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Se a sua empresa está comemorando mais um ano de vida em meio a tantos acontecimentos recentes, você tem muitos motivos para comemorar. Para isso, é preciso pensar em ideias de aniversário da empresa que conectem a celebração com o propósito da companhia.
A Vagas está fazendo 23 anos hoje! Promover encontros de valor entre profissionais e empresas é o que nos move.
Para celebrar a data, separamos para você algumas ideias para comemorar o aniversário da empresa e também vamos entender a importância dessas ações tanto para as pessoas colaboradoras quanto para a força da marca empregadora.
Acompanhe!
5 motivos para comemorar o aniversário da empresa
Comemorar o aniversário da empresa pode ser uma oportunidade e tanto para conectar ainda mais as pessoas colaboradoras com a marca empregadora.
Gerar conexões genuínas cria um clima muito mais agradável no ambiente de trabalho (o que anima os colaboradores em seu dia a dia e se reflete em suas entregas) e faz com que as pessoas se tornem verdadeiras promotoras de sua marca.
Tendo isso em vista, separamos 5 motivos para comemorar o aniversário da empresa. Confira!
1. Cuidado com o employee experience
Ao celebrar o aniversário da empresa, é muito importante ter em mente que o bom funcionamento do negócio depende da boa experiência que o colaborador tem na organização. Afinal, se a employee experience é positiva, o engajamento também será e algumas situações podem ser evitadas, como alta taxa de turnover.
Por isso, na comemoração, lembre-se de celebrar os colaboradores da sua companhia. Ao serem lembrados e reconhecidos, sentimentos de afinidade e de afirmação podem ser gerados.
Importante ressaltar que essa troca só será benéfica se, no dia a dia, além das datas especiais, a experiência do colaborador com a marca empregadora também for positiva.
Por isso, construa um ambiente colaborativo. Dessa forma, nas datas comemorativas, o sentimento ganha ainda mais força.
2. Fortalecimento do employer branding
Ao pensar nas ideias de comemoração do aniversário da empresa, entenda quais são os pontos de destaque que fazem com que sua marca se diferencie das outras do mercado. Pense na trajetória do seu negócio até o momento e entenda o que a empresa oferece de melhor.
Esse é o momento para fortalecer o employer branding e mostrar tanto para as pessoas de dentro da companhia quanto para o mercado de trabalho quais são as fortalezas.
Este ponto se conecta diretamente a employee experience, uma vez que se os colaboradores têm boa experiência com sua marca, eles se tornam promotores dela e reforçam ainda mais a marca empregadora.
3. Atenção ao clima organizacional
Fazer eventos ou ações comemorativas também é uma ótima oportunidade para trabalhar o clima organizacional. Promover espaços de respiro da correria do dia a dia para celebrar um marco de aniversário e lembrar o colaborador que ele faz parte do sucesso da empresa tem potencial para melhorar ainda mais o clima entre os colaboradores e a percepção que eles têm da marca.
Mais uma vez, vale o reforço: essa ação só terá seu potencial máximo se, na rotina, o clima já é um cuidado que o RH tem em seu radar. Isto é, a preocupação com o bem-estar das pessoas e com o clima organizacional deve ser constante, e não apenas em datas especiais.
4. Oportunidade para equipes de unirem
Seja qual for o meio de celebrar o aniversário da empresa (palestras, workshops, festa, dinâmicas), lembre-se de sempre promover a aproximação entre as equipes e entre pessoas de diferentes áreas.
Apesar de ser um evento corporativo, tirar um pouco da formalidade pode ser uma excelente oportunidade para unir ainda mais as pessoas. Essa aproximação pode contribuir tanto com as entregas do dia a dia quanto com a manutenção, justamente, do clima organizacional.
Quanto mais sintonia os colaboradores tiverem entre si, mais leve fica a rotina de trabalho e mais engajamento para efetuar boas entregas.
5. Humanizar a marca empregadora
Ao celebrar o aniversário da empresa, lembre-se evidenciar as pessoas que estão por trás da marca. É de suma importância que os tomadores de decisão e pessoas de altos cargos também estejam presentes, humanizando a marca empregadora.
É muito relevante que o colaborador saiba que a marca é feita por pessoas e que essas pessoas se fazem presentes na rotina da empresa.
Dar uma cara à marca vai deixá-la mais próxima tanto dos colaboradores e dos candidatos que se identificam com a empresa quanto de potenciais clientes que querem fechar negócio.
7 ideias do que fazer no aniversário da empresa
Para você se organizar e já colocar a mão na massa na próxima comemoração de aniversário da sua empresa, separamos 7 ideias que vão engajar os colaboradores e fortalecer ainda mais a sua marca.
1. Faça uma semana de “esquenta”
Criar expectativas por meio do gatilho de antecipação pode ser uma ótima alternativa para engajar ainda mais os colaboradores para o grande dia da celebração. Você pode se valer das ferramentas de comunicação interna para promover a conexão entre pessoas e marca empregadora.
