• Atração de talentos
  • Gestão de processos seletivos

Veja as dicas e vantagens em saber como montar um bom programa de estágio e trainee

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 8 de jun as 9:23
  • 6 min de leitura

Tópicos desde artigo

Saiba como montar um bom programa de estágio e trainee usando nossas dicas. Veja também as vantagens em se investir nesse tipo de talento! 

Contratar profissionais que ainda estão estudando ou acabaram de se formar pode ser muito vantajoso para sua empresa. Mesmo que eles ainda não tenham uma vasta bagagem profissional, esses profissionais costumam chegar com grande vontade de aprender e aplicar rapidamente os aprendizados no dia a dia. 

Mas antes de garantir os benefícios desse tipo de contratação você terá de saber como montar um bom programa de estágio e trainee, certo? 

Para atrair esse público, não basta apenas publicar uma vaga atrativa. É preciso pensar em toda a logística e de que forma esses profissionais poderão contribuir estrategicamente para os negócios da sua organização.

Pensando nisso, criamos um conteúdo explicando os benefícios de se investir nesse tipo de programa, os tipos de programas e como elaborá-los. Veja mais detalhes a seguir. 

Benefícios de um programa de estágio e trainee na empresa

Você sabia que hoje, 40% dos funcionários em tempo integral vêm do programa de estágio de uma empresa? É isso mesmo, um estudo da consultoria Randstad descobriu que um dos principais benefícios de um programa de estágio e de trainee é a formação da força de trabalho da organização. 

Esses programas de contratação de talentos em formação ou que estão saindo da graduação são testes perfeitos para os profissionais do futuro. O desenvolvimento de talentos por meio de estágios pode resultar em uma assimilação mais rápida. A experiência de estágio fornecerá uma visão sobre o ambiente de trabalho e como as pessoas e a estrutura do negócio funcionam com seus objetivos e tendências.

Em outras palavras, esses programas permitem que sua organização analise possíveis novas contratações e também conheça o perfil e os anseios dos jovens que ingressam no mercado de trabalho.  

Mas as vantagens em se investir em novos talentos não param por aí. Veja mais alguns pontos favoráveis à construção de programas de trainee e de estágios: 

Libera a força de trabalho mais madura para atividades mais estratégicas

Atribuir tarefas de nível mais básico aos estagiários ou trainee e adicioná-los aos projetos atuais pode ajudar a liberar seus colegas mais experientes para se concentrarem nas atividades principais do negócio. Desta forma, seus funcionários ficam menos sobrecarregados e têm mais tempo para entregar um trabalho de maior qualidade.

Maximiza a produtividade da força de trabalho 

Um programa de estágio pode ser a solução para maximizar a produtividade do seu negócio. Por que? 

Veja que os estagiários e trainee são motivados pela possibilidade de contratação a longo prazo e eles sabem que diariamente eles têm oportunidade de mostrar o seu valor na empresa. Quando você tem pessoas com sede de aprender e que possuem as habilidades de que você precisa, isso melhora a capacidade de entrega da sua empresa.

Traz novas ideias

Um dos principais benefícios dos programas é que eles podem fornecer uma nova perspectiva sobre projetos e tarefas. Isso mesmo, esses jovens talentos podem ajudar o seu negócio a ver as coisas de uma perspectiva diferente e desafiar a maneira como você faz as coisas. E isso é ótimo! 

Melhora a retenção

Os estagiários e trainee que têm uma experiência positiva em sua empresa têm maior probabilidade de querer permanecer como funcionários após se formarem. Isso pode ajudar a melhorar sua taxa de retenção de talentos e economizar dinheiro em R&S a longo prazo.

Quais os tipos de programas de estágio e trainee?

Os programas de estágio basicamente se dividem em dois, em obrigatório, aquele exigido pela instituição de ensino para conclusão do curso, e o não obrigatório, que fica a critério do aluno ingressar ou não no programa. A sua empresa pode oferecer os dois tipos. 

Já os programas de trainee são mais complexos e se subdividem da seguinte maneira: 

Corporativo 

É o mais usado pelas organizações. Ele treina o jovem profissional a ter uma visão mais generalista do negócio. Geralmente, os programas de trainee corporativo usam o mecanismo do job rotation, em que o talento atua em diversas áreas da organização tais como Marketing, Comercial, Financeiro, RH etc. Desta forma, ele tem uma visão ampla do negócio e fica mais fácil decidir em que área teve o melhor fit

Executivo 

Esse é um programa voltado para cargos de gestão. Isso mesmo, o modelo executivo é voltado para capacitar pessoas que estão de olho em assumir papéis de liderança na organização. Geralmente, os trainees que passam por esse treinamento são capacitados para gerir pessoas e olhar de forma sistêmica para o negócio. 

