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RecrutaCast: em busca da felicidade corporativa

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    Vagas For Business

  • 6 de out as 10:17
  • 2 min de leitura
Colegas de trabalho comemorando em uma clima amigável

Como a Diretoria de Felicidade da Heineken no Brasil une valores corporativos e da marca à criação de um ambiente mais feliz para os colaboradores

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No nosso segundo episódio do RecrutaCast, o podcast do Vagas For Business em parceria com a Luce, entrevistamos a executiva Lívia Azevedo, atual diretora de Felicidade da Heineken no Brasil.

O tema do bate-papo com os entrevistadores, Paola Dias, do Vagas, e Gustavo Leme, da Luce, girou em torno da recém-criada área de Felicidade na filial brasileira da cervejaria.

Segundo a executiva, a área de Felicidade foi criada em 2023 e tem como objetivo promover a felicidade dos colaboradores da empresa. Para ela, esse projeto tem sinergia com a estratégia e os valores da organização, afinal o mote da marca Heineken é Gente feliz brinda mais.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira brasileira, mas que já vem ganhando atenção de outras unidades da Heineken mundo afora e também da matriz, em Amsterdã, na Holanda”, explica Lívia.  

Ficou curioso (a)  para entender como o projeto funciona e de que forma é possível avaliar a felicidade das pessoas? Aqui estão alguns pontos-chave destacados na entrevista:

Conexão com os valores e como os negócios da Heineken

A Diretoria de Felicidade está alinhada com os valores da Heineken, que incluem respeito, cuidado com as pessoas, paixão, coragem e diversão. A empresa vê a felicidade como algo que afeta positivamente não apenas os funcionários, mas também os consumidores e acionistas.

“Se você tem colaboradores felizes, consequentemente terá também consumidores e acionistas mais felizes. É uma rede”, ressalta Lívia, que trabalha há mais de onze anos na Heineken do Brasil.  

Liderança na condução da felicidade

Na visão da executiva, a liderança desempenha um papel fundamental na promoção da felicidade. Os líderes são responsáveis por criar um ambiente de segurança psicológica e direcionar as ações relacionadas à felicidade. “A ênfase do projeto é colocada na construção de conexões entre líderes e liderados”, explica. 

Uso de Dados

A empresa realiza pesquisas regulares sobre a felicidade dos colaboradores e considera esses dados importantes para suas estratégias. “A felicidade não é vista como algo constante, e a empresa está aberta a ajustar suas abordagens com base nos resultados desses estudos”, salienta Lívia.

Colaboração com outras áreas

A Diretoria de Felicidade trabalha em estreita colaboração com outras áreas da empresa, incluindo o RH e líderes de diferentes departamentos. Também há um grupo de voluntários chamados “embaixadores da felicidade” que ajudam a traduzir a felicidade para as necessidades locais onde eles atuam.

“Já temos o feedback dos colaboradores que as ações da área impactam positivamente na jornada de trabalho e na carreira deles”, sinaliza a executiva. 

Tecnologia e simplificação de processos 

A tecnologia desempenha um papel na simplificação de processos burocráticos para melhorar a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. A ideia é que simplificar a vida das pessoas contribui para a felicidade delas.

“Estamos condicionados a buscar sucesso e não felicidade, quando deveríamos seguir o caminho inverso. Não busque felicidade nas coisas grandes, mas sim nas coisas simples da vida”, finaliza Lívia. 

Ficou curioso para ver o bate-papo na íntegra? Acesse agora mesmo o nosso RecrutaCast e conheça todas as histórias compartilhadas por Lívia Azevedo. 

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