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Todos os empresários e executivos têm experiências e perspectivas variadas de como ser um bom líder. Alguns dizem que é necessário conhecimento em dados, outras habilidades digitais, há ainda uma vertente que afirma que as lideranças devem se preocupar com a gestão de recursos humanos, de tempo e assim por diante. Acontece que nem todas as situações exigem o mesmo tipo de estilo de liderança.
Grandes líderes se adaptam aos ambientes que os cercam e capacitam a equipe para alcançar o sucesso coletivo. Embora cada empresa e projeto possuam suas próprias particularidades, existem certos elementos fundamentais na liderança que são considerados inegociáveis pelos especialistas no assunto.
Neste artigo você ficará por dentro sobre elementos indiscutíveis na rotina da liderança, bem como dicas de como colocá-las em prática. Não perca essa leitura!
Veja também: Dinâmicas de liderança: veja como fazer dinâmicas de grupo motivacionais
O que é preciso para se tornar um bom líder?
Os melhores líderes são apaixonados por desenvolver e lapidar habilidades de profissionais ao seu redor, trabalham constantemente para melhorar a inteligência emocional dessas pessoas e sabem que uma forte cultura de equipe é a base para o cumprimento das metas.
Mas quais são as principais características de um líder que consegue lidar com as situações acima destacadas? Lá vão elas:
Colaboração
Gerar resultados é um processo coletivo e cabe a liderança incentivar essa colaboração entre os membros da equipe.
Um líder eficaz se concentra em alinhar os objetivos da empresa e da equipe para que todos compreendam seu papel na construção do negócio e, assim, colaborem uns com os outros para atingir as metas pessoais da área e da organização.
Resiliência
Quando surgem problemas de negócios complexos, um bom líder precisa estar preparado para enfrentá-los de frente e trabalhar em busca de uma solução (para ele e para sua equipe).
É isso mesmo, resiliência não é algo que todos possuem intrinsecamente; é uma capacidade aprendida que os líderes podem aprimorar com a experiência. Como?
Cada vez que eles navegam por uma crise, encontram forças e caminhos para seguir adiante. Seja em uma negociação improvável com o cliente, com a exclusão de empecilhos em projetos ou com a capacidade de se comunicar melhor com a equipe e encontrar juntos uma solução.
Escuta ativa
A escuta ativa envolve ser paciente e permitir que o orador termine cada ponto antes de fazer perguntas. É saber ouvir ativamente o que o outro está falando e construir uma conexão precisa entre a fala do orador e as necessidades do projeto/equipe.
A boa liderança deve, após a fala do orador, interagir com ele fazendo perguntas ou refletindo sobre o que foi pontuado.
Empatia
Um líder empático tem um interesse genuíno na vida, nos desafios e nos sentimentos gerais das pessoas lideradas. Eles interagem com as pessoas de forma que elas se sintam valorizadas e respeitadas por seus valores pessoais e profissionais.
Comunicação efetiva
A comunicação pelos canais errados ou equívocos na comunicação podem prejudicar a credibilidade do projeto, das pessoas e da empresa, destacando a importância da comunicação eficaz. Por isso, as estratégias de comunicação precisam ser ajustadas de acordo com o contexto.
Um bom líder possui essa habilidade e compreende a importância de adaptar a comunicação de acordo com o público-alvo e as circunstâncias emergentes do projeto. Além disso, os líderes mais eficazes investem tempo em conhecer cada funcionário individualmente e se adaptam às preferências de comunicação de cada indivíduo.
Criatividade
Promover a criatividade ajuda a resolver problemas de negócios de maneiras inovadoras. Um líder eficaz motiva a equipe com ideias criativas para resolver o problema de negócios mais difíceis. Eles também incentivam a criatividade e a inovação em suas equipes, realizando atividades como brainstorming.
Visão estratégica e sistêmica
Uma boa liderança tem uma visão de negócios estratégica e sistêmica. E o que isso significa? Que essa liderança não está apenas de olho nos resultados de sua área, mas nos resultados globais de negócios e pessoas da organização a curto, médio e longo prazo.
Otimismo
Bons líderes são otimistas sobre o futuro de sua organização. Mesmo quando tudo parece que vai dar errado, eles habilmente mostram caminhos seguros para seguir e, assim, conseguir vencer os empecilhos da rotina de negócios.
Paciência
Líderes eficazes sabem que erros e falhas são inevitáveis. Eles permanecem pacientes durante os momentos difíceis e oferecem orientação aos membros da equipe que acham difícil lidar com falhas. Um bom líder trabalha para resolver os problemas.
Transparência
Líderes que são honestos e abertos promovem um ambiente de trabalho eficiente e agradável. A transparência é uma das qualidades indispensáveis, pois permite que eles se comuniquem de forma clara e aberta com os membros de sua equipe. Isso acarreta confiança e encoraja a colaboração.
Veja também: Entenda as diferenças entre soft e hard skills e veja como desenvolvê-las na sua equipe
Como se tornar um bom líder?
Agora que você já sabe as principais competências, que tal ver como colocar em prática essas habilidades com gestão de pessoas e projetos? Separamos a seguir algumas dicas de como se tornar um bom líder.
