• Recrutamento e Seleção

Como escolher o melhor software de recrutamento e seleção para a sua empresa?

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 9 de nov as 10:59
  • 5 min de leitura
jovem recrutadora escolhendo o melhor sistema de R&S para a empresa

Muito além dos benefícios que um software de recrutamento e seleção traz, é importante saber quem irá ajudar a empresa a obtê-los

Tópicos desde artigo

Você já parou para pensar em como escolher o melhor software de recrutamento e seleção? Quais aspectos você deve considerar nessa seleção e como encaixá-lo no orçamento de sua área?

 Ao longo deste artigo, vamos responder essas indagações. Porém, antes, vale destacar que o interesse por soluções tecnológicas em RH teve um avanço nos últimos anos. De acordo com a pesquisa de Sistemas de RH 2021-2022, os investimentos em tecnologia para a área aumentaram 57% naquele ano comparado com o ano anterior. E a expectativa é de que esses aportes aumentem ainda mais.

Esse avanço se deve ao uso de ferramentas de colaboração e comunicação online, uma necessidade durante a pandemia de covid-19, e aos softwares de recrutamento e seleção que tornaram o processo de contratação mais intuitivo e inteligente.

Para que você ou sua empresa possa ir além nessa viagem de buscar o talento certo e, sobretudo encontrar o melhor software (ATS), vale ler este artigo.

O que é um software de recrutamento e seleção? 

Para falar o que é, vale a pena explicar sobre seu objetivo: a finalidade de um software de recrutamento e seleção é auxiliar, estar ao lado do gestor (ou da área) responsável pelo desafio de encontrar os melhores profissionais para a empresa. Fruto dessa parceria é o encontro dos talentos mais adequados para determinada função. 

Todo o trabalho precisa ser realizado de forma eficiente e assertiva. Para isso, ele conta com a ajuda da tecnologia e da Inteligência Artificial (IA).

Assim, podemos entender que se trata de um conjunto de tecnologias com essa finalidade. 

Porém, a função de um software de R&S não termina aqui. Ele possui, ainda, mais alguns objetivos para a empresa e para os candidatos:

Para a empresa

  • Ajuda a encontrar os profissionais que mais se alinham à cultura da empresa;
  • Contribui para que esse match esteja dentro das estratégias e objetivos da organização. Um exemplo é a busca pela diversidade no ambiente organizacional; para tanto, é preciso que o software tenha como base toda uma estrutura que permita essa busca sem nenhum viés e que tenha a possibilidade de buscas afirmativas;
  • Reduz o tempo do processo de recrutamento e seleção: a agilidade permite que os profissionais da área de R&S da empresa tenham melhores condições (e tempo) para se dedicar a outras questões mais estratégicas, como cuidar da marca empregadora;
  • Diminui custos do processo.

 Para o candidato

  • Oferece agilidade por concentrar as informações em um só lugar: currículo, busca por oportunidades, comunicação com os recrutadores;
  • Permite melhor experiência ao oferecer soluções que podem ser acessadas por mobile;
  • Dá visibilidade da marca empregadora, dos benefícios que a empresa oferece e da cultura organizacional para os candidatos.

Além disso, um bom sistema de recrutamento e seleção facilita a colaboração e comunicação entre candidato e recrutador.

Como funciona um software de recrutamento e seleção?

Com a tecnologia, é possível navegar em um mar de informações e dados sobre profissionais que estão em busca de uma oportunidade de emprego e até sobre aqueles que, mesmo estando em uma organização, podem ser impactados por uma boa proposta (os chamados candidatos passivos).

E é nesse mar de dados que o software de recrutamento e seleção navega. Tudo para tornar a viagem do recrutador (ou do profissional de recursos humanos) mais calma, assertiva e eficiente. 

Por meio da tecnologia e da IA, um bom software deve atuar em: 

  • Identificação do perfil da vaga;
  • Escolha do canal a ser divulgada a vaga;
  • Coleta e seleciona currículos;
  • Aplicação de testes;
  • Realização de entrevistas;
  • Comunicação constante com o candidato desde o primeiro contato;
  • Fornecimento de relatórios.

Há muitas nuances a serem observadas, certo? Mas como colocar todos esses pesos na balança e medir o que deve ser um “need to have” (necessidade) do seu recrutamento e um “nice to have” (uma aplicação interessante, mas não necessária)?

