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E-mail, WhatsApp, chatbots e assistentes virtuais. São tantas as formas de se comunicar que trazem elementos digitais que não sabemos se estamos falando com máquinas ou pessoas. É preciso entender que é possível manter o foco em atender as necessidades do ser humano por meio da união de uma comunicação humanizada e tecnologia.
Os líderes de RH podem contar com diversas formas de tecnologias digitais para melhorar a comunicação tanto com candidatos quanto com colaboradores. Mas no fim do dia, atrás das telas, há sempre uma pessoa que tomará a decisão.
Portanto, uma comunicação bem-sucedida requer a compreensão de como esse sistema funciona e como ele age ou reage a certas circunstâncias.
Alcançar o equilíbrio ideal entre high-touch e high-tech exige cumplicidade entre o comunicador, o meio e o receptor da mensagem. Sem esse ambiente ideal, não há como alcançar sucesso na mensagem. Então, como chegar ao equilíbrio entre a comunicação humanizada e a tecnologia?
Continue conosco e você descobrirá que a tarefa é mais simples do que você imagina. Saiba que usar a tecnologia para humanizar processos exigirá de você criatividade, boa percepção e que você esteja aberto para essa experiência.
Preparado? Vamos nessa.
O que é comunicação humanizada?
A comunicação consiste no envio e recebimento de mensagens verbais e não verbais entre duas ou mais pessoas. Mas receber e enviar mensagens para pessoas não quer dizer necessariamente que há uma comunicação humanizada.
Então, o que é a tal da comunicação humanizada? Provavelmente, você já ouviu a frase de que as relações interpessoais só prosperam quando a confiança é criada. Pois bem, a comunicação humanizada se dá quando há uma certa complacência entre o receptor e o transmissor da mensagem.
Colocando isso de uma forma mais simples, a comunicação mais humana acontece quando os interlocutores estão abertos a compreender o que o outro está falando e vice-versa. Essa mágica acontece quando há empatia envolvida no processo.
Por que é importante trabalhar uma comunicação humanizada nos processos de R&S?
Como já vimos, o principal pressuposto de uma comunicação humanizada é a cumplicidade entre as partes. Seja de forma presencial ou digital, o que importa é como você vai genuinamente estabelecer a mensagem, se você está disposto a receber questionamentos e responder positivamente a isso.
Na economia global de hoje, a competição por talentos é acirrada. O público está ignorando os monólogos. Não há mais espaço para exposição unilateral das marcas. As pessoas buscam por um relacionamento autêntico com as empresas — como os relacionamentos engajados que desejam em suas vidas pessoais.
Portanto, para as empresas atraírem os melhores profissionais, elas têm de lhes proporcionar experiências mais gratificantes do que encontrariam em outro lugar.
E o que isso significa?
- Criar uma cultura corporativa que valoriza todas as partes interessadas;
- Promover e incentivar a dedicação dos colaboradores;
- Criar políticas que incentivem as oportunidades de transparência, integridade, colaboração e engajamento;
- Criar oportunidades para o bem-estar dos funcionários;
- Engajar-se em causas ambientais e sociais.
As organizações que buscam humanizar seus negócios valorizando seus colaboradores colhe os frutos da retenção, fidelização, produtividade e, claro, aumento da lucratividade. Essa é uma estratégia vencedora para qualquer empresa, grande ou pequena.
A julgar, por alguns indicadores de pessoas, poucas são as empresas que estabelecem esse diálogo aberto entre as partes. O estudo “Retenção de funcionários de tecnologia na era da Grande Renúncia” sugere que os profissionais não estão simplesmente procurando salários mais altos ou melhores benefícios.
Eles buscam reconhecimento e valorizam o ambiente de trabalho colaborativo, bem como o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
E isso só vai ser estabelecido se houver uma humanização das empresas e das pessoas que trabalham nessas organizações.
Bacana, mas, na prática, como esse diálogo funciona? Separamos abaixo alguns exemplos práticos de como essa comunicação humanizada pode ser estratégica no RH.
