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Encontrar os melhores talentos é um desafio rotineiro, mas há estratégias para atraí-los para o seu negócio. Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, onde 87% das empresas dizem que já estão enfrentando uma lacuna de habilidades ou esperam que isso aconteça em breve, estabelecer um Employee Value Proposition (EVP) atraente pode fazer a diferença na atração e retenção de talentos.
Conhecida no Brasil como Proposta de Valor ao Empregado, resumidamente, o EVP é uma lista de motivos pelos quais um profissional gostaria de trabalhar na sua organização.
Pontuar e evidenciar essas razões são ótimas alternativas para mostrar aos profissionais o porquê eles devem escolher a sua companhia, afinal mais da metade dos recrutadores acreditam que o principal desafio deles é diferenciar sua empresa da concorrência.
Se você quer saber mais sobre como tornar sua organização singular para os talentos, continue conosco neste artigo.
EVP significa “Employee Value Proposition”, que em português pode ser traduzido como “Proposta de Valor ao Colaborador”. O EVP refere-se ao conjunto de benefícios, recompensas, oportunidades de desenvolvimento, cultura organizacional e outros aspectos que uma empresa oferece aos seus colaboradores em troca de seu trabalho e dedicação. É uma estratégia para atrair, reter e engajar os talentos dentro da organização.
Do ponto de vista do candidato, é, basicamente, o conjunto de razões pelas quais ele deve ingressar ou permanecer na empresa, tais como:
Na prática, o EVP é um elemento dinâmico, construído em conjunto pela empresa, os colaboradores, os clientes e a cadeia de fornecedores. Além disso, não deve ser confundido com a marca empregadora, que será a maneira como a organização vai vender essas “vantagens competitivas” para os candidatos.
Uma das maiores vantagens de ter uma EVP é a construção de uma marca empregadora forte, o que facilita muito não só na atração de talentos, como também na retenção desses profissionais
Ao comunicar a experiência de trabalhar em sua organização, você atrairá candidatos que se encaixam naturalmente no fit cultural de sua organização e valorizam os benefícios empresariais que receberão por suas habilidades e experiência.
Sendo assim, uma forte proposta de valor do empregador significa para a organização:
E, se ainda não está convencido em investir em ações que reforcem o EVP de sua empresa, confira algumas estatísticas que vão te fazer repensar:
O EVP se trata da experiência dos colaboradores da sua empresa trabalhando ali. O Employer Branding, por outro lado, é como isso é visto e mostrado no mercado, criando uma reputação de boa empregadora.
O que torna uma marca singular? Como fazer com que seus colaboradores sintam paixão em trabalhar na sua organização? Pare para pensar: o que te atrairia para trabalhar nesta organização? O desafio? A proposta salarial? O nome dela no segmento que atua? Ou ainda algum programa específico da organização?
Qualquer uma dessas respostas leva a uma proposta de valor do empregador única da organização. Mas para superar a concorrência, é preciso ir além, construir um EVP que seja lembrado pelos candidatos.
Os tomadores de decisão da empresa precisam entender o EVP como uma estratégia importante para o bom andamento do negócio, e não algo que se resume a ações dispersas e descontextualizadas. Por isso, é essencial conduzir estudos e fazer análises aprofundadas. O EVP de sua organização pode agregar muito no processo de atração e retenção de talentos, conduzindo o negócio para outro patamar.
Antes de qualquer coisa, algumas perguntas devem ser respondidas pelos colaboradores da sua organização para entender o que eles mais valorizam e, a partir disso, começar a criar uma proposta. São questões importantes:
Dessa forma, será possível entender quais são os reais diferenciais vividos pelos colaboradores e, então, pensar em como os candidatos e os profissionais do mercado podem se relacionar com esses valores propostos pela empresa.
Para que a estratégia de EVP seja bem-estruturada e conduzida de maneira eficiente, deve-se pensar em seus cinco pilares:
Olhe cuidadosamente para cada um dos cinco pilares e pense em ações que podem contribuir tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal do colaborador.
É nessa fase que a empresa também deve buscar parceiros que contribuam para o bom desenvolvimento do EVP: planos de saúde, profissionais que deem workshops, academias ou empresas que ofereçam planos de atividades físicas, universidades que podem oferecer descontos, benefícios flexíveis, aplicativos de coworking e outros que se encaixem em seu plano.
Lembre-se de envolver todas as pessoas necessárias e relevantes para a construção da estratégia. Quanto melhor pensada, desenvolvida e implantada ela for, mais impacto positivo as ações terão na vida dos colaboradores.
O último passo na criação do EVP é tornar as ações visíveis para colaboradores. Parece uma observação desnecessária, mas fazer com que os funcionários saibam dos valores agregados pela empresa é essencial para o sucesso.
Promova internamente o EVP por meio de workshops em que o RH conversa com as equipes ou até mesmo trazendo os parceiros que compõem o EVP para explicar e mostrar para as pessoas como elas podem tirar o melhor proveito dos benefícios.
Esses movimentos geram bastante engajamento e deixam os profissionais mais animados.
Aproveite os diferentes canais de comunicação internos e externos para divulgar ações da organização (e demais stakeholders) que estão conectados a entrega de valor aos colaboradores da organização.
Internamente, você pode promover seu EVP por meio das ferramentas internas que a empresa utiliza, como e-mails, boletins informativos ou outras plataformas de comunicação em que todos os colaboradores estejam inseridos e tenham acesso às informações.
Como?
Externamente, você pode promover seu EVP em mídias sociais, página de carreiras no site institucional, anúncios de emprego e vídeos de recrutamento.
Qual é a maneira mais eficaz para fazer essa promoção?
Agora que você já sabe como criar e comunicar o seu EVP, entenda como melhorar a reputação da sua empresa e a importância disso para o employer branding.
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