Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Contratar profissionais que ainda estão estudando ou acabaram de se formar por meio de programas de estágio e trainee pode ser muito vantajoso para sua empresa. Mesmo que ainda não tenham uma vasta bagagem profissional, eles costumam chegar com grande vontade de aprender e aplicar rapidamente os aprendizados no dia a dia. Além de é claro, estarem super disponíveis para evoluírem dentro da empresa que abriu portas para essa rica experiência.
Mas, para atrair esse público, não basta apenas publicar uma vaga atrativa. Você tem que se dedicar, juntamente ao seu time, a construir um programa que de fato olhe para a evolução dessas pessoas e que faça sentido tanto para a empresa, quanto para os candidatos.
Pensando nisso, selecionamos 8 dicas para fazer seus programas de estágio e trainee se destacarem e decolarem, atraindo os candidatos mais qualificados.
Dê clareza sobre o propósito que move a sua empresa
Cada vez mais, as novas gerações buscam trabalhar em empresas que tenham um propósito bem definido e que mova genuinamente grande parte das estratégias da organização. Sabendo disso, que tal dar visibilidade sobre o propósito da sua empresa? Só tem que tomar um cuidado, para fazer isso de forma verdadeira. A fala e a prática tem que estar bem conectadas, de modo que não gere frustração por parte das pessoas que serão contratadas.
Entenda quem é o seu público
Qualquer estratégia de aquisição tem como premissa saber a fundo quem é o seu público. Com a parte de atração de talentos, não é diferente.
Que tal então mapear as principais características das pessoas que você deseja contratar para a oportunidade disponível e fazer o exercício de desenhar uma persona? Assim, ficará muito mais fácil você fazer comunicações direcionadas e com as mensagens certas. E consequentemente, irá aumentar muito a sua chance de atrair, e até mesmo de contratar grandes talentos para a sua vaga.
Dê visibilidade sobre todas as etapas do processo seletivo
Candidatos que buscam oportunidades de estágio e trainee já lidam com questões importantes ao longo dessa procura. Como profissional de Recrutamento e Seleção, é muito relevante que você tenha empatia com esse momento de tantos sentimentos e de ansiedade por parte deles e facilite tudo o que puder, em termos de informações.
Então, a dica é: dê visibilidade sobre as etapas do processo seletivo. Comunique sobre quais serão as fases do processo, o local de trabalho e as atividades que serão desempenhadas pela pessoa, caso seja contratada.
Comunique-se de forma clara e completa
Essa dica vem como um reforço da anterior. Além de trazer clareza sobre as etapas do processo seletivo, há a necessidade de munir os candidatos de informações que possam apoiá-los nas escolhas. Que tal, então, trazer outros pontos importantes, como: se há a possibilidade de efetivação e crescimento dentro da empresa e quais serão os benefícios oferecidos na vaga.
Faça o empacotamento das informações e crie um anúncio atrativo
Essa é uma das principais etapas para garantir que você consiga atrair muitos candidatos e, mais importante que isso, contratá-los dentro no tempo certo. Consolide todas as informações relevantes sobre o processo seletivo e a transforme em um anúncio de vaga que atue como um ímã de talentos. Para garantir que ele fique completo, insira informações como: propósito da empresa, etapas do processo, benefícios, plano de carreiras e informações sobre a empresa e muito mais. Dê todas as informações que você acredita que a persona que você desenhou precisa ter antes de se cadastrar em uma vaga.
Proporcione a melhor experiência possível ao candidato
Se você fez o exercício de mapear alguns comportamentos sobre a persona que está procurando uma oportunidade de estágio ou trainee, esse é um bom momento para desenhar a melhor experiência pensando nela.
Por exemplo: você sabe que a sua persona procura outras oportunidades e se cadastra a outras vagas de estágio ou trainee, então ela não poderá dedicar tanto tempo inicialmente ao seu processo. Pensando nisso, não faz sentido você enviar testes obrigatórios logo de cara. Isso pode ser até um “motivo de abandono” de bons candidatos que simplesmente não conseguem parar para se dedicar ao teste nesta etapa do processo. Para proporcionar uma boa experiência ao candidato, passe testes obrigatórios para a fase 2 de um processo, combinado?
Faça uma revisão criteriosa antes de publicar
Quando você faz uma atividade que demanda muito esforço, há sempre grandes chances de cometer pequenos equívocos. Antes de dar o start em seu programa de estágio ou trainee, faça revisões e procure uma outra pessoa para fazer um “double check’ na sua vaga, garantindo que não haja necessidade de revisão após a publicação da sua vaga referente ao programa. Tudo isso garante que a nossa recomendação inteligente feita por meio da nossa inteligência artificial seja mais assertiva.
Capriche na disseminação das oportunidades
Como cliente da plataforma de recrutamento e seleção VAGAS for business, você já tem o maior canal de atração de talentos pronto para ser utilizado, o VAGAS.com.br. Mas existem outros canais muito bons e que também te deixarão mais perto de encontrar a persona desenhada para a sua vaga. Então reforce também a divulgação nas redes sociais da sua empresa. Faça um trabalho de engajamento interno com a sua equipe e vire uma máquina de atração de talentos para a sua oportunidade.
Pronto, com essas 8 dicas, você com certeza terá um processo seletivo pronto para atrair e contratar os melhores estagiários e trainees para a sua empresa.
Feito isso, é fazer com que os candidatos contratados decolem também, em suas carreiras. Quer saber mais sobre um recrutamento e seleção mais eficiente além dos programas de estágio e trainee? Confira o artigo que conta como contar com a tecnologia certa te ajuda a reduzir o SLA.