• Notícias

Home office na VAGAS.com: como estamos apoiando nossos colaboradores

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 17 de abr as 9:51
  • 4 min de leitura
Equipe da empresa VAGAS.com reunida.

Veja como a VAGAS.com está se readequando para manter a cultura organizacional forte na quarentena

Tópicos desde artigo

O dia 11 de março de 2020 ficará marcado na história. Nessa data, a OMS anunciou oficialmente que o Covid-19 é uma pandemia. De uma hora para outra, empresas privadas e públicas tiveram de tomar medidas em meio ao caos. Não foi diferente na nossa empresa. Em consenso, foi decidido que os profissionais trabalhariam totalmente a distância na quarentena na VAGAS.com, embora o home office já fosse parte da nossa cultura organizacional.

Muitas organizações não estavam preparadas para atuar no sistema de teletrabalho. De um dia para o outro, essas empresas tiveram de criar uma política home office a toque de caixa para manter ativos seus negócios. Essa movimentação de criar uma política de trabalho a distância não foi necessária na VAGAS.com, visto que há anos a empresa já trabalha com o teletrabalho, seja esporádico ou full time.

“Como o home office na VAGAS.com já era algo natural, não tivemos problemas com isso”. explica Juliana Franco de Macedo Simões, analista de Relações Humanas. Porém, as circunstâncias mudaram. Nem todos os colaboradores estavam acostumados a atuar a distância, e, mesmo aqueles que já trabalhavam em casa, tiveram suas rotinas impactadas pelo isolamento imposto pelo Covid-19.

Quarentena e home office na VAGAS.com

O formato de trabalho na VAGAS.com é muito colaborativo. Áreas de negócio distintas se unem para fortalecer a empresa. E isso fica muito claro durante o ritual de café da manhã e da tarde na empresa. É comum nessas ocasiões ver as pessoas conversando sobre assuntos aleatórios. Esse aspecto do fit cultural da empresa foi cessado com o isolamento social.

“Transportar esse comportamento para um ambiente virtual tem sido desafiador”, diz a executiva Juliana Macedo. Ela relata que os colegas têm sentido falta desse contato pessoal, de manter os rituais do trabalho mesmo que distantes. A criatividade foi o remédio para esse afastamento.

Ajuda de custo e infraestrutura

Para tentar suavizar essa mudança e ajudar colegas de trabalho, a VAGAS.com distribuiu um modem 3G aos colaboradores que tinham acesso restrito à internet em casa.

Além disso, funcionários puderam levar para casa cadeiras, apoio de pé, monitores e outros equipamentos para deixar o cantinho de trabalho ainda mais completo. A iniciativa foi complementada por um bônus em dinheiro para a compra de móveis e outras ferramentas importantes para o home offce.

A empresa também passou a oferecer uma ajuda de custo mensal para custear upgrades de internet e contas de energia.

Incentivo à saúde física e mental

Também foi mantida a pausa para o “lanche virtual” no meio da tarde e atividades físicas online. O professor que lecionava ginástica laboral no escritório da VAGAS.com passou a atuar virtualmente. No mesmo horário da atividade presencial, as pessoas podem exercitar o corpo e manter a rotina que tínhamos no escritório.

Além disso, foi criado um programa de atividades físicas gratuito que permite que colaboradores balancem o esqueleto duas vezes na semana, assim como um programa nutricional.

Mas não é só o corpo que precisa ser exercitado em tempos de isolamento, a mente também deve ser estimulada neste período. Surgiu assim o programa Clube do Livro Online. Nessa agremiação virtual, os colaboradores da VAGAS.com podem dar dicas e sugestões de livros, discutir o conteúdo das obras e se divertir, cada um em sua casa.

Isolados anônimos

Mesmo com todas essas ferramentas virtuais, ainda há quem não se adeque a essa nova realidade. Essa mudança, de um dia para outro, foi muito abrupta.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Para tentar diminuir os efeitos do isolamento social, a VAGAS.com criou algumas atividades de acolhimento como o IA – Isolados Anônimos. “É um espaço para que as pessoas possam expor as dificuldades que têm enfrentado nesse período e, com a ajuda dos colegas, encontrar formas para resolver essas questões”, explica Juliana.

Ainda assim há pessoas que não conseguem expor esses sentimentos. Neste caso, a VAGAS.com nos incentiva a praticar a escuta ativa para apoiar quem tiver mais dificuldade de lidar com o momento. “Além desses programas, outras atividades devem entrar no ar em breve. Não posso dar muito spoiler”, brinca Juliana.

Apoio para pais e mães

Quarentena é um momento delicado, visto que os colaboradores precisam dividir a atenção no trabalho com os filhos. Por isso, as pessoas estão adaptando a sua jornada de trabalho, e a VAGAS presta todo o apoio quanto a isso, flexibilizando horários para que as pessoas consigam organizar melhor sua rotina.

Videoconferências semanais

Outro alerta foi acesso no momento do consenso do home office: como garantir a cultura organizacional no isolamento?

A VAGAS.com é uma das pioneiras do modelo de gestão horizontal no Brasil. “Não temos hierarquia e trabalhamos nossas diretrizes em consonância de opiniões”, nas palavras do nosso fundador, Mário Kaphan, a empresa é radicalmente horizontal, pois acredita que esse modelo seja propício à vivência de valores compartilhados.

E as bases de sustentação desse modelo são uma forte comunicação, autonomia e responsabilidade dividida. O mote na VAGAS.com é “eu faço o que eu quero e todos têm tudo a ver com isso”. Em outras palavras, temos muita autonomia, mas precisamos respeitar a opinião dos colegas e entregar resultados. A manutenção dessa cultura é, portanto, fator-chave para o sucesso do negócio.

“Nós intensificamos as nossas comunicações e criamos videoconferências semanais para que todos fiquem por dentro do que está acontecendo na empresa”, sublinha a executiva. “Além disso, temos divulgado dicas de como lidar com a rotina de home office e como manter a saúde mental neste isolamento”, conta.

Festa junina online e outras celebrações

Colaboradores da VAGAS.com em festa junina online.

O time da VAGAS ainda promoveu encontros virtuais muito animados e conscientizadores, como festa junina online, roda de conversa sobre racismo estrutural, debates inerentes à comunidade LGBTQI+.

Resultados promissores

Embora a VAGAS já praticasse o home office, sua transformação de parcial para integral trouxe resultados surpreendentes. O engajamento, comunicação e eficiência dos colaboradores refletiu postivamente no negócio, por meio do aumento dos rendimentos e o lançamento de novas funcionalidades na plataforma VAGAS for business.

Os próximos capítulos dessa saga ainda serão redigidos. Mas já temos algumas certezas de como será o enredo: focará certamente na criatividade de manter a cultura organizacional da VAGAS.com viva de forma virtual e a distância.

Gostou do relato de como estamos lidando com o home office na VAGAS.com? Saiba mais sobre o modelo de gestão horizontal da VAGAS.com.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.