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Como redesenhar OKRs na quarentena

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  • 5 de jun as 8:00
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Como redesenhar OKRs na quarentena

Entenda como a pandemia de Covid-19 se reflete nas metas de sua corporação

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Como replanejar os OKRs na quarentena? Os impactos econômicos e sociais da Covid-19 estão sendo sentidos profundamente por organizações e pessoas, obrigando todos a reverem planos e metas diante da “nova realidade”.

“Não estamos todos apenas passando por uma mudança repentina, para uma situação de trabalhar em casa. Esta crise não é sobre o trabalho típico em casa. Estamos lidando com algo maior do que isso; com o trabalho da política doméstica durante uma pandemia. Ninguém teve o luxo de um ajuste gradual, foi tudo muito repentino”, destacou Wendy Pat Fong, executiva de RH da 7Geese, startup americana que trabalha com soluções de People Analytics.

No texto traduzido para o português Como a 7geese Está Operando Durante a Covid-19 , ela narra em detalhes todos os aspectos humanos e de negócio que a empresa teve de observar ao rever os OKRs – um acrônimo em inglês para Objetivos e Resultados-Chave, durante o isolamento social.

Como redesenhar OKRs na pandemia?

As análises para refazer as metas precisam ser individuais e devem entender o contexto de trabalho dos profissionais, analisando aspectos físicos e emocionais do trabalho remoto na quarentena. É o que defendem especialistas em gestão de pessoas.

“Alguns colaboradores estão fazendo entregas acima do esperado, mas outros que performavam bem no ambiente do escritório não estão conseguindo superar as metas”, destacou Mônica Santos, Chief People Officer da Loggi, em uma live promovida recentemente pelo Google Brasil.

Na visão da executiva, o isolamento social trouxe situações que não tinham sido consideradas nos OKRS definidos no início do ano, tais como pessoas atuando remotamente, tendo de se desdobrar entre trabalho, atividades domésticas e educação dos filhos. Para ela, é preciso ter um olhar humano e individualizado para rever as OKRs na quarentena. A executiva explica que não adianta jogar uma regra geral e cascatear para toda a organização. Cada um, destaca Mônica, está vivendo e reagindo a essa situação de forma diferente.

Não espere para agir

Mesmo em tempos normais, os OKRs tendem a ser mutáveis, até para a empresa reagir rapidamente às oscilações do mercado. Agora, toda organização está sendo forçada a lidar com grandes mudanças a toque de caixa, e a pior coisa que você pode fazer é deixar sua empresa sem rumo, não reconhecendo a realidade e atualizando seus objetivos.

Mas não saia exigindo aquilo que a sua equipe não conseguirá entregar de maneira ágil nessas circunstâncias. O pânico apenas confundirá ainda mais o seu time. Siga os passos que separamos para você conseguir rever os OKRs de todos, de forma organizada:

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Reafirme as metas que ainda são relevantes

Primeiramente, filtre os OKRs que ainda são relevantes à companhia, mesmo diante da atual situação. Posteriormente, faça o mesmo por área e equipe, até chegar às metas individuais.

Por exemplo: se a sua organização atua com turismo e já estava planejado um aumento nos pontos de contato com o consumidor (como OKR da área de Atendimento ao Cliente), essa meta deve ser mantida. Oferecer um foco extra no atendimento ao público pode ser essencial para retomar os negócios no mundo pós-pandemia.

Elimine as demais OKRs

Praticamente todas as equipes e organizações perdem um bom tempo estabelecendo metas. Agora é mais importante do que nunca se concentrar no que é mais importante, além de liberar recursos para investir onde é essencial. Postergue ou congele todos os objetivos e principais resultados que não são críticos neste momento.

Crie metas para cobrir novas prioridades

Quem imaginou que teria de reinventar seu negócio do dia para a noite no começo de 2020? Nem nos piores pesadelos, os executivos levaram isso em conta. Observamos um cenário no qual restaurantes tiveram de reinvestir no delivery, a área de entretenimento e eventos está traçando experiências digitais ou até a volta do conceito de arte “drive-in”. Essa virada nos negócios exige a criação de novas estratégias que, por conseguinte, requer novos OKRS.

Comunique os OKRs na quarentena

Comunique a toda a empresa quais objetivos do começo do ano ainda são importantes, quais foram suprimidos e quais foram criados dado o novo contexto. Peça para que os líderes de equipe dialoguem com seus liderados para entender como serão divididas e entregues as metas. Se preciso, realoque metas entre membros da equipe.

Prepare-se para executar um ciclo de planejamento remoto

Você, provavelmente, pela primeira vez na história corporativa da empresa, executará seu próximo ciclo de planejamento, como uma equipe remota.

Em vez de tentar replicar seus sites, planilhas e dashboards pelo Zoom, recomendamos que os executivos façam ajustes neste tipo de apresentação, que já é maçante na versão ao vivo. No mundo virtual, então, ela se torna um convite ao cochilo. E, a propósito, essas alterações também melhorarão suas sessões de planejamento pessoalmente no futuro.

Quer saber mais sobre OKRs? Que tal, então, ler a matéria OKRs: como criar e mensurar no RH.

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