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Como fazer uma entrevista comportamental com candidatos?

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    Vagas For Business

  • 29 de ago as 11:15
  • 5 min de leitura
mulher e homem conversando durante uma entrevista comportamental

A partir de perguntas que enfatizam situações passadas do candidato é possível definir algumas habilidades técnicas e comportamentais do profissional

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Ajudar a criar um match comportamental e cultural melhora o retorno de investimento e diminui os vieses durante o processo seletivo. Essas são algumas das vantagens de usar a entrevista comportamental no seu R&S.

Ao estabelecer métodos para contratar novos colaboradores, uma das primeiras coisas que um empregador precisa determinar é o que exatamente está procurando nos candidatos. Isso, às vezes, é um desafio que a avaliação comportamental pode ajudar. 

Contudo, a entrevista comportamental é projetada especificamente para tornar essa decisão mais direta.

Analisando mais a fundo o match entre a cultura do candidato e da organização, a empresa pode reduzir custos por conta de rotatividade. Segundo levantamento da Society for Human Resource Management, conhecida pela sigla SHRM, a rotatividade pode custar a uma organização entre 50-60% do salário anual.

Ainda assim, você tem dúvidas sobre o uso e os benefícios dessa metodologia de R&S?

O objetivo deste guia é fornecer aos profissionais de RH informações práticas adicionais sobre como conduzir entrevistas comportamentais eficazes, com perguntas específicas de entrevista comportamental baseadas em competências.

Preparado para adquirir esses conhecimentos?

O que é a entrevista comportamental?

A entrevista comportamental é uma técnica que avalia a capacidade de um candidato de atender aos requisitos do trabalho com base em sua experiência anterior.

Usando técnicas de entrevista comportamental, o recrutador solicita aos candidatos que forneçam exemplos específicos de como eles demonstraram certos comportamentos, conhecimentos e habilidades.

As respostas às perguntas da entrevista comportamental devem fornecer evidências concretas e verificáveis ​​de como um candidato já lidou com questões no passado. 

Essas informações geralmente revelam o nível real de experiência e seu potencial para lidar com situações semelhantes em sua organização.

Para que serve a entrevista comportamental?

A entrevista comportamental é um método simples e altamente eficaz para determinar as qualificações de um candidato.

Ao usar perguntas de entrevista baseadas em comportamento, é possível que o recrutador observe os seguintes tópicos:

Exemplos reais do uso de habilidades

Em vez de usar perguntas hipotéticas para avaliar o candidato, as respostas da entrevista fornecem exemplos de experiências de trabalho anteriores que mostram sua capacidade de atender às demandas do cargo.

Informações mais assertivas

Perguntas baseadas em comportamento passado fornecem uma avaliação genuína do candidato e eliminam a possibilidade de respostas falsas e pré-programadas.

Dados para o funil de recrutamento

Ao aprender como o candidato usou suas soft e hard skills anteriormente, você compilará informações suficientes para ter uma boa ideia se ele está qualificado para avançar no funil de recrutamento.

Vantagens da entrevista comportamental no processo de R&S

Conhecer o candidato a fundo, e não apenas superficialmente, é a principal vantagem do uso da técnica. Quando abordamos aspectos mais amplos da gestão de pessoas, os benefícios são ainda maiores.

Abaixo, reunimos outros indicadores importantes que podem ser otimizados com o uso da entrevista de análise comportamental:

Diminuição dos vieses inconscientes

Um preconceito inconsciente pode prejudicar o processo de contratação de sua organização e jogar contra o programa de diversidade.

Quando o recrutador usa técnicas da entrevista comportamental, ele automaticamente eliminará alguns vieses que inconscientemente pode ter com o candidato.

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Fit cultural

O profissional respeitou ou ouviu colegas para a tomada de decisão? Ele conseguiu se adaptar rapidamente a um novo cenário? O profissional aprendeu algo com os erros dele no passado?

Ao tomar nota de que forma o candidato agiu nessas e outras determinadas situações é possível ver o possível match dele com alguns indicadores importantes para a cultura da empresa.

Evita futuros atritos

Hoje em dia, a base do crescimento das organizações é a colaboração entre membros da equipe.

Muitos candidatos têm um ótimo comportamento e parecem inteligentes, mas se você se aprofundar na experiência deles, poderá descobrir que eles tinham atritos constantes com colegas de trabalho anteriores e absolutamente nenhuma habilidade para resolver problemas.

As perguntas comportamentais da entrevista ajudarão você a descobrir padrões anteriores que podem impedir que você faça uma má contratação.

