Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
No nosso segundo episódio do RecrutaCast, o podcast do Vagas For Business em parceria com a Luce, entrevistamos a executiva Lívia Azevedo, atual diretora de Felicidade da Heineken no Brasil.
O tema do bate-papo com os entrevistadores, Paola Dias, do Vagas, e Gustavo Leme, da Luce, girou em torno da recém-criada área de Felicidade na filial brasileira da cervejaria.
Segundo a executiva, a área de Felicidade foi criada em 2023 e tem como objetivo promover a felicidade dos colaboradores da empresa. Para ela, esse projeto tem sinergia com a estratégia e os valores da organização, afinal o mote da marca Heineken é Gente feliz brinda mais.
“Trata-se de uma iniciativa pioneira brasileira, mas que já vem ganhando atenção de outras unidades da Heineken mundo afora e também da matriz, em Amsterdã, na Holanda”, explica Lívia.
Ficou curioso (a) para entender como o projeto funciona e de que forma é possível avaliar a felicidade das pessoas? Aqui estão alguns pontos-chave destacados na entrevista:
A Diretoria de Felicidade está alinhada com os valores da Heineken, que incluem respeito, cuidado com as pessoas, paixão, coragem e diversão. A empresa vê a felicidade como algo que afeta positivamente não apenas os funcionários, mas também os consumidores e acionistas.
“Se você tem colaboradores felizes, consequentemente terá também consumidores e acionistas mais felizes. É uma rede”, ressalta Lívia, que trabalha há mais de onze anos na Heineken do Brasil.
Na visão da executiva, a liderança desempenha um papel fundamental na promoção da felicidade. Os líderes são responsáveis por criar um ambiente de segurança psicológica e direcionar as ações relacionadas à felicidade. “A ênfase do projeto é colocada na construção de conexões entre líderes e liderados”, explica.
A empresa realiza pesquisas regulares sobre a felicidade dos colaboradores e considera esses dados importantes para suas estratégias. “A felicidade não é vista como algo constante, e a empresa está aberta a ajustar suas abordagens com base nos resultados desses estudos”, salienta Lívia.
A Diretoria de Felicidade trabalha em estreita colaboração com outras áreas da empresa, incluindo o RH e líderes de diferentes departamentos. Também há um grupo de voluntários chamados “embaixadores da felicidade” que ajudam a traduzir a felicidade para as necessidades locais onde eles atuam.
“Já temos o feedback dos colaboradores que as ações da área impactam positivamente na jornada de trabalho e na carreira deles”, sinaliza a executiva.
A tecnologia desempenha um papel na simplificação de processos burocráticos para melhorar a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. A ideia é que simplificar a vida das pessoas contribui para a felicidade delas.
“Estamos condicionados a buscar sucesso e não felicidade, quando deveríamos seguir o caminho inverso. Não busque felicidade nas coisas grandes, mas sim nas coisas simples da vida”, finaliza Lívia.
Ficou curioso para ver o bate-papo na íntegra? Acesse agora mesmo o nosso RecrutaCast e conheça todas as histórias compartilhadas por Lívia Azevedo.
Categorias
Como reinventar organizações hoje? Do lucro ao propósito
As novas gerações que estão no mercado de trabalho não são mais movidas por um...
Transformação digital nas empresas é discutida no ITC 2019
Falar sobre globalização, inteligência artificial, novos investimentos, inovação ciência e tecnologia sem citar a contratação...
RH Ágil: o que é e como possibilitar
O método agile de gestão de projetos não é mais uma exclusividade da área tech....