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No nosso quarto episódio da nova edição do RecrutaCast, o podcast do Vagas For Business em parceria com a Luce, entrevistamos o executivo Bruno Junqueira, diretor de RH da multinacional brasileira JBS.
Bruno Junqueira iniciou o bate-papo contando aos entrevistadores, Paola Dias, do Vagas For Business, e Gustavo Leme, da Luce, sua experiência e trajetória profissional antes de ocupar a liderança de RH na JBS. O executivo iniciou sua carreira na área de gestão de talentos no agora extinto Banco Real, depois teve passagens pela Natura, Johnson & Johnson e Somos Educação (da Abril Educação).
Toda essa trajetória preparou o executivo para o seu maior desafio: trabalhar a gestão de pessoas na maior multinacional brasileira no segmento alimentício. “A JBS é a maior empresa de alimentos do mundo, são mais de vinte e cinco negócios distintos com 260 mil colaboradores em todo o mundo, incluindo 150 mil só no Brasil. Um gigantismo de culturas, pessoas e marcas”, ressalta Bruno.
No podcast, o líder de RH fala ainda sobre o compromisso da JBS em criar uma cultura empresarial inclusiva, oferecer oportunidades de desenvolvimento aos colaboradores e manter um forte envolvimento com os colaboradores, independentemente de suas origens culturais. Ele também enfatiza o uso de tecnologia e dados para apoiar as iniciativas de RH na empresa. Veja esses e outros pontos-chave da entrevista do executivo, abaixo:
Diversidade de negócios
A JBS tem um portfólio diversificado de negócios que inclui desde marcas de alimentos como Seara e Swift, bem como negócios na área de transporte, colágeno, couro entre outros.
Segundo Bruno, o objetivo da gestão de talentos da JBS é conectar os aspectos de RH com esses diversos negócios da organização. Isso inclui foco na experiência do candidato, jornada do colaborador, liderança e colaboração com todos os negócios da empresa.
“O objetivo é orquestrar todas essas diferentes operações, garantindo que elas trabalhem de forma integrada e sinérgica, criando ainda um ‘marketplace de oportunidades’, onde os colaboradores possam aproveitar a diversidade de negócios da JBS para crescer e desenvolver suas carreiras”, sugere.
Cultura organizacional
De acordo com o executivo, a cultura corporativa é um elemento vital na JBS. Ela transcende fronteiras geográficas e culturais.
“A cultura da empresa é uma amálgama que conecta os negócios e as pessoas. Ela é a mesma aqui em uma unidade no interior de Santa Catarina, no Mato Grosso, ou nas operações na Irlanda, ou no Japão, por exemplo. Esse movimento é muito poderoso, pessoas de diferentes culturas falando a mesma coisa”, destaca.
Bruno narra que em 2022, a empresa envolveu mais de 15 mil líderes em todo o mundo em uma dinâmica sobre a cultura JBS. “Essa iniciativa tinha como objetivo a revisão e a discussão dos valores e crenças da empresa, reforçando a importância de uma cultura sólida globalmente.”
Uso de dados no RH
De acordo com o entrevistado, a coleta, a análise e o uso de dados desempenham um papel crucial na gestão de Recursos Humanos na JBS. Isso não apenas simplifica a complexidade inerente à diversidade de negócios da empresa, mas também possibilita a criação de estratégias e programas mais eficazes para apoiar e desenvolver os colaboradores.
“A JBS utiliza tecnologia e dados para entender o comportamento dos colaboradores, desenvolver modelos preditivos e tomar decisões informadas”, resume Bruno.
Engajamento e lifelong learning
De acordo com Bruno, há dois grandes desafios na área de pessoas da JBS: engajamento e capacitação dos colaboradores. Nesse sentido, o programa de expatriação JBS Sem Fronteiras, que envia operadores de produção para trabalhar em outros países, como a Austrália, por exemplo, é uma iniciativa notável.
“Para mim foi uma surpresa esse tipo de programa, pois ele geralmente é exclusivo para executivos. Isso demonstra o compromisso da empresa em oferecer experiências únicas para seus colaboradores, expandindo seus horizontes e desenvolvendo suas habilidades. Trata-se de um projeto para mudar a vida dessas pessoas”, frisa.
A JBS busca ainda ajuda os colaboradores a entender que podem ter várias experiências dentro da empresa e que não estão presos a uma única trajetória de carreira. Como? Mostrando para eles oportunidades de movimentação entre os diversos negócios da companhia.
Impacto social da JBS
“A JBS chega em muitas cidades que a maioria das empresas não chega. Não é incomum a gente ver uma cidade de 12, 13 mil habitantes e mais da metade trabalhar para a JBS”, explica.
Por isso, segundo o entrevistado, a presença da JBS em cidades menores e mais remotas tem um impacto substancial nas economias locais ao empregar uma parcela significativa da população.
Mas não basta empregar, é preciso qualificar. Para tanto, a empresa criou o programa Impacto JBS, que tem como objetivo a capacitação, de forma gratuita, para o primeiro emprego de pessoas da comunidade onde a multinacional tem negócios. Eventualmente, as pessoas que passam por essa capacitação podem se tornar colaboradores JBS. Ficou curioso para ver o bate-papo na íntegra? Acesse agora mesmo o nosso RecrutaCast e conheça todas as histórias compartilhadas por Bruno Junqueira.