Melhor retorno do investimento

Ao analisar profundamente o comportamento do candidato e eliminar profissionais que podem não ter o fit cultural com a organização ou que não tem o perfil comportamental exigido pela vaga, certamente, o retorno de investimento (ROI) do processo será mais assertivo.

Com uma contratação mais assertiva, a tendência é que esse profissional permaneça mais tempo na organização, melhorando também os índices de rotatividade e produtividade.

5 Técnicas para a entrevista comportamental

Agora que você entende a importância de fazer perguntas de entrevista baseadas em comportamento, explicaremos como conduzir uma entrevista comportamental eficaz.

Estabeleça as competências previamente

Como destacado no artigo, as entrevistas comportamentais são baseadas em uma análise dos deveres e requisitos do trabalho, então, o primeiro ponto é fazer uma lista de quais competências técnicas e emocionais são prioritárias para o cargo.

Descreva bem o cargo

Com as competências listadas é hora de desenhar a descrição do cargo. Como o anúncio da vaga será a porta de entrada dos candidatos, é preciso que as soft e hard skills necessárias sejam elencadas já nessa descrição.

Mas muito cuidado com o uso de palavras neste anúncio para evitar a prévia exclusão de candidatos.

Use a abordagem STAR

As perguntas para entrevistas comportamentais devem ser escritas para obter detalhes sobre o passado de um candidato que reflita as competências relacionadas à descrição do cargo.

Essas perguntas devem ser claras e concisas, além do mais devem incentivar os candidatos a compartilhar abertamente sobre seus comportamentos.

Uma abordagem particularmente útil e popular para desenvolver perguntas de entrevista comportamental é o STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultados).

O modelo STAR ajuda os candidatos a estruturar suas respostas às questões comportamentais, incentivando-os a responder com uma história sobre um comportamento passado.

Solicite informações extras

Se as respostas parecerem escassas em detalhes, o entrevistador pode fazer perguntas de acompanhamento, tais como:

  •  Você pode me contar um pouco mais sobre a situação?
  • O que exatamente você fez?
  • Qual foi o seu papel específico no projeto?
  • Como isso aconteceu?
  • Que outros desafios você encontrou? O que você fez para abordá-los?

Crie um ranking para as respostas

Após desenvolver as perguntas, você precisa criar uma escala de classificação apropriada para suas perguntas.

Esse ranking de classificação pode ser simplesmente eliminatório, como resposta “satisfatória” ou “insatisfatória”, ou mais complexo com escalas de classificação de 1 a 5, por exemplo.

A vantagem de uma escala mais complexa é que ela permite variação nos resultados, fornecendo comparações mais sutis entre os candidatos.

Lista de perguntas para a entrevista comportamental

Por fim, para te ajudar a desenvolver a sua entrevista, fornecemos aqui uma lista de exemplos de perguntas conectadas a algumas competências-chave. Confira!

Habilidades interpessoais

  • Ao trabalhar em um projeto de equipe, você já teve uma experiência em que houve forte desacordo entre os membros da equipe ou um membro da equipe que não fez sua parte? O que você fez?
  •  Dê-nos um exemplo em que você mediou um conflito.

Habilidades de comunicação

  • Conte-nos sobre um momento em que suas habilidades de escuta ativa realmente valeram a pena.
  • Conte-nos sobre um momento em que você foi capaz de usar a persuasão para convencer alguém a ver as coisas do seu jeito.

Habilidade de tomar boas iniciativas

  • Dê um exemplo em que você se esforçou para fazer mais do que o mínimo.
  • Conte-nos sobre os projetos que você iniciou. O que o levou a iniciá-los?

Habilidade de planejamento e organização

  • Como você determina as prioridades na programação do seu tempo? Dê-nos um exemplo.
  • Descreva uma situação em que você tinha muitos projetos ou tarefas em simultâneo. Que passos você tomou para fazer todos eles?

Habilidade de liderança

  • Conte-nos sobre uma ocasião em que você influenciou o resultado de um projeto fazendo um  papel de liderança.
  • Descreva seu estilo de liderança e dê-nos um exemplo de uma situação em que você liderou um grupo

 Habilidade de criatividade/inovação

  • Quando você forneceu uma solução que estava fora da caixa?
  • Qual foi a coisa mais criativa que você fez?

Habilidade de tomada de decisão

  • Dê um exemplo de um momento em que você teve de tomar uma decisão difícil.
  • Descreva um momento em que você teve que defender sua decisão.

Esperamos que esse guia tenha te ajudado a compreender a importância do uso da entrevista comportamental no seu processo de R & S. Saiba também como fazer a correta nutrição de candidatos para as vagas de sua empresa!

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