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O que é um treinamento comportamental, para que serve e como ajuda nas avaliações?

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    Vagas For Business

  • 25 de jan as 9:54
  • 7 min de leitura
profissional de RH conduzindo treinamento comportamental com colaboradora

Investir em treinamento comportamental para os colaboradores permite que eles se alinhem à cultura e valores da empresa

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Qual é a importância do treinamento comportamental para a sua organização? Seus colaboradores estão preparados para as mudanças que ainda vão chegar até sua empresa? Talvez sua resposta seja “não”, pois não se sabe exatamente qual a nova transformação que está a caminho, certo?

Porém, algumas competências são fundamentais para dar mais força e ânimo para enfrentar os desafios vindouros: as chamadas soft skills. E como mantê-las em alta? Com treinamentos comportamentais.

Neste artigo, vamos abordar como o treinamento comportamental surgiu, sua importância, tipos de treinamentos e como implantá-los. Confira!

O que é treinamento comportamental?

“Se você quer mudar atitudes, comece com uma mudança de comportamento”. A frase, do psiquiatra norte-americano William Glasser, diz muito sobre o que é treinamento comportamental. Trata-se de um processo de mudança de hábitos e atitudes dos colaboradores fomentada por estímulos da organização.   

Pode parecer ilógico buscar melhorias em aspectos humanos por excelência. Nascemos para viver em grupos, para colaborar, para nos ajudar mutuamente, não?

Em tese, sim. No entanto, vivemos carregados de emoções, medos, alegrias, traumas e outros sentimentos que, se não forem bem compreendidos e administrados em suas manifestações, podem colocar muita coisa a perder.

Assim, é importante olhar para o conjunto de competências comportamentais dos profissionais em sua empresa. Elas não são desenvolvidas na trajetória acadêmica tradicional, mas possuem igual importância.

Qual é o objetivo do treinamento comportamental?

Preparar os colaboradores para estarem alinhados em termos de comportamento e atitudes conforme a cultura, valores e propósito da empresa é um caminho para se chegar a bons resultados – além de definir os objetivos do treinamento comportamental.

O que um treinamento comportamental aprimora comportamentos alinhados à cultura e acende o alerta para outros que estejam desalinhados. Tudo isso sem afetar as individualidades e singularidades de cada colaborador.

Assim, mesmo que dois colaboradores tenham diversas ideias contrárias a respeito de um projeto, por meio de um treinamento comportamental eles terão melhores condições de apresentar seus pontos de vista sem desgastes desnecessários.

Quais são os benefícios de fazer treinamentos comportamentais na empresa?

Agora que você já conhece o que é e os objetivos do treinamento comportamental, que tal dar uma olhadinha nas vantagens ao adotar essa prática:  

  • ao investir em treinamentos comportamentais, a empresa fortalece a diversidade;
  • atrelado a isso, aumenta o orgulho e o sentimento de pertencimento dos colaboradores, que se veem respeitados e valorizados na organização;
  • com esse orgulho, o engajamento cresce;
  • a satisfação também aumenta;
  • o absenteísmo tende a diminuir, bem como o turnover;
  • com equipes mais entrosadas, o clima organizacional melhora;
  • os líderes são mais bem preparados para sua função, inclusive para fazer avaliações de desempenho melhores;
  • as equipes desenvolvem mais resiliência e inteligência emocional;
  • a produtividade cresce;
  • a empresa chega aos melhores resultados – e da melhor forma possível.

Pensando do ponto de vista do colaborador, temos também alguns benefícios:

  • melhora a compreensão da postura e do comportamento no trabalho;
  • melhora condições de crescer na carreira;
  • aumenta sua capacidade de trabalhar;
  • aprimora sua capacidade de se comunicar e a empatia;
  • ao buscar conhecer mais suas emoções e como lidar com elas ou administrá-las, ajuda no autoconhecimento.

Ou seja, todos ganham com um treinamento comportamental. Até o mundo fora da empresa!

Quais são os tipos de treinamentos comportamentais?

Tudo o que se refere ao que é humano pode estar dentro do escopo de treinamentos comportamentais. No entanto, alguns temas são mais presentes e comuns no mercado ou nas empresas.

São eles:

Comunicação

Para que uma organização atinja sua melhor performance, é preciso que a comunicação entre as pessoas seja direta, objetiva e, ao mesmo tempo, humanizada. Afinal, não existe gestão sem uma comunicação clara e inclusiva. 

Não é apenas o processo de comunicação a que nos referimos, mas em falar a mesma língua e de forma não violenta. Saber se fazer compreendido para que não paire nenhuma dúvida sobre um assunto ou para que um ponto de vista seja bem interpretado. 

