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É fato que o papel do feedback entre os membros de uma organização é essencial, já que ele guia os funcionários quanto às expectativas do negócio. Porém, muitas empresas têm integrado também o feedforward – conceito desenvolvido pelo autor e treinador de lideranças, Marshall Goldsmith.
A prática, que é cada vez mais popular nos locais de trabalho, cria um ambiente de trabalho mais positivo para o futuro ao estabelecer metas e fornecer suporte e incentivo necessários para atingir o próximo nível de desempenho.
Saber a diferença entre feedforward e feedback torna os benefícios fáceis de identificar. Lembre-se de que o passado é imutável, mas o futuro está sujeito a mudanças. O feedforward se concentra no desenvolvimento de um futuro melhor. Saiba mais:
Feedforward é o estudo das habilidades e análise do comportamento de colaboradores para identificar quais delas desenvolver no futuro, guiando mudanças positivas.
Em artigo para a Society for Human Resource Management (SHRM), o escritor Christopher D. Lee exemplifica o processo: “Nos esportes, um treinador pode dizer: ‘Fique de olho na bola quando [isso] ou [aquilo] acontecer.’ O diretor de uma peça pode fazer com que o ator principal sorria mais para atrair a atenção do público. Um supervisor pode dizer a um novo contratado que fazer boas perguntas é um sinal de crescimento, não de fraqueza, e fazê-lo com mais frequência. Resumindo, o feedforward dá conselhos, apoio e incentivo, além de orientação e direção. Ele é projetado para melhorar o desempenho”.
Em outras palavras, ele fornece sugestões para o futuro do colaborador, de modo a ajudá-lo a aprimorar seu comportamento.
Estamos familiarizados com o conceito de feedback no RH: dar uma revisão construtiva dos altos e baixos do desempenho anterior de um colaborador. Ele é um elemento necessário e positivo porque fornece avaliação e responsabilidade, afinal todos os funcionários precisam saber onde estão. No entanto, eles também precisam saber para onde estão indo.
O feedforward pretende preencher esta lacuna ao prever o futuro idealizado do profissional em uma empresa, criando assim um plano de ação para alcançá-lo.
O objetivo final do feedback positivo ou negativo é alcançar uma mudança por meio da correção de ações passadas ou ao reforçar um comportamento anterior específico. Já o feedforward visa moldar o curso futuro das ações do colaborador, tentando obter assim os resultados corretos já na primeira tentativa.
Uma avaliação feedforward ajuda as pessoas a imaginar e focar em um futuro positivo, não em um passado fracassado. Ele pode ajudar funcionários a aprender métodos novos e eficazes para resolver problemas.
Diferente do feedback construtivo, que pode afetar a produção de trabalho de um funcionário se não for entregue de forma adequada, o feedforward elimina esse risco pois remove conotações negativas. Em vez disso, oferece motivação, apoio e reforça as relações interpessoais positivas.
Se você acha que sua empresa, colaboradores ou colegas de trabalho estão presos em uma roda de hamster, o feedforward pode ajudá-lo a quebrar barreiras e começar a progredir em um ritmo mais rápido. Também pode ajudá-lo a descobrir os membros da equipe preparados para liderar.
Há diversas maneiras de estruturar o processo de feedforward. Uma delas contempla as etapas abaixo:
Em termos simples e claros, é nesta etapa em que se traçam metas de desenvolvimento. Um exemplo seria “Finalizar mais tarefas a cada semana”.
Defina um ou mais parceiros para cada profissional. Eles serão responsáveis por dar sugestões úteis sobre como atingir seu objetivo. Não deve haver nenhuma referência ao passado, já que o foco é tornar o futuro melhor.
É hora de criar o plano de desenvolvimento do colaborador, o qual deve se adequar ao seu estilo, motivação e aspiração.
O feedforward deve ser repetido sempre que necessário. A repetição permite rastreamento, calibração, ajuste e otimização eficazes e cria espaço para a prevenção de problemas e apoio imediato dos supervisores quando as coisas saem do curso. Além disso, a frequência também ajuda a manter o foco.
O processo de feedforward se adapta a todos os funcionários, de modo que pode ser ensinado e implementado em todos os níveis e partes da organização.
O método de feedforward é muito interessante para fazer uma excelente gestão de desempenho. Veja mais dicas de como fazer isso!
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