• Recrutamento e Seleção
  • Tecnologia para Recrutamento e Seleção

Benefícios da IA no recrutamento: como a tecnologia está mudando o processo de contratação

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 24 de out as 10:50
  • 6 min de leitura

Os benefícios da IA no recrutamento incluem a otimização dos processos de seleção, redução do tempo para contratação e melhora na qualidade dos candidatos. Além disso, a IA analisa currículos de forma eficiente, identifica talentos, minimiza preconceitos e oferece uma experiência mais personalizada.

Tópicos desde artigo

A automação durante o processo de contratação não precisa acontecer apenas no momento da comunicação com os candidatos, por exemplo. Existem diferentes etapas nas quais a tecnologia pode ser uma aliada importante e, não à toa, são inúmeros os benefícios da IA no recrutamento. 

Seja para identificar gaps de habilidades de algum profissional, seja para automatizar a comunicação. São várias as aplicações da inteligência artificial na hora de selecionar e contratar talentos, mas ainda é essencial que o toque humano potencialize os diferenciais da tecnologia. 

Mas, afinal, como a IA pode oferecer suporte estratégico durante o recrutamento e seleção para os profissionais de recursos humanos? Continue a leitura para entender como essa combinação está mudando como as empresas não só atraem, mas retêm talentos. Confira!

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial é a tecnologia que possibilita que sistemas computacionais realizem tarefas que normalmente exigem a inteligência humana. Em outras palavras, a IA é um conjunto de algoritmos que possibilita que máquinas aprendam, raciocinem e tomem decisões com base em dados. 

No contexto do RH, ela pode ser empregada para lidar com a abundância de informações envolvidas em um processo de contratação. A partir de conceitos como machine learning, esses sistemas são treinados para reconhecer padrões, identificar tendências e oferecer insights. 

Um software de recrutamento e seleção consegue fazer a análise de milhares de currículos em poucos minutos, oferecendo uma pré-seleção objetiva e reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais. 

Ganhando tempo nessas etapas, você pode se dedicar a etapas mais estratégicas. Afinal, um sistema como esse não consegue definir sozinho qual dos candidatos analisados é o mais adequado para uma vaga, por exemplo. 

A tecnologia de Vagas, por exemplo, de Matching de IA+H, oferece exatamente isso, indo além da simples automação de processos. 

Integrando inteligência artificial com a experiência do profissional de RH, o novo sistema automatiza o ordenamento dos candidatos, antes somente por ATS (Application Tracking Systema), e permite que os recrutadores ajustem os critérios após a lista inicial, personalizando o processo para cada vaga. 

Além disso, é possível salvar configurações para processos recorrentes, tornando o trabalho mais ágil.

O papel humano continua sendo fundamental, principalmente em cargos altos, onde o fit cultural e a capacidade de liderança precisam ser avaliados por especialistas.

Quais são os 5 benefícios da IA no recrutamento e seleção?

A inteligência artificial pode oferecer uma série de benefícios para empresas que querem otimizar os seus processos, auxiliando os profissionais em diferentes momentos dessa jornada. Veja os principais benefícios!

1. Eficiência no processamento de currículos

A triagem de currículos é, muitas vezes, uma etapa que consome bastante tempo no recrutamento. Com a ajuda da IA, é possível processar grandes volumes de candidaturas rapidamente. Assim, em uma primeira fase, é mais fácil fazer uma filtragem de quem é adequado.

Ao aplicar esses filtros e analisar palavras-chave específicas, por exemplo, você pode deixar apenas os currículos que mais fazem sentido ao perfil da vaga para as entrevistas em uma fase seguinte. Com muito pouco, é possível diminuir o tempo gasto em tarefas manuais.

2. Redução de viés 

A IA pode tomar decisões com base em dados e algoritmos, eliminando a influência de emoções e preconceitos humanos. 

Por exemplo, na seleção de candidatos, ela analisa currículos e escolhe os mais qualificados com critérios objetivos, ignorando fatores como gênero, raça ou idade. Além disso, ela pode identificar padrões de discriminação, permitindo corrigir vieses nos algoritmos e tornar os sistemas mais justos e equitativos.

Porém, se os dados usados para treinar uma IA forem enviesados, o sistema também será. Por exemplo, um reconhecimento facial treinado com maioria de rostos brancos terá dificuldade em identificar rostos negros.

Essa é uma ferramenta poderosa para combater vieses inconscientes, mas é preciso estar atento aos desafios e garantir que ela seja desenvolvida e utilizada de forma responsável e ética.

3. Análise preditiva e match mais assertivo

Esse recurso também pode ser usado para analisar de desempenho, aumentando a precisão no matching com os candidatos. A partir de conceitos como aprendizado de máquina, o sistema pode prever quais currículos têm maior probabilidade de sucesso em um cargo específico. 

Com uma análise de informações e adequação ao perfil da empresa, o sistema consegue entender quais características são mais relevantes, pensando no resultado. Assim, essa análise preditiva contribui para uma contratação mais eficaz e com maior potencial de retenção do profissional.

4. Automação de tarefas repetitivas

Grande parte do trabalho do recrutador envolve tarefas repetitivas e administrativas, certo? Agora, a inteligência artificial possibilita a automação dessas atividades, melhorando a produtividade. 

