Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
Quando se fala em accountability nas empresas, o conceito vem acompanhado de ética e transparência, algo com a responsabilidade e obrigação de prestar contas a todos de forma transparente.
Accountability é a responsabilidade e prestação de contas pelos resultados, ações e decisões de um indivíduo ou organização. Refere-se à obrigação de assumir a responsabilidade pelas próprias ações e de prestar contas a outras partes interessadas, como colegas, superiores, clientes ou público em geral.
Segundo o especialista, accountability não convive com corrupção, não conversa com “dar um jeitinho” e nem compactua com colocar a culpa nos outros. “Accountability sempre vai fazer com que as pessoas façam o seu melhor”, explica. “É o contrário de dar desculpa por não ter feito alguma coisa ou ter feito algo errado. “Isso se chama desculpability”, afirma.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, o consultor norte-americano Peter Bregman, especialista em liderança, afirma que o termo não consiste simplesmente em culpar alguém quando alguma coisa dá errado. Também para ele, isso está mais relacionado a um compromisso. “É basicamente assumir uma responsabilidade com o resultado, não apenas com um conjunto de tarefas”, afirma. “É tomar iniciativas com pensamento estratégico.”
O conceito de accountability é amplo e complexo, mas curiosamente é feito de atitudes pessoais e coletivas simples e acessíveis a todos. E essas atitudes passam pela iniciativa individual de compreender e praticar a equação de direitos e deveres.
Para disseminar essa cultura, o caminho é incentivar as pessoas a tomarem responsabilidades para si, com ética, e com isso gerar resultados melhores. Para promover essa “prestação de contas” dentro da sua empresa, sugerem-se cinco etapas. Veja abaixo os passos para aplicar o accountability na empresa:
O primeiro passo para promover accountability é trabalhar com clareza. É preciso ser claro em relação ao resultado que deve ser alcançado, a forma de avaliação e o modo como as pessoas devem trabalhar para alcançar esse objetivo. Uma conversa sincera e bidirecional com a equipe pode ajudar bastante. No final, vale a pena pedir que as pessoas resumam os principais pontos para ter certeza de que tudo foi devidamente compreendido.
Para implementar a cultura do accountability é preciso saber quais competências e recursos as pessoas precisarão ter para atingir os objetivos. Se algo estiver faltando, é preciso cuidar para que seja buscado da melhor forma.
Durante a conversa com a equipe, é muito importante esclarecer as réguas que vão avaliar o sucesso ou insucesso. É preciso determinar metas claras, mensuráveis e objetivas que possam ser acompanhadas semanalmente. Quando algo estiver fora do esperado, vale a pena fazer um brainstorming para buscar uma solução ou redesenhar o cronograma, por exemplo.
Dar feedbacks claros, honestos e contínuos é parte essencial da cultura accountability. As pessoas precisam saber como estão em relação ao que a empresa espera delas. A pessoa está cumprindo seus compromissos? Há engajamento do colaborador? Está trabalhando bem com as outras partes interessadas? Precisa melhorar alguma competência? O feedback também pode ser dado ao gestor. A equipe pode dizer a ele se existe algo que ele possa fazer para ser mais útil.
Quando as pessoas atingirem os objetivos, elas devem ser recompensadas adequadamente – com um reconhecimento, uma promoção etc. Quando elas ficarem aquém do esperado, o gestor pode repetir todas as etapas anteriores para ter certeza de que o sistema está claro para todos. Se ainda assim os resultados não forem atingidos, pode ser o caso de mudar os papeis ou fazer algumas substituições.
Gostou do nosso artigo sobre accountability? Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos sobre estratégias de RH e aproveite para saber tudo sobre a psicologia organizacional.
Categorias
O que fazer quando a empresa não está contratando? Dicas para recrutadores
Trazer talentos para a empresa nunca foi uma tarefa fácil. Mas tudo ficou mais complicado...
Como usar dados para contratar melhor
Os processos de recrutamento e seleção sempre tiveram um quê de subjetividade. No entanto, ao...
Como fazer uma entrevista estruturada
A entrevista estruturada recruta os candidatos de forma mais objetiva. Ela envolve a harmonização de...