Como se tornar um RH mais humanizado?
Desenvolver e implantar a cultura mais humanizada em sua equipe de RH demanda, além de estudos e compartilhamento de conhecimentos, a vivência desse valor no dia a dia.
Para ilustrar de maneira mais didática, para que você consiga espelhar alguns cenários que você passa em sua rotina, separamos duas situações em que há a possibilidade de agir de forma mais humanizada.
Confira:
Situação 1: Interlocução com candidatos
Em um processo seletivo, digamos que um dos pré-requisitos da vaga é ter conhecimentos avançados em inglês. A pessoa recrutadora tem o candidato perfeito, que preenche todas as demais qualificações do cargo, mas o inglês dele é intermediário. Contudo, o candidato está disposto a fazer aulas de inglês, caso seja aprovado pela organização.
No cenário mais robótico, a pessoa recrutadora simplesmente eliminaria o candidato, afinal, ele não tem o nível de inglês solicitado.
Num cenário humanizado, a pessoa recrutadora tem a percepção de que o candidato possui vontade de aprender. Neste caso, se colocando como advogada do candidato, a pessoa recrutadora pode convencer o gestor da vaga de que o candidato é bom e que tem disposição para melhorar a lacuna no idioma inglês.
Isso só se dará porque, previamente, a pessoa de R&S conversou com o candidato, prestou atenção em sua desenvoltura, fez um bom mapeamento de suas habilidades e entendeu que é possível desenvolver uma questão técnica que não está nos padrões requeridos.
Situação 2: Diálogo do RH com colaboradores
Certo dia, um profissional da área de produção conta para uma pessoa do RH que está descontente com o ambiente de trabalho. Esse profissional relata ainda que a chefia faz cobranças exageradas, que grita com os liderados e não os apoia na tomada de decisão.
A pessoa do RH escuta tudo o que o colaborador relatou, afinal, essa é sua função. Ela diz ao profissional de produção que vai entender a melhor forma de lidar com a situação e agradece a sinceridade. Semanas depois, nada acontece. Tudo está no mesmo status quo.
Agora, se o profissional de gestão de talentos que ouviu a narrativa tivesse usado elementos da comunicação humanizada, ele sentiria a dor do profissional da área de produção. A pessoa de RH perceberia ser inviável trabalhar em situações de extremo constrangimento e falta de apoio como a relatada.
Neste caso, possivelmente o fim dessa história seria outro, talvez a empresa poderia inclusive oferecer um treinamento de soft skill para o líder da área de produção, ajudando todos no processo a superar os problemas.
Nas duas situações relatadas, é possível ver os distintos desfechos quando o high touch é usado. Em ambos os casos, quando não usamos elementos genuinamente humanos para julgar as situações, desperdiçamos oportunidades para que as coisas mudem (e para melhor).
Dessas situações, podemos extrair insights importantes acerca da comunicação humanizada:
- é preciso desenvolver e treinar a escuta ativa;
- agir em prol do bem-estar dos candidatos, colaboradores e do clima organizacional é imprescindível;
- ter “jogo de cintura” para lidar com situações que podem ser desagradáveis e, ainda assim, levá-las da melhor maneira possível (por exemplo: dizer a um candidato que ele não passou de fase; conversar com um líder que precisa melhorar suas soft skills; pedir mais flexibilidade para fechar alguma contratação).
Comunicação humanizada e tecnologia: é possível unir as duas?
É fato que a tecnologia facilitou a comunicação humana, permitindo conexões entre comunidades, culturas e continentes distintos. Veja que, hoje, após a transformação digital, é possível fazer recrutamento global para vagas remotas ou não.
Mas na mesma intensidade em que a digitalização democratizou a busca global por talentos, ela também pode potencializar os desafios de sua marca empregadora.
Se um candidato não se sentiu acolhido no processo de recrutamento e seleção, ele pode, por exemplo, escrever e relatar algumas situações que ocorreram durante o processo e jogar nas redes sociais, multiplicando a imagem negativa daquela empresa.
