• Recrutamento e Seleção

Escassez de talentos: o que é e como sua empresa pode contorná-la?

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 19 de abr as 16:30
  • 7 min de leitura
profissional indo embora após entrevista de emprego, representando a escassez de talentos no mercado

Enfrentar a escassez de talentos começa já no processo de recrutamento e seleção. Veja como se antever à crise de falta de mão de obra qualificada

Tópicos desde artigo

A escassez de talentos é uma realidade cada vez mais presente no mercado de trabalho. E nenhum setor está imune a essa barreira que pode comprometer o crescimento corporativo e até mesmo os indicadores de produtividade

De acordo com levantamento do ManpowerGroup no Brasil, 4 em cada 5 empregadores relatam dificuldade para encontrar os talentos de que precisam em 2023. Por isso, é importante entender as causas do problema e estratégias que podem ser adotadas para contorná-lo.

Neste texto, discutiremos as causas da escassez de talentos, como identificá-la na sua empresa e setor, além de apresentar algumas soluções para enfrentá-la. Mas antes, vale repassar alguns conceitos e situações. Confira!  

O que é escassez de talentos? 

Escassez de talentos é a situação em que há uma falta de profissionais qualificados para preencher as vagas disponíveis em determinado setor ou área de atuação. 

Em outras palavras, é quando há uma demanda maior por profissionais do que a oferta disponível no mercado, o que pode gerar uma competição acirrada entre empresas para atrair e reter esses talentos.

A escassez de talentos pode ocorrer por diversos motivos, como o envelhecimento da força de trabalho — muitos países europeus têm passado recentemente por esse problema —, a falta de investimentos em educação e formação profissional, a inexistência de políticas efetivas para atração e retenção de talentos, entre outros fatores. 

Esse gap de talentos no mercado de trabalho pode afetar negativamente as empresas de diversas maneiras, tais como:

  • dificuldade das empresas encontrarem profissionais com as habilidades e competências necessárias para preencher as vagas disponíveis. Isso pode atrasar o processo de contratação e, em alguns casos, pode levar a uma diminuição da qualidade dos candidatos contratados;
  • aumento dos custos de contratação devido à competição entre as empresas para atrair e reter profissionais qualificados. Isso pode levar a um aumento dos salários e benefícios oferecidos, o que pode impactar negativamente os custos da empresa;
  • redução da produtividade e sobrecarga de trabalho sobre os funcionários existentes, o que pode levar a uma redução da produtividade e da eficiência;
  • perda de oportunidades de negócios, como projetos e contratos importantes que exigem um alto nível de habilidade e competência. Ou seja, talentos que possam atender a essas demandas.

Quais áreas enfrentam mais escassez de talentos no Brasil?

Segundo o levantamento Escassez de Talentos 2023 Brasil, algumas áreas têm tido mais dificuldades em encontrar talentos no Brasil do que outras. Este é o caso dos segmentos como Tecnologia da Informação (TI), Vendas e Marketing e Operações e Logística. 

No caso do segmento de Tecnologia da Informação (TI), a lacuna de profissionais qualificados já é um sintoma crônico no Brasil (e no mundo).  E os números falam por si: 

Tecnologia da informação (TI) e dados com 38%

É uma dos segmentos mais afetados, especialmente em áreas como desenvolvimento de software, segurança cibernética e análise de dados.

Veja também: Report Tendências de R&S para 2023

Front office com 29%

O mercado tem enfrentado problemas em encontrar profissionais com as soft skills necessárias para um bom relacionamento com o cliente. 

Vendas e marketing 21% 

Profissionais com habilidades em vendas, marketing digital e e-commerce também são bastante requisitados, mas enfrentam falta de talentos qualificados no mercado de trabalho.

Administração e suporte de escritório com 19%

A área de finanças e contabilidade tem enfrentado dificuldades em encontrar profissionais qualificados, especialmente em áreas como planejamento financeiro, análise de investimentos e gestão contábil.

