

Ter equipes autogerenciadas não substitui a necessidade de a equipe ter uma liderança adequada dentro e fora da equipe. Uma equipe precisa de um grupo de apoio para oferecer orientação, mentoria e ideias.

Normalmente, uma equipe autogerenciada encontrará organicamente um líder dentro dela.

Responsabilidade Coletiva

Responsabilidade coletiva significa que cada membro da equipe é responsável por sua área de interesse. Eles estão totalmente imersos em manter seu papel no projeto e devem ser responsáveis por sua execução. O sucesso do projeto depende apenas de seus ombros.

Autonomia como incentivo

Autonomia é o óleo que lubrifica o motor das equipes autodirigidas. Cada membro da equipe deve ter experiência em sua área e habilidade para voar longe.

Os membros da equipe devem poder continuar seu trabalho sem tentar passar pelo processo de aprovação, o que só atrapalhará sua etapa e seu projeto. Ser eficiente e eficaz para equipes autônomas é parte do impulso produtivo.

Metas compartilhadas

O princípio por trás de uma equipe autodirigida eficaz é que ela realiza o trabalho designado de forma independente, mas em direção a uma meta compartilhada.

Se essa meta não for definida ou comunicada adequadamente, as demais partes do projeto da equipe tendem a falhar. É vital desde o início que os membros da equipe estejam cientes desse objetivo comum.

Comunicação alinhada

Mesmo que as equipes autodirigidas trabalhem de forma independente, a comunicação é o passo principal na execução de um projeto bem-sucedido.

Ter boas habilidades de comunicação não deixará margem para erros e apenas facilitará o índice de sucesso de sua equipe.

Agora que você já sabe o que é e como montar uma equipe autodirigida que tal também saber como criar uma equipe multidisciplinar?

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.