Um exemplo é como ela agiliza o processo de classificação de currículos, analisando volumes de candidaturas em segundos. Com algoritmos, é possível identificar padrões relevantes, como qualificações, experiência e palavras-chave específicas. 

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Isso otimiza o tempo dos recrutadores e melhora a precisão na escolha das melhores opções.

5. Aprimoramento da experiência do candidato

Por fim, o impacto acontece também para quem está querendo se candidatar. Afinal, ao automatizar processos, como feedbacks rápidos após as etapas iniciais ou durante as entrevistas, a IA assegura que todo mundo receba um retorno adequado e em tempo hábil.

Pensando em grandes talentos, é esse cuidado que pode fazer uma enorme diferença para aumentar a percepção de valor que o candidato tem da empresa, impactando positivamente a marca empregadora e facilitando a atração de profissionais relevantes no futuro.

Como a inteligência artificial pode ajudar no RH?

Como esses benefícios se materializam em melhorias para os profissionais de RH em suas tarefas no dia a dia? Nada melhor que alguns exemplos práticos de como isso pode ser aplicado.

Análise e ranking de currículos

A funcionalidade de análise e ranking de currículos de Vagas for Business permite automatizar o processo de triagem de candidatos. Com essa ferramenta, os currículos enviados são analisados com base nos critérios definidos para a vaga, como qualificações, experiências e habilidades. 

A partir disso, criamos um ranking dos candidatos mais adequados, ajudando a identificar rapidamente os melhores perfis e a otimizar o tempo de seleção, tornando o processo mais eficiente e assertivo.

Identificação de gaps de habilidades

Uma das aplicações da IA no RH é na análise de hard e soft skills da equipe atual. A partir do processamento de dados sobre desempenho e avaliações periódicas, ela identifica quais são os gaps de habilidades existentes em diferentes times e sugere planos de desenvolvimento específicos. 

Por exemplo, se um determinado time de vendas tem dificuldades com técnicas de negociação, ela pode recomendar treinamentos específicos — ajudando no cuidado com esses talentos — mas também pode sugerir perfis de novos candidatos que possam preencher esses vazios.

Retenção de talentos

Por meio da análise de comportamento, é possível prever tendências de rotatividade e identificar os profissionais que estão em risco de deixar a empresa. Por um lado, contribui para manter bons perfis, mas também facilita o processo de busca dos substitutos, por exemplo.

Afinal, a partir dessa análise, o RH consegue tomar medidas proativas, como oferecer planos de desenvolvimento, mudanças de função ou até mesmo benefícios específicos.

Personalização de benefícios

A personalização dos benefícios oferecidos é outra área promissora. Com base em dados coletados, os sistemas conseguem identificar preferências dos candidatos e sugerir benefícios que sejam mais relevantes para cada indivíduo.

Com cada vez mais possibilidades de personalização desses benefícios, é possível facilitar a identificação do que tem mais chances de funcionar com cada um dos candidatos entrevistados, por exemplo. Além de facilitar o trabalho interno para modificar eventuais incentivos oferecidos atualmente.

Engajamento e produtividade

Outro ponto importante é o aumento do engajamento e produtividade dos colaboradores atuais. Ao coletar e analisar dados sobre como os funcionários se comunicam, interagem e realizam suas atividades diárias, a IA consegue identificar padrões que podem estar prejudicando o rendimento da equipe.

A partir daí, o RH pode atuar de forma mais estratégica, propondo mudanças na dinâmica de trabalho ou criando programas de incentivo que sejam mais adequados. 

Reforço na tomada de decisões estratégicas

O mais importante, sem dúvidas, é a capacidade de tomar decisões estratégicas de forma precisa. A inteligência artificial pode oferecer insights detalhados sobre o comportamento do mercado, a eficiência das práticas de contratação e até sobre o ambiente organizacional. 

Ao usar esses dados, os líderes conseguem fazer escolhas mais informadas, melhorar o planejamento estratégico e alinhar os objetivos da empresa com as tendências do mercado. Desde o recrutamento até as estratégias de retenção, todos os processos podem ser revistos para criar um ambiente de trabalho mais propício para todos. 

Processo de captação ágil

O processo de captação ágil de Vagas é uma solução voltada para criação de notificações automáticas direcionadas aos profissionais cadastrados que mais se alinham às vagas abertas.

Com ela você consegue acelerar o processo, enviando alertas instantâneos. Isso não só aumenta a eficiência na captação de talentos, mas também proporciona uma experiência mais dinâmica e personalizada para os profissionais, facilitando a conexão entre empregadores e candidatos ideais.

Jornada automática 

Também oferecido por Vagas, é possível criar processos personalizados e automáticos para gerenciar o ciclo de recrutamento de forma mais eficiente. É possível estabelecer jornadas específicas para cada fase do processo seletivo, como o envio de mensagens aos candidatos, aplicação de testes e coleta de feedbacks. 

Com uma série de vantagens, a inteligência artificial precisa ser vista como uma forte aliada dos profissionais de RH.

Afinal, o trabalho humano não será substituído pelas máquinas, mas a combinação dessas características é o que permite a criação de melhores processos de recrutamento e seleção. 


Agora que você entendeu quais são os benefícios da IA no recrutamento, o que acha de contar com uma solução perfeita para combinar os diferenciais da tecnologia? Agende uma demonstração com a Vagas For Business para descobrir as vantagens de contar com esse software inovador!

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.