Operações e logística com 18%

Profissionais como gerente de compras, planejamento, logística, coordenador de comércio exterior, coordenador de planejamento e controle de produção (PCP), entre outros.

Vale lembrar que a escassez de talentos pode variar dependendo da região do país e do setor de atuação da empresa.

 

Como identificar a escassez de talentos na sua empresa e setor?

Se você ainda não sabe se o seu setor ou segmento de atuação está enfrentando esse problema, é bom fazer essa análise para se adiantar a qualquer crise de talentos. Como?

Para identificar a escassez de talentos na sua empresa e setor, você pode seguir os seguintes passos:

 

  •  analise as posições de trabalho em aberto; caso a empresa possua muitas vagas em aberto por um longo período, isso pode ser um sinal de que há escassez de talentos naquele setor;
  • verifique a taxa de rotatividade;
  •  verifique se outras empresas do setor também estão com dificuldade de encontrar talentos para determinadas posições; se essa for a realidade, pode haver escassez de talentos no setor todo; 
  • observe a qualidade dos candidatos; se a empresa recebe muitas candidaturas, mas nenhuma atende aos requisitos necessários para a vaga, isso pode ser um sinal de escassez de talentos;
  •  analise a taxa de recusa de ofertas de emprego; se muitos candidatos estão recusando, isso pode indicar que a empresa não está oferecendo condições atraentes o suficiente para os talentos disponíveis no mercado;
  • acompanhe as tendências do mercado de trabalho, como as habilidades mais procuradas pelos talentos e os fatores mais valorizados por eles, e tente adaptar a empresa a essas mudanças. 

Ao identificar a escassez de talentos na empresa e no setor, a empresa pode adotar estratégias para enfrentar essa situação e tornar-se mais competitiva no mercado de trabalho.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Como lidar com a escassez de talentos no mercado de trabalho?

Lidar com a escassez de talentos no mercado de trabalho pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ser úteis:

Entenda o que talentos buscam em uma empresa

Pesquisa da consultoria Robert Half em parceria com a Fundação Dom Cabral revela que 56% dos entrevistados dão muito valor à remuneração. Intitulado “O match perfeito”, o levantamento ouviu 700 profissionais, empregados ou não, em 2021.

Outros itens que merecem a atenção dos talentos, ainda de acordo com o estudo são:

  • aderência do cargo com a minha experiência prévia;
  • aderência com o desafio proposto;
  • aderência à cultura da empresa;
  • aderência do cargo com a formação acadêmica;
  • nível de benefício não monetários;
  • distância geográfica;
  • aderência com o nível hierárquico proposto;
  • identificação com potencial gestor direto;
  • indicação de pessoas relevantes do mercado ou da academia.

 

Horário flexível foi o segundo item apontado pelos profissionais como um dos fatores que mais os atraem para uma organização na pesquisa do GetApp, que entrevistou 830 pessoas em 2022. Nesse ranking, a primeira posição é ocupada pelas oportunidades de crescimento.

A partir dessas e de outros levantamento, confira como sua empresa pode se preparar para melhor atrair talentos. 

Invista em uma cultura organizacional forte

Refere-se ao conjunto de valores, normas e práticas que orientam o comportamento dos colaboradores e definem a identidade da empresa. 

Os talentos buscam empresas que tenham uma cultura sólida e positiva, que valorizem a diversidade e o trabalho em equipe e que esteja alinhada aos seus propósitos e valores deles. 

Para atender a essas expectativas, a empresa pode investir em ações de desenvolvimento de cultura, como programas de treinamento e desenvolvimento, iniciativas de responsabilidade social e ambiental e estratégias de comunicação interna. 

Em relação aos processos de recrutamento e seleção (R&S), a empresa pode reforçar como é sua cultura e como é trabalhar nela para os candidatos por meio de conteúdos ou até pela participação de colaboradores no processo. 

Pratique pacote de benefícios flexíveis

Os talentos buscam empresas que ofereçam benefícios e remuneração competitivos em relação ao mercado. Além do salário e de benefícios como plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, entre outros, a empresa pode investir em benefícios flexíveis, ajustados às demandas e particularidade de cada talento. 