Treinamentos comportamentais que trabalham a comunicação entre os colaboradores atingem objetivos importantes, como:

  • conferir mais agilidade nas trocas cotidianas, pois elas têm propósito bem definido e são comunicadas de modo objetivo;
  • reduzir a refação de trabalho, uma vez que o entendimento das entregas fica claro;
  • melhorar o clima organizacional, já que as pessoas se comunicam melhor e, então, podem criar laços genuínos.

Conflitos

Quem nunca teve um bom embate com um colega de trabalho sobre uma determinada ação que levante o braço. Conflitos são comuns e até importantes para ajudar uma pessoa, equipe ou até toda a empresa a sair da zona de conforto.

Mas não pode ser uma guerra.

Saber lidar com opiniões contrárias é uma capacidade que pode e deve ser muito bem trabalhada. Caso contrário, no fim do dia, entre mortos e feridos, talvez nem a empresa se salve.

Portanto, o treinamento que indica como os colaboradores podem lidar da melhor forma com conflitos do dia a dia traz os seguintes ganhos:

  • melhora o clima organizacional;
  • aumenta a produtividade da equipe;
  • diminui a rotatividade; 
  • aumenta a criatividade das equipes;
  • retém mais talentos.

Gestão do tempo

O que é urgente e o que é importante? Como não se deixar levar por distrações digitais dentro do trabalho? Como saber para onde levar sua atenção e esforço? Procrastinação não é apenas um problema de falta de organização de agenda. Outros fatores podem interferir na capacidade de uma pessoa em cumprir prazos.

Talvez a comunicação desse tempo e da importância não tenha sido bem compreendida (comunicação). Ou, ainda, a pessoa não se sente valorizada, ou motivada a cumprir essa tarefa.

Ao ajudar as pessoas a gerenciarem melhor o tempo e a entenderem o que as faz procrastinar, a empresa, consequentemente, ganha em produtividade, além também de se beneficiar com: 

  • entrega dos trabalhos no prazo;
  • aumenta a confiança do profissional;
  • redução de estresse e ansiedade dos colaboradores.

Trabalho em equipe

Sem comunicação não há time unido. E mesmo que a comunicação seja bem executada, alguns pontos ainda merecem atenção.

Entender os perfis de quem compõem uma equipe contribui para o líder encontrar as melhores estratégias para extrair o máximo de qualidade dela.

Aqui, também há a questão da empatia, uma competência muito valorizada.

Por fim, tendo as pessoas com comportamentos e atitudes mais alinhadas à cultura organizacional, ter uma equipe unida fica mais fácil. Portanto, resumindo, os benefícios corporativos desse tipo de treinamento são:

  • melhora o clima organizacional; 
  • aumenta a produtividade; 
  • estimula a inovação;
  • melhora a comunicação e confiança nos membros da equipe;
  • diminui a rotatividade da equipe.

Inteligência Emocional

Quantas mudanças, desafios, derrotas e vitórias passamos em nossas vidas? Em cada situação, um aprendizado em saber como lidar com o que sentimos.

Em mundo cada vez mais mutante, cada vez mais competitivo, com desafios seguidos de desafios, manter a sanidade emocional demanda muita Inteligência Emocional. E isso pode ser trabalhado em treinamentos comportamentais. 

E há inúmeras vantagens para o profissional e a corporação na adoção desse tipo de treinamento: 

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  • o colaborador reconhece as próprias emoções;
  • gera sentimento de empatia pela equipe; 
  • o profissional consegue se relacionar melhor com outras pessoas; 
  • gera maior clareza nas prioridades, objetivos e ações do colaborador;
  • melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • aumento do nível de comprometimento com suas tarefas cotidianas.

Liderança

O líder tem um papel mais acentuado a partir da pandemia de covid-19. Muitas emoções vieram à tona, como medo da morte, de demissão, tristeza. A saúde mental e emocional dos colaboradores pedia uma postura mais humanizada da liderança, que acabou se vendo sem respostas para muitas das demandas dos colaboradores.

Porém, a empatia contribuiu para os verdadeiros líderes compreenderem a dor do outro. Souberam como lidar com as próprias emoções para evitar impactos negativos – mas sem mentir sobre algo, apenas administrando e comunicando bem os sentimentos.

Preparar uma liderança com treinamentos comportamentais auxilia na formação de líderes mais humanizados. Pode soar estranho imaginar um líder que não seja “humano”, mas existem muitos nessa função que eram excelentes técnicos e não exatamente voltados para as relações interpessoais.

