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Reduzir custos no recrutamento: importância e como fazer

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    Vagas For Business

  • 24 de maio as 9:35
  • 4 min de leitura
Recrutadora sorri ao conseguir reduzir os custos de recrutamento

Estourou o orçamento estabelecido em R&S? Calma, aqui vão algumas dicas valiosas para você por em prática e se livrar do problema!

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O objetivo do recrutamento e seleção é escolher os melhores talentos para a empresa. Embora haja muitos candidatos se inscrevendo todos os dias, os processos de recrutamento precisam ser criteriosos para selecionar os melhores sem exceder aos custos no recrutamento pré-definidos.

O custo de análise curricular de cada candidato para ver se eles são adequados, assim como o treinamento e a orientação, podem drenar o orçamento da empresa. O resultado é um delicado jogo de equilíbrio entre os custos de recrutamento e quanto a empresa está disposta a gastar para garantir os melhores talentos.

Para ajudar a área de Talent Acquisition nessa tarefa, destacamos neste artigo a importância desse equilíbrio e dicas de como alcançá-lo.

Por que é importante ficar de olho nos custos do recrutamento?

Uma pesquisa recente da Society of Human Resource Management (SHRM) descobriu que o custo médio por contratação é de pouco mais de 4 mil dólares.

No entanto, vários fatores podem afetar a média individual de cada empresa. Quanto mais pessoas você contratar, por exemplo, menor será o custo por contratação. Isso porque alguns custos fixos podem ser distribuídos por um número maior de contratações.
Além disso, algumas funções e setores (por exemplo, engenharia e tecnologia) têm mais tempo para preencher e os custos acumulados de um processo de contratação mais longo resultam em custos mais elevados por contratação.

Agora, imagine se você trabalha uma empresa de grande porte e precisa contratar mais de 50 colaboradores por mês, esses custos podem aumentar rapidamente. Neste caso, você precisa entender quanto o recrutamento está realmente custando à sua empresa antes de determinar as áreas que podem ser eliminadas ou reduzidas.

Alguns dos custos diretos de recrutamento incluem rotatividade, administração de RH, taxas do quadro de empregos, orçamentos de agência e publicidade e integração de tecnologias

Como reduzir os custos de recrutamento

Depois de entender em quais áreas de recrutamento você está gastando mais dinheiro, já é possível saber em quais setores os cortes ou ajustes podem ser efetuados.

Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de economizar nos custos de recrutamento sem sacrificar o pipeline de talentos:

Comece a automatizar algumas das tarefas de recrutamento

Invista em softwares que podem ajudá-lo a automatizar algumas tarefas, tais como enviar mensagens automáticas, estimular fluxos de trabalho e responder perguntas frequentes por meio de chatbot

Você também pode usar o sistema para ranquear centenas de inscrições, evitando o trabalho manual. Insira algumas palavras-chave por posição e o sistema irá classificar automaticamente cada inscrição e ver se algum dos candidatos corresponde aos requisitos.

Reduza o tempo de contratação

Em teoria, ao reduzir o tempo de contratação, você diminui o custo por contratação. Para um recrutamento mais rápido, é preciso ter um diálogo franco entre a equipe de R&S e os gestores das vagas.

A partir dessa comunicação é possível chegar a acordos rápidos sobre o anúncio de emprego ou a descrição deles antes da publicação dessas vagas em plataformas de emprego e redes sociais.

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Ao reduzir o tempo de contratação, você também está criando uma experiência de candidato muito melhor, que será apreciada por seus contratados em potencial.

Ofereça um pacote salarial competitivo

É bom oferecer um pacote salarial competitivo imediatamente, para que você não perca horas de trabalho forçando os recrutadores a negociar e renegociar com candidatos em potencial.

Adicionar flexibilidade às faixas de remuneração pode aumentar a aceitação da oferta e permitir que seus recrutadores obtenham sua primeira escolha todas as vezes (o que pode reduzir o tempo de contratação e aumentar a retenção, respectivamente).

Invista na marca do Empregadora

Uma marca empregadora positiva ajudará empresas grandes e pequenas a envolver candidatos ativos e passivos. Destaque-se entre os concorrentes criando cuidadosamente a imagem do local ideal para trabalhar, contando a história de como sua marca surgiu e o papel dos funcionários em seu propósito e visão.

Enfatize os benefícios de seus funcionários, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento e as realizações de sua equipe. Para tanto, promova depoimentos de funcionários individuais em toda a empresa.

Ao construir organicamente uma imagem positiva de seu local de trabalho, a publicidade se tornará cada vez menos necessária para sua estratégia de contratação e esses custos continuarão a cair.

Fique atento aos indicadores de turnover

Reter os funcionários existentes – mesmo com aumentos salariais ou benefícios adicionais – é mais barato do que substituí-los. Por isso, é importante que o RH avalie a cultura da organização de forma honesta e holística.

O que sua taxa de retenção diz sobre sua empresa como um lugar para trabalhar? Os níveis de rotatividade atingiram o pico em certas épocas do ano? Certos departamentos estão regularmente passando por uma maior perda de pessoal? Qual é o perfil daqueles que desistem de trabalhar na organização, eles são jovens?

Conduza ainda uma pesquisa anônima com os funcionários usando uma plataforma de pesquisa ou solicite aos funcionários de diferentes funções e níveis de antiguidade ideias para melhorar a experiência dos funcionários.

Contrate ótimos candidatos pela primeira vez

Avalie objetivamente o que você está oferecendo para posições em potencial: a oferta vai atrair alguém do calibre e experiência certos e adequado para sua empresa?

Criar, revisar e adaptar continuamente uma estratégia de recrutamento ágil pode ajudar sua empresa a atender aos desejos e necessidades de grupos demográficos específicos e acompanhar as mudanças globais de estilo de vida, à medida que as sociedades e comunidades variam suas expectativas de trabalho.

Impulsione seu programa de indicação de funcionários

Estudos mostram que as indicações de funcionários estão entre os candidatos mais qualificados, contratados rapidamente e facilmente retidos.

Além disso, as chances de alguém se candidatar a uma vaga aumentam ao descobrirem que um conhecido – mesmo que via redes sociais – trabalha na companhia.

Quer saber mais sobre otimizar custos no recrutamento? Então, escolha a tecnologia certa para te ajudar. Leia artigo sobre o tema.

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