Além disso, benefícios que possam ser estendidos para além do mundo empresarial — como algum auxílio para profissionais com pets, por exemplo — ou que foquem a saúde mental e emocional também são importantes. 

Invista no desenvolvimento de seus talentos 

Os talentos buscam empresas que ofereçam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Para atender a essas expectativas, a empresa pode investir em programas de treinamento e desenvolvimento, mentoria, coaching e job rotation, que permitem aos colaboradores adquirir novas habilidades e conhecimentos e crescer na carreira.

Promova um ambiente de trabalho saudável 

Um ambiente de trabalho saudável e agradável, com espaço para inovação, criatividade e autonomia atraem os talentos. A empresa pode investir em ações de melhoria do clima organizacional, como programas de qualidade de vida, espaços de convivência, horários flexíveis e gestão participativa.

Tenha propósito e valores claros 

Esses profissionais buscam empresas que tenham propósito e valores alinhados aos seus próprios princípios e objetivos de vida. A empresa pode definir sua missão, visão e valores de forma clara e transparente e comunicá-los aos colaboradores e ao mercado. 

Também pode investir em ações de responsabilidade social e ambiental, que demonstram o compromisso da empresa com questões relevantes para a sociedade. 

Melhore o processo de R&S

Melhorar o processo de recrutamento e seleção pode ajudar a enfrentar a escassez de talentos. Algumas estratégias que podem ser utilizadas incluem:

  • faça uma análise detalhada das competências necessárias para a função em questão e defina critérios claros de seleção com base nessas competências. Isso ajuda a garantir que os candidatos selecionados tenham o perfil adequado para a função
  • invista em estratégias de employer branding. A construção da marca empregadora pode ajudar a atrair talentos qualificados. Isso envolve a divulgação da cultura, valores e benefícios da empresa de forma clara e atrativa, por meio de canais como o site da empresa, redes sociais e eventos de recrutamento; 
  •  use a tecnologia para tornar o processo de R&S mais eficiente e preciso. Algumas opções incluem sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) para gerenciar currículos, entrevistas virtuais para economizar tempo e dinheiro e testes de habilidades on-line para avaliar as competências dos candidatos;
  • leve sempre em consideração as competências comportamentais dos candidatos. Isso envolve habilidades como trabalho em equipe, liderança e resiliência, que são fundamentais para o sucesso na maioria das funções.

Promova uma cultura de feedbacks

Uma cultura de feedbacks pode ajudar a enfrentar a escassez de talentos, pois demonstra ao colaborador que a empresa está interessada em seu desenvolvimento e crescimento profissional, aumentando sua motivação e engajamento. Para isso:

  • estabeleça uma cultura de feedback constante na qual o colaborador receba retorno sobre seu desempenho e possa discutir suas expectativas e metas de carreira;
  • implemente ferramentas e metodologias que facilitem a comunicação entre os colaboradores e seus líderes, em especial os feedbacks.
  • valorize e reconheça publicamente o desempenho dos colaboradores, seja por meio de premiações ou outras formas de reconhecimento, incentivando a cultura do mérito e da excelência. Isso não deixa de ser, também, um feedback.

Em resumo, a escassez de talentos é um desafio que as empresas devem enfrentar para manter a competitividade no mercado de trabalho. Para contorná-la, é necessário adotar estratégias como melhorar o processo de recrutamento e seleção, oferecer capacitação e desenvolvimento aos colaboradores, alinhar a cultura e missão da empresa aos valores dos talentos, entre outras. 

É importante lembrar que a escassez de talentos é um problema estrutural do mercado de trabalho, e que as empresas devem se adaptar e buscar soluções para garantir a atração e retenção dos melhores profissionais.

Gostou do artigo? Se você quer saber um pouquinho mais sobre atração de talentos na área tech, que tal dar uma olhadinha nas dicas que separamos para você?

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.