Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Nós, da Vagas, acreditamos na diversidade e inclusão (D&I) e nos pautamos para ser agentes de transformação no mercado. Acreditamos que uma das formas mais potentes de inclusão é o trabalho. Por isso, desde 2022, por meio do Colettivo, o pilar de D&I da Vagas, fazemos parcerias com organizações e projetos com foco em grupos minorizados, sendo uma deles o ACNUR – Agência da ONU para Refugiados.
Em parceria com o ACNUR, foi oferecido o workshop “Top dicas para um currículo de sucesso no Vagas.com” para pessoas refugiadas, de diferentes nacionalidades, que buscam colocação no mercado de trabalho. Durante o workshop, são apresentadas as boas práticas na construção de um currículo e o passo a passo para os profissionais fazerem o cadastro no Vagas.com.
Com isso, cria-se a possibilidade para as pessoas refugiadas se conectarem às oportunidades abertas pelas mais de 2 mil empresas que conduzem seus processos seletivos pelo Vagas For Business, único software de R&S integrado ao Vagas.com. Essas pessoas que buscam recolocação profissional também podem ser chamadas para entrevistas quando as pessoas recrutadoras fazem buscas proativas de profissionais.
Desde de agosto de 2022, foram mais de 150 pessoas refugiadas que passaram por essa capacitação, sendo a maioria vinda da Venezuela e do Afeganistão. A atividade foi aplicada em português, inglês e espanhol em três cidades: Boa Vista, em Roraima, São Paulo capital e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, além de uma edição feita em ambiente virtual.
“Nós, da Vagas, sabemos do nosso impacto no mercado de trabalho e temos consciência das dificuldades da população refugiada para ingressá-lo, então acredito que esses workshops só têm a facilitar no encontro dessas pessoas com nossas empresas clientes” diz Renan Batistela, Especialista de Diversidade e Inclusão na Vagas.
A Vagas e o Colettivo não querem parar por aí. Além de oferecer os workshops, foi criado um mecanismo para facilitar a triagem das empresas e possibilitar que elas encontrem as pessoas refugiadas facilmente em nosso banco de currículos. Para isso, em cada workshop, pedimos que as pessoas insiram no campo “informações complementares” do currículo a hashtag #workshopvagaseacnur. Desta forma, as empresas podem inserir a mesma hashtag no campo “textos-chave” na página de triagem do nosso banco de currículos e facilmente visualizar os perfis dessas pessoas. Veja o tutorial aqui.
Para cultivar as boas práticas de diversidade, nosso time de treinamentos, desde janeiro de 2023, insere em seus eventos um momento especial para dar as instruções de como buscar pessoas refugiadas utilizando o critério da hashtag no banco do Vagas.com. Além disso, também queremos oferecer letramento aos profissionais de R&S sobre a empregabilidade desse público. Em março deste ano, acontece um webinar sobre os benefícios e os desafios na contratação de pessoas refugiadas. Confira aqui todos os detalhes do evento e garanta sua inscrição. É 100% online e gratuito.
“Acreditamos que esta parceria pode aumentar as chances de contratação de pessoas refugiadas no Brasil, ampliando a autossuficiência, qualidade de vida e garantindo mais acesso das pessoas refugiadas ao mercado formal de trabalho” diz Paulo Sergio de Almeida, Oficial de Meios de Vida do ACNUR.
Sobre o Colettivo
O Colettivo surgiu como uma iniciativa da Vagas, porque sabemos o quanto o conhecimento é o ponto diferencial para implementar ações afirmativamente inclusivas e evoluirmos nesse tema tão importante.
Quando evoluíamos na contratação e inclusão de pessoas de um determinado grupo, logo em seguida, já estávamos cheios de dúvidas sobre outro. A cada contato com pessoas especializadas no assunto aprendíamos mais e mais, fazia toda a diferença ouvir de quem já tinha participado da transformação de outros lugares. Foi então que pensamos, por que não criar um espaço de aprendizado que pudesse servir para nós e para todas as outras empresas que já estão nessa jornada de Diversidade e Inclusão?
Foi assim que surgiu a ideia do Colettivo. A proposta? Ser o primeiro hub de conhecimento focado na formação de RHs mais justos e inclusivos. Acesse o Colettivo e se inscreva hoje mesmo em nossos cursos. Todos são gratuitos e ministrados por especialistas da área.
Sobre o ACNUR
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, proteger direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em mais de 130 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil, academia e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas com dignidade. Saiba mais em www.acnur.org.br e pelas redes sociais.
Para mais informações sobre a parceria Colettivo e ACNUR, clique aqui.