Especialista 

Esse tipo de programa desenvolve as skills mais técnicas. É focado para as pessoas que querem seguir com a carreira de especialista, particularmente, nas áreas de Engenharia e TI. 

Varejista

Trata-se de um programa específico do comércio varejista para atrair talentos dispostos a treinar as competências técnicas e comportamentais para atuar em lojas, supermercados e lojas de departamento. 

Comercial 

Esse programa fomenta o desenvolvimento de consultores de vendas. O foco principal do modelo comercial de trainee é treinar os profissionais para as habilidades comerciais, tais como comunica

Como elaborar um programa de estágio e de trainee?

Saiba como elaborar um programa de estágio e de trainee de forma simplificada e assertiva com as instruções que listamos. Confira! 

Crie um programa de estágio que atenda às suas necessidades

As organizações variam em tamanho, setor e escopo de trabalho, portanto, não há uma abordagem única para criar e manter um programa de estágio ou trainee.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Portanto, é importante saber o que tornará os programas da sua organização

autênticos e únicos. Mas como você sabe que tipo de programa funcionará melhor para

sua empresa? 

Bem, isso requer uma avaliação interna das necessidades e definição de metas. As respostas às perguntas abaixo podem ajudá-lo nessa missão: 

  • por que a organização deseja criar um programa de estágio ou de trainee? 
  • quais são os objetivos e resultados dos programas? 
  • existe uma taxa de conversão mínima desses talentos em funcionários da organização?
  • como os jovens talentos podem contribuir para os objetivos e resultados da sua organização?  

Discuta e planeja a logística do programas 

Há uma logística que é necessária na hora de fazer programas de estágios e trainees. Algumas perguntas terão de ser observadas antes do lançamento do projeto, tais como: 

  • quem vai supervisioná-los? 
  • onde eles vão trabalhar? Será remotamente? No escritório? De forma híbrida? 
  • Quais serão os salários e benefícios dos programas
  • Onde você colocará o estagiário? Você tem espaço de trabalho adequado para
  • Quantos estagiários/trainees sua organização pode pagar e apoiar? 
  • Quais departamentos/equipes devem ser envolvidos? 

Desenvolva um programa e uma descrição do trabalho

É importante desenvolver programas que expliquem previamente os objetivos organizacionais da empresa, bem como o papel e as responsabilidades do estagiário ou trainee, antes de procurar por pessoas candidatas para esses programas. Como fazer isso? 

Entenda quem é o seu público

Qualquer estratégia tem como premissa conhecer as particularidades da pessoa candidata. Antes de começar a buscar os perfis de estagiário ou trainee, você precisará: 

  • mapear as principais características da pessoa candidata;
  • desenhar uma persona da pessoa candidata. 

Assim, ficará muito mais fácil você fazer comunicações direcionadas e com as mensagens certas. E consequentemente, irá aumentar muito a sua chance de atrair, e até mesmo de contratar grandes talentos para a sua vaga.

Crie um anúncio atrativo

Essa é uma das principais etapas para garantir que você consiga atrair muitas pessoas  candidatas no tempo adequado.

Para tanto, consolide todas as informações relevantes sobre o processo seletivo e transforme esses dados em um anúncio que atue como um ímã de talentos. Para garantir que ele fique completo, insira informações como: 

  • propósito da empresa; 
  • etapas do processo; 
  • benefícios; 
  • plano de carreiras;  
  • informações sobre a empresa. 

Forneça todas as informações que você acredita que a persona que você desenhou precisa ter antes de se cadastrar no programa.

Comunique-se de forma clara e completa

Essa dica vem como um reforço da anterior. Além de trazer clareza sobre as etapas do processo seletivo, há a necessidade de munir as pessoas candidatas de informações que possam apoiá-los nas escolhas. 

Proporcione a melhor experiência possível às pessoas selecionadas no programa 

Se você fez o exercício de mapear alguns comportamentos sobre a persona, esse é um bom momento para desenhar a melhor experiência de trabalho pensando nela. Como? Veja algumas dicas: 

  • forneça ao talento os recursos de que ele precisa para realizar o trabalho; 
  • destaque aos trainees e estagiários a supervisão adequada; 
  • trace metas e resultados para esses profissionais;
  • dê bastante feedback. Esses jovens talentos vão querer saber se o seu trabalho deles está à altura das expectativas da organização;  

Avalie periodicamente o progresso desses profissionais. Por fim, lembre-se de reservar um tempo para fazer com que esses jovens talentos se sintam valorizados. Isso, por sua vez, vai encorajá-los a trabalhar mais e a ter novas ideias. 

Construir um estágio de sucesso pode levar tempo, mas seguindo essas dicas, você estará no caminho certo para começar a criar a futura força de trabalho para sua organização! 

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os jovens no mercado de trabalho? Convidamos você a ler um conteúdo sobre como dar oportunidades para jovens negros

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.