A tecnologia pode impulsionar ou diminuir o contato — e o tipo de comunicação — que se tem com candidatos, colaboradores, clientes e demais stakeholders. Portanto, o high tech só será usado na potência máxima (e com bons resultados) se o high touch também estiver elevado.
Para entender isso melhor, vamos mostrar como as pessoas recrutadoras podem navegar e se comunicar com os candidatos por meio de um software de R&S que oferece funcionalidades que potencializam a comunicação humanizada com os candidatos de suas vagas.
Como começar a se comunicar com o candidato?
A primeira coisa é estabelecer uma estratégia humanizada para atrair e converter os melhores talentos em colaboradores da organização.
E aqui não adianta você investir numa estratégia distante da realidade de seus candidatos. É preciso considerar indicadores que relatam o que os profissionais em busca de emprego querem.
Por exemplo, não criar um ambiente responsivo (acessível via celular) no processo de inscrição se os dados mostram que 60% dos profissionais se candidatam pelo mobile, é um erro.
Acesso a estatísticas do processo
Ao usar um software de R&S, é importante que as pessoas recrutadoras tenham acesso a importantes estatísticas relacionadas ao processo em um dashboard. Tenha em mente que é importante ter informações como SLA, novas candidaturas, canais pelos quais estão sendo realizada a candidatura, gráfico de diversidade e assim por diante.
No Vagas For Business, você tem acesso a relatórios gerenciais que vão apontar quais pontos do processo precisam de mais atenção. Dessa forma, você entende estrategicamente quais os próximos passos para refinar seu processo.
Comunicação automatizada (e personalizada)
O software de R&S Vagas For Business oferece recursos para que a pessoa recrutadora se comunique durante todo o processo com o candidato. A cada passo do processo, é possível estabelecer um diálogo com os profissionais em busca de novas oportunidades, seja via e-mail ou WhatsApp.
Já, logo de cara na inscrição, é possível enviar automaticamente uma mensagem para o candidato agradecendo sua inscrição no processo seletivo. A empresa pode também aproveitar esse primeiro contato para enviar depoimentos ou outras mensagens que reforçam sua marca empregadora.
Esse processo humaniza o R&S e já estabelece um canal de contato com o candidato desde o início, de forma personalizada e automatizada. Assim, você ganha na proximidade com os profissionais e na agilidade em seu dia a dia.
Feedback personalizados
Por todo o funil de recrutamento, é possível que as pessoas recrutadoras enviem feedbacks personalizados aos candidatos, indicando os motivos pelos quais eles não passaram para a próxima fase.
Esse tipo de comunicação estabelecerá um vínculo entre candidato e empresa e, dependendo dos motivos pelos quais o candidato foi eliminado, ele poderá trabalhar a partir dessa informação e se fortalecer para uma próxima oportunidade na organização.
Assim, o profissional de RH também auxilia no desenvolvimento do profissional, indicando alguns bons caminhos para ele se aprimorar cada vez mais,
Página de carreiras
Se você quer facilitar a navegação de seu candidato com informações relevantes sobre a sua organização, que tal criar um portal de carreiras?
Lá, além de se inscrever na vaga que deseja, o candidato poderá ter acesso a informações sobre a cultura da empresa, outras vagas abertas na organização e até depoimentos de colaboradores da marca.
Quer saber mais sobre como a página de carreiras do nosso software de recrutamento e seleção funciona? Que tal dar uma olhadinha em um depoimento de um de nossos clientes, a Britânia?
Além de possibilitar a comunicação humanizada por meio da tecnologia, há outros recursos, no Vagas For Business, que conferem mais agilidade e eficiência em suas contratações:
- triagens inteligentes e personalizadas;
- inteligência artificial que faz um ranque dos candidatos a partir de filtros estabelecidos pela pessoa recrutadora;
- centralização das informações das vagas, facilitando a visibilidade das pessoas envolvidas no processo;
- publicação automática em diversos job boards associados.
Para contratar mais rápido e com mais eficiência com o software de R&S pioneiro do mercado, marque um papo com um de nossos especialistas.