Conheça a Equipe
Conhecer os pontos fortes e fracos de cada indivíduo para gerenciar com eficácia o resultado de uma equipe é fundamental para o sucesso. Os líderes têm uma grande visão e usam os recursos disponíveis para resolver problemas. Eles assumem riscos e tomam decisões difíceis, sabendo que às vezes podem ser errado.
Engaje as pessoas para darem o seu melhor
Grandes líderes têm clareza de propósito e são ótimos em articular suas crenças. Eles conseguem ser a inspiração perfeita para os profissionais que estão ao seu redor, como?
Sendo empáticos, compreendendo o contexto de cada profissional, e trazendo exemplos práticos de qual caminho seguir.
Veja como faz a diferença essa conexão com os liderados. Segundo levantamento da Catalayst, 86% das pessoas entrevistadas que trabalham com este tipo de liderança afirmam que conseguem equilibrar melhor as demandas de trabalho com as tarefas domésticas.
Pense criticamente
A tomada de decisão sem objetivo e o pensamento limitado não fazem parte do dia a dia das lideranças. Ou, pelo menos, não deveriam ser o tipo de pensamento que influencia as decisões finais.
Avaliar planos, entender riscos, organizar pensamentos e criar etapas de ação exige que os líderes se mostrem completos e pensem criticamente de forma sistêmica. O sucesso requer o estabelecimento de um objetivo e a elaboração de uma abordagem abrangente e multifacetada para alcançá-lo.
Desenvolva pessoas
Como já mencionamos, é um dos princípios da liderança a habilidade de ensinar novos truques e lapidar as habilidades atuais dos liderados.
As pessoas que você está liderando, treinando, sentem que estão crescendo? A maioria das pessoas sabe que, se não estiver em franco desenvolvimento, não estará se aproximando do sucesso.
Então, é apenas uma questão de tempo até que elas saiam da sua organização e ingressem em empresas que as aproxime de seus objetivos. Pense nisso, na hora de traçar estratégias de desenvolvimento dos seus profissionais.
Busque feedback
Conhecer a si mesmo não é apenas um trabalho interno. Embora possa ser assustador, pedir a um colega de confiança, familiar, amigo ou mentor uma opinião verdadeira sobre como você “aparece” em várias situações é uma ótima maneira de obter uma compreensão mais clara de si.
Também é uma boa ideia perguntar aos funcionários como você está e como eles o percebem em determinadas situações. Ao coletar feedback de diferentes fontes, você pode ver padrões de comportamento que não sabia que existiam.
Estar disposto a olhar para si através dos olhos dos outros o ajudará a obter informações valiosas sobre como suas emoções, estilo de comunicação e maneirismos afetam outras pessoas.
Conheça seus pontos fortes e fracos
O feedback só é valioso se você agir sobre ele. Então, uma vez que você tenha se dado ao trabalho de obter informações sobre como os outros o percebem, faça bom uso das informações.
Sua interação direta com colegas e funcionários é vista de forma positiva ou eles estão interpretando sua entrega como impositiva? Seu alto nível de energia motiva os outros ou você os deixa nervosos e agitados? Você critica com mais frequência do que elogia?
Identifique o que você está fazendo certo e o que poderia ser melhor e, em seguida, trabalhe para melhorar nas áreas que o justificam.
Comunique-se com clareza
Aprenda a melhor maneira de se comunicar com seus liderados. Pergunte a preferência deles: via chat corporativo, e-mail, WhatsApp?
Não pense em comunicação apenas como dizer coisas aos seus seguidores, mas pense nisso como compartilhar informações, fazer perguntas, ouvir e debater ideias. Todas essas são formas importantes de comunicação clara na liderança.
Crie responsabilidade e delegue
Cada pessoa é responsável por alguma coisa. Mas isso é especialmente verdadeiro para os líderes. A responsabilidade é esperada de você, tanto quanto daqueles que o seguem.
A responsabilidade cria um ambiente melhor para seus liderados e permite que eles se tornem mais eficientes e criativos por meio de suas próprias responsabilidades.
Mas cuidado, não deixe de delegar tarefas e funções. Nada de querer abraçar o mundo e deixar que o time não abrace suas responsabilidades. Esse é um ponto fundamental na liderança saber quando a sua responsabilidade é compartilhada com os demais.
Invista tempo em mentoria e coaching
É isso mesmo, verdadeiros líderes nunca deixam de buscar novos conhecimentos ou ficam satisfeitos com o status quo. Eles procuram trabalhar e comentar sobre possíveis decisões empresariais com seus mentores ou coaching.
Grandes líderes sempre assumem que o campo de batalha mudará e se tornará mais complexo. Para isso, eles devem se preparar!
Por fim, um bom líder sabe que as pessoas precisam se conectar umas com as outras, compartilhar confiança e ter fortes relacionamentos para prosperar. Para tanto, é importante reconhecer o valor das pessoas, buscar conhecê-las por quem são e construir vínculos duradouros com elas.Se você quer mais informações sobre o tema liderança, convidamos você à leitura de um artigo que fala sobre a importância de incentivar inclusão e diversidade na liderança das empresas. Confira!