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Em todas as direções que olhamos, modelos de negócios estão sendo transformados por novos sistemas tecnológicos. Isso significa que toda organização precisa aprender a contratar profissionais de tecnologia, essenciais para escalonar os negócios. Algo desafiador nos dias de hoje, mas que, com as técnicas certas, atingirá o objetivo.
Os trabalhadores desse segmento são notoriamente exigentes. De acordo com levantamento da Society for Human Resource Management, 47% deles antecipam tendências no ambiente de trabalho em busca de condições melhores — o trabalho remoto é um exemplo do protagonismo do setor. O mesmo estudo aponta ainda que apenas 21% dos profissionais do segmento de tecnologia acreditam que seus líderes são “altamente eficazes em gerenciar pessoas”.
Além disso, não é de hoje que se tornou crônica a escassez de profissionais de TI no mercado. Um estudo da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação indica que mais de 790 mil cargos devem ser criados no Brasil até 2025. Isso não é tudo: com a previsão de que pouco mais de 260 mil profissionais serão formados nesse mesmo período, estamos falando de um deficit de mais de 500 mil vagas abertas sem contratação por falta de profissionais no mercado.
Ficou assustado com esses dados, certo? Se há um consolo nessa história, é que todos os tech recruiters ao redor do mundo estão com essa mesma batata quente na mão. É preciso muita habilidade de convencimento e um esforço extra de employer branding para atrair e reter profissionais de TI.
É uma tarefa árdua, porém não é impossível. Neste artigo, vamos te ajudar a elaborar um plano para manter a sua empresa atrativa para pessoas que trabalham na área de tecnologia da informação. Acompanhe!
Já se foi a época em que os processos eram mais analógicos do que digitais; tempos em que o tal do “moço de TI” só era chamado quando havia algum bug no sistema ou para atender alguma necessidade de pessoas que sequer sabiam navegar com segurança na internet.
Hoje em dia, é quase impossível gerir um negócio sem especialistas de TI na base de funcionários. Tudo virou digital, da forma de gerir os recursos até a maneira como você faz compras de itens básicos.
Portanto, contratar um profissional de TI ou serviços de pessoas que trabalham com tecnologia da informação é quase uma condição preexistente para abrir e manter um negócio.
O que impulsiona, de fato, os negócios não são os produtos, processos ou serviços, mas o capital humano da organização.
Desde os visionários que criam os produtos aos produtores de código, e profissionais que garantem que as etapas sejam cumpridas; cada membro de uma equipe desempenha um papel vital na história de sucesso de uma empresa.
Com tantos aspectos do seu negócio dependentes do mundo digital, a importância de recrutar uma equipe de TI engajada e de alto desempenho pode ser a diferença entre uma empresa bem-sucedida e reconhecida e uma que é facilmente esquecida.
Ainda assim, o board da sua organização não está convencido em investir em bons profissionais da área de tecnologia da informação? Aqui vão bons elementos para você contra-argumentar:
O modelo convencional de caça-talentos não funciona com os profissionais de TI. Como já mencionado neste artigo, eles são escassos no mercado e podem barganhar bons salários e condições diferenciadas de trabalho.
Para se dar bem na hora de recrutar profissionais de TI e ser um tech recruiter de sucesso, é preciso mudar um pouco a forma como você aborda os profissionais, bem como adquirir outras habilidades. Algumas delas são:
Não há resposta única ao questionamento. Mesmo os tech recruiters experientes enfrentam a questão da escassez de profissionais do segmento. É preciso muito jogo de cintura para conquistar a mente e o coração dessa turma.
O primeiro desafio já começa no salário. Enquanto a média nacional de vencimentos é de cerca de 2 mil reais, a remuneração média do setor de serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação é de R$ 5 mil, ou seja, 2,5 vezes superior à média das demais profissões.
Os times techs têm poder de barganhar uma média ainda maior do que o valor acima. A participação de novas profissões, especialmente ligadas à transformação digital, quase dobrará, crescendo de 7,8% para 13,5%, até 2025, conforme divulgado em informe do Fórum Econômico Mundial.
Só a pressão interna do mercado de trabalho e o óbvio déficit educacional já são uma ameaça às empresas que dependem de processos digitais para acelerar seus negócios. Se não bastasse essa caça por talentos internos no Brasil, a pandemia também acentuou a contratação remota de trabalhadores da área de TI, tornando ainda mais desafiadora a busca pelos profissionais, que também possuem poder de barganha quando o assunto é modelo de trabalho.
Com esse cenário de alta procura internacional por profissionais de TI e poucas pessoas qualificadas, o velho modelo de atrair e reter profissionais não funciona mais — ao menos, não para esse público.
As organizações precisam contratar, gerenciar e envolver os times techs de forma diferente de outros colaboradores, porque eles têm motivações, preferências e expectativas distintas. As aspirações dos profissionais do segmento se resumem aos seguintes pontos:
Olhar para o cenário de exigências específicas desse tipo de profissional é condição primária para atrair talentos da área.
Portanto, não adianta oferecer um salário de 15 mil reais para um colaborador do segmento, mas pedir para que ele trabalhe no regime presencial. Provavelmente, o recrutador receberá um não em resposta.
A pesquisa “Retenção de funcionários de tecnologia na era da Grande Renuncia” da TalentLMS e Workable, revela que 72% dos profissionais de tecnologia estavam pensando em deixar seus atuais empregos. Por quê?
A maioria das organizações não está entendendo a flexibilidade (e respeito) exigidos pelos profissionais da tecnologia da informação.
O que eles querem, então? Simples: reconhecimento, ambiente de trabalho colaborativo e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Veja alguns achados da pesquisa:
Se a sua organização quer atrair e reter talentos tech é preciso resetar alguns antigos mecanismos e adotar um mindset para o mundo pós-covid com mais flexibilidade, qualidade de vida e trabalho mais colaborativo, bem como saber exatamente como anunciar a vaga nas plataformas de recrutamento e seleção.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre táticas de atração de profissionais de TI? Confira outras estratégias certeiras para contratar colaboradores do segmento.
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