Algumas ideias para essa semana são:
- quizzes sobre a história da empresa;
- promover concursos culturais e anunciar o ganhador no dia do aniversário da empresa;
- dar pistas de atrações especiais que vão acontecer no evento de celebração;
- fazer sorteios de presentes ou vale-presentes que tenham a ver com os colaboradores;
- fornecer fundos de tela especiais para a grande data.
Quando a antecipação realmente é a cara das pessoas que atuam na empresa e geram interesse, a participação no dia do aniversário da empresa tende a ser ainda mais intensa.
2. Envie um kit festa
Sendo a comemoração presencial ou on-line, distribuir um kit para a festa da empresa é uma boa alternativa para criar a atmosfera de celebração.
Invista em um kit com produtos que façam sentido para a data e para as pessoas colaboradoras. Se você optar por um kit com quitutes, faça uma pesquisa para saber quem tem alguma restrição alimentar, por exemplo.
Caso haja colaboradores em outras cidades, procure um bom fornecedor local que possa atender a empresa e que siga uma linha de kit parecida, para que não haja muita diferença.
Avise os colaboradores que esse kit é para toda a empresa celebrar mais um ano de conquistas e aprendizados. Assim, no evento de comemoração, ainda é possível promover esse momento de confraternização.
Dica de ouro: incentive os colaboradores a tirarem fotos e postarem em suas redes sociais. Demonstrações públicas e voluntárias são grandes aliadas do fortalecimento de sua marca.
3. Promova um dia de programação especial
No dia do aniversário da empresa, que tal juntar todos os colaboradores para celebrar o marco?
Promova um dia de atividades especiais para relembrar a trajetória da empresa e comemorar os sucessos atingidos: isso vai estreitar o laço entre as pessoas da empresa e criar o sentimento de pertencimento.
Aqui, você pode investir em:
- palestras com os fundadores da empresa;
- depoimentos de pessoas que estão há bastante tempo na companhia;
- dinâmicas para promover conversa e aproximação entre pessoas;
- atividades que tragam informações da história da empresa;
- gincanas que exaltem as conquistas.
Caso seja necessário ter pessoas na linha de frente de atendimento, organize rodadas de atividades para que todos tenham oportunidade de participar.
4. Organize atividades que remetam à história da empresa
Seja no “esquenta” ou no grande dia, é muito importante relembrar a história da empresa.
Mostre aos colaboradores mais novos toda a trajetória que se fez até o momento e o potencial de atuação que eles têm e relembre os mais antigos de que eles fazem parte dessa grande história e que o sucesso da companhia tem contribuição deles.
Outro caminho interessante é tornar a história da empresa conhecida fora da organização também. Para isso, disponibilize um vídeo institucional que os colaboradores possam compartilhar em suas redes sociais. Além disso, você pode investir em pontos “instagramáveis” pelo evento e propor uma hashtag para acompanhar as fotos publicadas nas redes.
Assim, você ajuda a fomentar a criação de uma comunidade para além do ambiente corporativo.
5. Disponibilize auxílio-desenvolvimento especial
Outro modo de engajar os colaboradores durante as comemorações é disponibilizar um valor exclusivo de auxílio-desenvolvimento. Com isso, você promove a cultura de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa e auxilia os colaboradores a investirem em conhecimento.
Você pode pensar em uma ação especial, que tem duração por tempo limitado, como:
- maior valor do auxílio, caso essa já seja uma prática da empresa;
- parcerias exclusivas com faculdades, escolas de idioma ou outros institutos de educação;
- sorteio de bolsas de estudo ou de descontos para determinados cursos.
Lembre-se de que investir no knowhow do colaborador, além de trazer ganhos para suas entregas, também demonstra o cuidado e a preocupação que a companhia tem em manter as pessoas atualizadas e em sua melhor performance.
6. Organize uma refeição coletiva
Momentos de descontração, de trocas e de conversas são super importantes, não é mesmo? Que tal reunir todas as pessoas numa refeição para promover esse encontro?
Você pode fazer um café da manhã ou da tarde ou até mesmo um almoço. Nesses momentos de trocas mais leves, é importante ressaltar que, enquanto as pessoas interagem e se conectam, é a sua marca que está promovendo esse encontro (e é disso que os colaboradores vão se lembrar).
É muito importante lembrar que existem pessoas antes de existirem profissionais e que a troca de experiências é fundamental para todos nós. Seja promotor de momentos assim!
7. Leve a comemoração para os clientes
Envolver seus clientes na comemoração da empresa leva o clima festivo para além da companhia e traz mais visibilidade para a marca.
Com os times de marketing e de vendas, entendam quais os cenários possíveis para promoções ou ações especiais para os clientes e para os prospects se engajarem ainda mais com seu negócio.
A Vagas completa 23 anos e temos orgulho de nossa trajetória. Hoje, com um processo de recrutamento conectado de ponto a ponta, nós ajudamos empresas e profissionais a se escolherem e irem cada vez mais longe, juntos.
Isso é transformador. É isso o que nos move.