Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
Conheçam mais uma tendência no mercado de trabalho, os “candidatos permanentes”, (Perennial Job Seeker) é um novo arquétipo de profissional que, independentemente de estar satisfeito ou insatisfeito no seu cargo atual, mantém a procura de emprego como uma atividade contínua, regular e permanente na sua vida. O conceito foi publicado recentemente no jornal The New York Times.
Segundo o artigo, ao contrário do modelo tradicional — onde a procura de emprego era uma fase temporária desencadeada pelo desemprego ou por profunda insatisfação — para estes profissionais, a procura constante é uma estratégia de carreira defensiva e proativa.
A ascensão deste fenómeno é impulsionada por uma combinação de fatores econômicos e culturais:
Instabilidade económica e incerteza: A cultura de layoffs (demissões em massa) frequentes, mesmo em setores lucrativos como a tecnologia, fez com que os trabalhadores perdessem a crença na segurança do emprego. Manter um currículo e um perfil de LinkedIn atualizados, bem como estar a fazer entrevistas, funciona como uma “apólice de seguro de carreira” contra a próxima vaga de cortes.
Erosão da lealdade mútua: As gerações mais jovens, em particular, testemunharam a falta de lealdade das empresas para com os seus funcionários. Em resposta, os profissionais adotaram uma mentalidade de que a única pessoa responsável pelo seu crescimento e compensação é o próprio, forçando a procura externa como o caminho mais rápido para um aumento salarial ou uma promoção significativa.
Melhoria contínua da marca pessoal: A prática regular de se candidatar a vagas e fazer entrevistas é vista como um exercício valioso.
Ajuda o profissional a:
Categorias
Quais as principais características e pontos fortes do profissional com perfil comunicador?
Como o profissional com o perfil comunicador pode contribuir para o crescimento de sua organização?...
Reinventando o modelo de trabalho
O que um profissional observa ao receber ou procurar uma oportunidade de emprego? Obviamente, pensaremos...
Como será a evolução do RH pós-pandemia?
De gestor tático de burocracias à líder estratégico de políticas de colaboradores: assim pode ser...