Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Cada vez mais, as empresas têm se esforçado para garantir boas práticas na inclusão e cumprir com os objetivos que visam a diversidade e respeito aos profissionais e clientes. Entretanto, lidar com a diversidade e a inclusão de profissionais com deficiência ainda é um desafio.
Uma pesquisa realizada pela VAGAS.com em parceria com Talento Incluir aponta que 48% dos profissionais de RH enxergam o preconceito e a falta de informação como as principais dificuldades quando se fala em inclusão. Para desenvolver esse tipo de cultura de forma produtiva e sustentável é necessário conhecer sobre o assunto. O processo do RH para inclusão de pessoas precisa ser contínuo e cíclico e a conscientização é o caminho para quebrar o preconceito e os rótulos que excluem as pessoas com deficiência.
A falta de informação leva ao preconceito e inibe a inclusão de acontecer.
Inclusão de profissionais com deficiência no mundo do trabalho não é apenas contratar, é um processo que demanda desenvolvimento da cultura organizacional. Quando a alta liderança apoia a diversidade na empresa, as ações de inclusão acontecem com mais agilidade e os resultados positivos aparecem rapidamente.
A área de Recursos Humanos é, geralmente, a principal responsável por desenvolver esses programas. Sendo assim, os profissionais de RH precisam de desenvolvimento e preparação para identificar o papel do RH na diversidade e assumir com tranquilidade as responsabilidades do dia a dia, envolvendo outras áreas em determinados momentos. Afinal, todos da empresa devem se sentir participantes pelo sucesso do programa.
É importante ter em mente que além de tudo isso, a diversidade possibilita a geração de novos negócios, proporciona ideias para o crescimento da empresa e reafirma a marca corporativa como inclusiva perante consumidores, concorrentes e fornecedores.
A inclusão sustentável vai além da obrigação da lei, empresas inclusivas sabem que times diversos proporcionam ganhos para o negócio.