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Os desafios de contratar virtualmente para o modelo de trabalho híbrido

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    Vagas For Business

  • 9 de maio as 19:34
  • 4 min de leitura
recrutadora entrevista candidata por videoconferência

Confira como criar sua jornada de recrutamento digital para colaboradores que trabalharão no modelo híbrido

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De repente, o termo ambiente de trabalho híbrido tomou conta da pauta de RH. O modelo de trabalho parte presencial, parte a distância, é o preferido entre colaboradores no retorno às atividades pós-pandemia. Mas como contratar virtualmente um novo colaborador para trabalhar no modelo híbrido?

A forma de se trabalhar mudou muito nesses últimos dois anos, assim como os desafios de atrair e reter os melhores talentos. Toda a lógica do ecossistema de RH, do R&S, passando pela área de benefícios e onboarding, teve de se adaptar aos novos tempos, ora no digital, ora no presencial, e às vezes nos dois ao mesmo tempo.

Isso significa que muitas vezes o contato durante o processo seletivo com o profissional será virtual, mas assim que ele iniciar seu ciclo de atividades na empresa, conhecerá parte da equipe presencial e parte remotamente. E esse mix de ambientes precisa ser muito bem conduzido pelo RH entre as áreas da empresa para que não haja confusões.

Este artigo o ajudará a desenvolver sua estratégia de contratação para um local de trabalho híbrido e conduzir esse processo da melhor maneira possível, sem turbulências. Aperte os cintos e nos acompanhe nessa jornada.

Retorno às atividades no modelo híbrido

Conforme as organizações em todo o mundo se preparam para um retorno total ao trabalho, uma das maiores mudanças será o fato de que a maioria agora precisará acomodar uma força de trabalho híbrida.

Uma pesquisa realizada pelo Google Cloud encomendada à consultoria IDC mostrou que a união entre o conforto do trabalho em casa e a convivência com colegas de equipe é o que grande parte dos brasileiros espera do futuro do trabalho.

A pesquisa teve como objetivo entender os rumos da colaboração nas empresas brasileiras em meio à pandemia da Covid-19. Realizado entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, com 897 colaboradores de grandes empresas que atuam no país, o estudo apontou que 43% dos entrevistados afirmaram que o modelo híbrido de trabalho já foi definido pelas empresas onde trabalham como padrão após a pandemia.

No entanto, essas mudanças drásticas que combinam horas de expediente com trabalho remoto em diferentes formas e formatos para cada funcionário podem levar a algumas reações negativas se não forem planejadas de forma adequada.

Uma vez que as funções e responsabilidades do funcionário permaneceram as mesmas, mas em um ambiente diferente, a pergunta que surge na mente de cada recrutador é: “Como faço para contratar os melhores profissionais virtualmente para um ambiente de trabalho completamente diferente de tudo que conhecemos até agora? ”

Contratar virtualmente: vantagens de uma força de trabalho híbrida

Inevitavelmente, a preparação para uma força de trabalho híbrida terá impacto em todos os aspectos, desde como você usa o espaço do escritório até como conduz reuniões e o retorno geral ao gerenciamento do trabalho.

Você precisará garantir que todos os funcionários tenham opções de trabalho flexíveis, estejam eles no escritório ou não. Isso precisa estar claro já no primeiro contato com o candidato a posições na sua organização.

Se você deseja atrair o talento certo, o trabalho flexível se torna um requisito para a maioria dos funcionários em setores que o permitem. De acordo com pesquisa da Global Workplace Analytics, a força de trabalho híbrida está mais feliz (83%) e se sente mais confiável (82%).

Segundo o estudo, o trabalho híbrido também melhora o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (81%) e torna os funcionários mais propensos a recomendar sua empresa a um amigo (81%).

Esses são bons indicadores para você colocar no seu speech de recrutamento. O candidato precisa saber que o modelo adotado pela sua empresa, o híbrido, está sedimentando um ambiente de trabalho mais produtivo e equilibrado entre vida pessoal e trabalho.

Mude sua abordagem de recrutamento

Contratar funcionários que trabalharam no modelo de trabalho híbrido exigirá que a equipe de recrutamento mude um pouco o mindset.
Perceba que os softwares de videoentrevistas  e os testes de habilidades virtuais pré-contratação são essenciais para o recrutamento. Eles fornecem uma maneira eficaz de testar a capacidade do candidato e descobrir habilidades pessoais, como comunicação.

Como você não terá como construir um relacionamento face to face com o candidato, faça essa construção mesmo que virtualmente. Antes de começar a entrevista, conduza algumas perguntas para quebrar o gelo da situação.

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Outra dica para gerar esse relacionamento com o candidato e ele conhecer melhor a cultura da empresa é marcar um “café virtual” aleatório com alguém da empresa. Ele poderá perguntar para um possível colega de trabalho como é trabalhar na organização e curiosidades sobre a empresa.

Aumente seu pool de talentos

Um dos benefícios mais imediatos de oferecer a opção de trabalho híbrido é que isso transforma completamente seu acesso aos melhores profissionais.

Uma pesquisa recente da Microsoft com 30 mil trabalhadores descobriu que 70% esperam opções híbridas flexíveis ou de trabalho em casa após a pandemia, então se preparar para isso é uma obrigação.

A capacidade de contratar funcionários remotos permite que você contrate funcionários que requeiram habilidades altamente específicas. Conforme sua organização entra em novos mercados, o acesso a conexões nesse mercado pode ser inestimável.

Uma força de trabalho híbrida também pode permitir níveis mais altos de diversidade de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Hubspot. Um ótimo motivo para abordar com os candidatos durante o recrutamento.

Onboarding da contração virtual

Agora que o profissional já foi atraído para a sua organização é importante para um novo integrante conhecer não apenas sua equipe imediata, mas também integrantes de outras áreas.

Por isso, seja essa integração realizada no ambiente virtual ou presencial, é recomendável que, além da integração com líderes de equipe, membros de outras equipes se apresentassem ao novo integrante. Eles devem destacar sua estrutura, objetivos e projetos recentes – compartilhando mais sobre seu trabalho e o que fazem no dia a dia.

Esse procedimento além de acolher o novo profissional também ajudará a fortalecer a comunicação entre as equipes e a trabalhar com compartilhamento de informações entre as áreas. Sobretudo, proporciona uma maneira de ver a conexão entre equipes, projetos comuns e ferramentas. Com a integração remota, é importante agendar todas essas apresentações virtuais com antecedência nas agendas de todos.

Já no primeiro dia, alinhe também as expectativas. Para isso, faça uma reunião no primeiro dia e explique como será a jornada de trabalho, de que forma as entregas serão feitas e a maneira que os resultados serão avaliados. Dessa forma, o colaborador se sentirá mais seguro.

Além disso, ouça o que ele tem a dizer. Pergunte o que ele espera da empresa, se há algo que ele queira perguntar ou que esteja precisando para iniciar o trabalho.

Depois de atrair e fazer o onboarding do profissional contratado virtualmente, lembre-se de continuar engajando seu time. Para isso, aposte no conteúdo que preparamos sobre experiência do funcionário.

 

 

 

 

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