Abaixo, vamos te dar um roteiro de como fazer essa separação, continue conosco!  

Passo a passo para escolher o software de recrutamento e seleção para a sua empresa

Toda boa jornada começa com o passo certo. O mesmo se aplica a um bom processo de recrutamento e seleção.

Vale reforçar que a publicação de uma oportunidade precisa contar com boa descrição da vaga e escolha adequada de canais de divulgação. Além disso, você precisa entender se o software de recrutamento e seleção escolhido atende às necessidades da empresa e atende questões culturais da organização, como já mencionamos anteriormente.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Dito isto, aqui estão alguns pontos que vão ajudar você a “recrutar e selecionar” o melhor software de R&S:

1. Identifique quais são seus objetivos e necessidades

Saber onde se quer chegar é bom para planejar o como. E o “com quem”. Sua empresa precisa de um software de recrutamento e seleção para quê? Para cuidar de contratações em grande número – seja por uma rotatividade já esperada ou será para aumentar a jornada dos colaboradores por meio de processos mais assertivos? 

Pode ser que sua empresa esteja preocupada em ser mais diversa. Como e onde buscar esses talentos de grupos minorizados?

Outra questão pode ser encontrar modos de fazer a boa condução do processo seletivo considerando a experiência do candidato. Então, é preciso entender como o software de R&S vai te auxiliar na montagem de fases e de automatização de atividades que resolvam, de forma eficiente, essa questão.

São muitas as soluções, muitas facilidades e tarefas em comum, mas há sempre alguma coisa em um determinado fornecedor que é o que vai fazer a diferença: como ele enxerga o seus processos e os candidatos.

2. Olhe atentamente para o mercado

Hoje, o mercado oferece muitas soluções quando o assunto é R&S. Por isso, é importante trocar informações com colegas da área, entender quais os prós e contras de cada software observando a realidade da sua empresa e fazer a escolha que mais trará benefícios para os seus processos.

Além dessas referências, busque conhecer a história do fornecedor e quem é que está por trás da solução. Em tempos de agenda ESG você não vai querer comprar de fornecedores que não respeitam as boas práticas sociais, ambientais e de governança, certo?

3. Defina o que não pode ficar fora do serviço

Uma boa dica para melhorar o processo de recrutamento e seleção é reunir a equipe toda para pensar sobre ele. Isso contribui tanto para identificar qual o objetivo a ser alcançado como quais as ferramentas que serão necessárias. 

Algumas necessidades podem ser:

  • Ferramentas para a aplicação de testes e entrevistas;
  • Ajuste para smartphones;
  • Painéis amigáveis e interativos para a análise de dados;
  • Possibilidade de monitoramento remoto e constante dos processos seletivos;
  • Controles de segurança de informação;
  • Encaminhamento de mensagens para candidatos. 

Como já abordamos aqui em outros artigos (veja, por exemplo, como se comunicar melhor com o candidato com o Vagas For Business), ter todas essas funcionalidades que vão agilizar seu dia a dia facilita (e muito) o trabalho da área de Talent Acquisition.

4. Veja o software em detalhes

Peça, sempre que possível, para ter uma demonstração de como o software funciona. Assim, você tem mais facilidade para entender se ele está de acordo com o que foi colocado como necessidade.

Nesse papo com especialistas do software, você também tem espaço para tirar eventuais dúvidas que surgem na demonstração. Aproveite a oportunidade para entender cada detalhe.

5. Defina quanto e como vai pagar

Entenda como o investimento será calculado e quais as possibilidades de pagamento. Em paralelo, esteja em contato com a área financeira de sua empresa, caso precise de algum apoio. Converse com o possível fornecedor para que ele entenda bem seus objetivos. 

Lembre-se: cada empresa tem suas particularidades e isso deve ser considerado. Já não há mais espaço (e tempo) para as soluções de prateleira.

6. Leia o contrato cuidadosamente

Esta é a regra básica para qualquer relação comercial. O contrato estabelece segurança para os dois lados e é a base para que tudo comece certinho. Esteja em contato com o departamento jurídico de sua empresa e peça apoio nessa parte tão importante do negócio.

Se você tiver alguma dúvida, pergunte para a empresa que fornece a solução. Uma boa conversa pode ser decisiva para você fechar um excelente negócio para sua empresa!

Agora que você já sabe o que deve considerar para escolher o melhor software de R&S, agende um papo com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua organização a contratar com mais agilidade e eficiência!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.