Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
Este artigo veio convidá-lo para uma reflexão: você sabe dizer como está o sucesso do seu RH? Pode parecer uma pergunta simples, mas ela abre um chamado para uma série de questões mais profundas.
Nosso papel aqui é ajudá-lo a conhecer seus erros e acertos e trazer estratégias para aprimorar seus processos e suas equipes. Afinal de contas, o RH é uma área primordial para as empresas e se ele está bem, isso se reflete na companhia como um todo.
Então, prepare-se para ficar por dentro de 9 passos estratégicos para promover o sucesso do seu RH.
Alô, empatia! Ter reuniões regulares para escutar a sua equipe e aquelas que o seu departamento ampara é uma ótima maneira de receber feedback e mostrar aos colaboradores que a voz deles é ouvida e que as opiniões também são levadas em consideração.
Organização e planejamento são fundamentais para o sucesso do seu RH. Para enxergar melhor as conquistas e entender o que precisa ser aprimorado no departamento, pense em objetivos, prazos e métricas.
De acordo com o artigo “15 Smart Steps To Help Measure An HR Department’s Success” (“15 Passos Inteligentes para Ajudar a Medir o Sucesso de um Departamento de RH”, em tradução livre), publicado na revista Forbes, é preciso focar no que está sob seu controle e responder sinceramente a alguns questionamentos.
Você toma iniciativas a tempo? Consegue engajar os times como um todo? Está oferecendo as ferramentas e os treinamentos adequados aos colaboradores para as funções que eles exercem? O primordial é agregar seu trabalho às metas e prioridades da companhia.
Não é fácil medir a performance do RH em termos quantitativos. O primeiro passo é garantir que haja um entendimento claro entre as lideranças da companhia com o time de RH e analisar como as métricas do departamento impactam os objetivos e as estratégias financeiras gerais. É necessário entender os objetivos da organização e desenvolver métricas para atingi-las em conjunto.
Aliando big data e tecnologia, os times de RH estão com a faca e o queijo na mão para traçar métricas.
Então, para começar, que tal utilizar o índice NPS (Net Promoter Score) para saber como o departamento é visto pelos colaboradores da companhia? Dependendo das notas recebidas, será preciso reformular algumas estratégias de RH para aumentar o envolvimento dos funcionários e delinear métricas mais holísticas. É superfácil de começar! Se precisar conte com a ajuda da equipe de TI.
Não há outro jeito: líderes de RH precisam de feedback (construtivo, claro!). Por isso, invista em pesquisas.
Elas não precisam ser longas ou megacomplicadas. Pelo contrário, desenvolva enquetes curtas e rápidas algumas vezes por ano para saber se os objetivos estão sendo cumpridos ou se alguns ajustes serão necessários.
Tenha foco! Isso significa selecionar as métricas importantes para o departamento e a organização. A qualidade da contratação, por exemplo, é um dado impactante e revelador. Uma boa dica é fazer acompanhamentos trimestrais em áreas-chave como recrutamento, engajamento e treinamento. Destaque as alterações do trimestre ou ano anterior e documente suas metas para o próximo período.
Preste sempre atenção aos indicadores-chave de desempenho. Observe o tempo médio para preencher as posições, as taxas de retenção e absenteísmo, por exemplo.
Não tenha medo de questionar sua equipe. Busque respostas para indagações como essas: “Os funcionários estão aprendendo?”; “Temos uma liderança robusta e um pipeline técnico?”; “Estamos contratando as pessoas certas?”; “A cultura é diversa e inclusiva?”; “Podemos responder a uma crise?”.
Ter um conhecimento mais aprofundado do seu time e do funcionamento dele facilitará a tomada de decisões e ajudará no sucesso do departamento.
Preze sempre pela qualidade de suas contratações. Funcionários que trabalham duro são a espinha dorsal de qualquer negócio de sucesso. Embora a velocidade e a eficiência de custos sejam importantes no recrutamento, em última análise, tudo se resume a medir a eficácia das contratações.
Acompanhe as novas contratações e meça a produção e as taxas de retenção dos funcionários.
Quanto mais o RH oferece treinamento ao talento, melhor é o desempenho do negócio. Observe esse processo sempre que possível e privilegie o fator humano. Veja se é preciso oferecer capacitação e promova workshops e atualizações de tempos em tempos. Cursos motivam as equipes e colaboram com a produtividade.
Se você achou nosso conteúdo interessante, aproveite para ler outros artigos do nosso blog. Que tal conferir cursos de RH gratuitos ou tecnologias para apoiar a comunicação e gestão do seu time de RH?
Categorias
O que é o método DISC e como usá-lo para R&S em 2024
A metodologia DISC, é uma ferramenta de avaliação comportamental apresentada pelo psicólogo de Harvard, Dr....
Como escrever uma mensagem humanizada para candidatos reprovados em processos seletivos
Nenhum candidato quer ouvir que não conseguiu a vaga tão desejada. Mas é melhor avisá-lo...
O que é dissídio salarial, como funciona e como calcular
A maioria dos profissionais de RH, certamente, já teve que lidar com o famoso dissídio...