E convenhamos: o papel do líder é, no fundo, lidar com pessoas sempre. Com isso, a empresa ganha nos seguintes critérios: 

  • inspirar pessoas;
  • resolver conflitos internos;
  • nortear de forma mais precisa os negócios;
  • incentivar a inovação nas equipes;
  • reduzir a taxa de turnover.

Como aplicar um treinamento comportamental?

Agora que você já sabe o que é um treinamento comportamental, seus benefícios para a empresa (e além dela), seus objetivos e alguns tipos, é hora de ver dicas de como aplicar em sua empresa. 

Descubra quem são seus colaboradores 

O primeiro passo é conhecer quem compõem sua organização. Quem são os colaboradores? Sem ter um perfil (até comportamental) deles, nada feito.

Como você vai identificar o gap comportamental a ser trabalhado? Como achar o conteúdo e a melhor estratégia de ensino?

Teste de perfis comportamentais, entrevistas e conversas com esse pessoal ajudam nesse sentido.

Veja qual é a lacuna da organização

O que precisa ser melhorado em termos comportamentais?

É muito importante que a solução desse gap esteja muito alinhada com as reais necessidades da empresa. Caso contrário, será apenas mais um curso para tomar tempo do colaborador.

Certifique-se qual é o problema 

A baixa produtividade de uma área se dá pelo atraso das entregas dela? É uma questão de gerenciamento de tempo ou uma falha de comunicação do gestor sobre a importância do trabalho de cada um?

Identificar um problema a ser tratado demanda algumas reflexões importantes para evitar cuidar apenas de algo superficial.

Veja também: Indicadores de Produtividade: 10 Principais Que o RH Deve Acompanhar 

Verifique quem ministrará o treinamento 

Público escolhido, gap identificado, tema delineado. E quem aplica o treinamento?

Pode ser alguém da própria empresa ou de uma consultoria, ou empresa de treinamento externa.

Seja quem for, verifique sempre a capacidade e competência do instrutor ou instrutora no assunto em questão.

Defina o método de treinamento

A depender do tema e do perfil do público, as estratégias ou modelos de ensino podem variar.

Alguns colaboradores são mais chegados em desafios ao ar livre para exercitarem determinada competência. Outros rendem mais com um programa estruturado em apostilas e vídeos.

Na identificação do perfil de cada um é possível entender essas preferências e adequar da melhor forma.

Mensure o engajamento das pessoas 

Depois de aplicar o treinamento, é importante ter algumas métricas que indiquem se o conhecimento foi absorvido e está sendo aplicado no dia a dia ou se alguma outra ação precisa ser tomada para melhorar ainda mais as condições de trabalho para os profissionais.

Você pode acompanhar métricas como:

  • a produtividade de uma equipe depois do treinamento;
  • mudanças de indicadores na pesquisa de clima;
  • avaliações de colaboradores a gestores e vice-versa;
  • motivos de pedidos de demissão.

Dessa forma, você traz para a realidade dos dados a eficiência do treinamento comportamental para as equipes e quais ajustes precisam ser feitos para os próximos.

Volte ao início

Lidar com pessoas é lidar com razão e emoção. Muitas vezes, mais com a emoção. Assim, pensar em aprimorar comportamentos e alinhar atitudes com os valores e cultura da empresa é um processo que nunca acaba – até porque entram novas pessoas e se desfazer de velhos hábitos é difícil.

Portanto, nunca pense que bastou um treinamento para acabar com o gap.

Qual é a atitude de sua empresa

Atrair e reter os melhores talentos não é uma tarefa fácil para qualquer empresa. Isso requer atrair a atenção desse profissional e mostrar para ele que, naquela organização, ele terá condições para se desenvolver e crescer.

É preciso conquistar coração e mente. É razão e emoção juntas.

A possibilidade de um profissional melhorar sua Inteligência Emocional e uma série de outros aspectos comportamentais servem não apenas para chamar a atenção dos melhores talentos e mantê-los na empresa.

O melhor talento sabe quanto isso agrega em sua vida, seja profissional e pessoal.

E a empresa ganha profissionais mais bem preparados para lidar com as tensões e receios que todo processo de mudança traz consigo.

Ter equipe resilientes, pessoas com empatia, que sabem lidar com as emoções, que têm elevado nível de autoconhecimento e que sabem se relacionar com as demais é um trunfo em um mercado em constante ebulição.

A questão é: como está o comportamento ou atitude de sua organização sobre isso?

Gostou do nosso guia de treinamento comportamental? Se você quer se aprofundar no tema, convidamos você também a ler um artigo sobre gestão de desempenho.

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