• RH

Assessment: o que é e como a ferramenta mapeia o perfil comportamental do candidato

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 31 de ago as 12:09
  • 6 min de leitura

Avaliações comportamentais ajudam a gerar dados mais precisos sobre seus funcionários e futuros colaboradores.

Tópicos desde artigo

Assessment: o que é isso? Você já deve ter feito essa pergunta, certo?

Também conhecido como avaliação de perfil ou teste comportamental, o assessment é uma ferramenta da psicologia organizacional usada para otimizar processos de recrutamento e de gestão de pessoas.

Com um pool de talentos tão grande — um estudo indica que para cada vaga aberta, as organizações recebem 250 currículos —, encontrar o candidato certo é o desafio dos recrutadores. 

Como você sabe quem é o mais adequado? Talvez mais importante ainda: como você se certifica de não rejeitar o candidato ideal por fricção no processo seletivo?

Continue lendo esse artigo e você encontrará respostas certeiras para esses e outros questionamentos.

O que é o Assessment?

É uma ferramenta comportamental usada pelo RH para realizar avaliações em candidatos e funcionários. As avaliações são métodos sistemáticos de coletar dados padronizados e chegar a uma conclusão sobre o conhecimento, a qualificação e o potencial desses profissionais.

A análise comportamental é usada em R&S para identificar a melhor combinação entre as habilidades do candidato e as exigidas pela vaga. A ferramenta também permite compreender a satisfação do funcionário e determinar se há necessidades de treinamento.

Para uma melhor análise dos dados coletados, alguns princípios que devem ser seguidos durante a realização de exercícios de avaliação são:

  • definir o objetivo das avaliações;
  • identificar os critérios e compartilhá-los com o avaliado de forma transparente;
  • dar feedback para o avaliado sobre seu desempenho;
  • compartilhar com o avaliado a natureza dos registros feitos e dos dados coletados;
  • informar o avaliado caso os dados sejam utilizados para fins diferentes dos definidos antes da avaliação.

Assessment: importância do uso da ferramenta

Para que um negócio cresça, ele precisa analisar o que está funcionando bem na empresa e quais áreas precisam ser aprimoradas. E essa análise se estende também ao comportamento dos colaboradores e futuros funcionários.

A organização precisa saber quais são as habilidades e condutas que mais se adequam às práticas e cultura da companhia. E o uso de ferramentas de assessment, que analisam e reúnem dados importantes sobre o tema, é primordial para essa tarefa.

Se o uso de assessment ainda está um pouco vago, vamos a um exemplo prático da aplicação do mecanismo:

Digamos que a sua organização precisa contratar um novo gerente de negócios que deve dispor de algumas habilidades sociais e práticas para exercer seu trabalho na empresa.

Com uma avaliação de habilidades ou mesmo apenas um teste de múltipla escolha, é possível seguir com candidatos que apresentam respostas mais precisas e que estão de acordo com o perfil buscado.

Quais os benefícios do Assessment?

Já falamos aqui sobre o que é e a importância do uso de assessment, que tal agora saber mais sobre as vantagens de usar esse tipo de ferramenta no seu processo seletivo? Confira!

Ajuda na diminuição do SLA da vaga

Um dos principais indicadores em R&S é o SLA da vaga. Ou seja, o tempo entre o anúncio da vaga e o seu preenchimento.

O uso de avaliações comportamentais no início do processo pode otimizar o funil de recrutamento. Afinal de contas, os testes online já selecionam os candidatos com o match ideal de habilidades e comportamentos exigidos pelo cargo para as entrevistas com RH e com gestor.  

Dessa forma, é possível acelerar o processo de recrutamento e diminuir o número de dias entre o anúncio e o fechamento da vaga!

Identifica candidatos mais qualificados

Mesmo com um currículo que contemple boa parte das habilidades desejadas para a vaga e experiências relevantes, é difícil obter uma visão completa da adequação de um candidato para a função apenas analisando seu CV ou conversando com ele.

Ao usar os testes de avaliação de candidatos online, você pode identificar profissionais qualificados logo na inscrição inicial, fazendo com que eles mostrem suas habilidades reais, indo além da experiência listada em seu currículo.

Isso te ajuda a selecionar candidatos mais qualificados desde o início, permitindo que você concentre seu tempo nos profissionais que, de fato, são adequados.

Contribui para a tomada de decisão imparcial

Testes online de avaliação de candidatos podem ajudar a reduzir o viés de contratação. Em um estudo de 2019, a Agency Central descobriu que 96% dos recrutadores acreditam que o viés inconsciente é um problema que afeta o processo de contratação.

Em última análise, reduzir seu viés de contratação ajudará você a contratar candidatos mais diversos.

Permite a contratação por fit cultural

Parte da construção de uma equipe diversa e realizada no trabalho é priorizar a cultura da empresa. Os testes de assessment contribuem para a  identificação de candidatos que agregam à cultura da sua empresa.

Ao entender quais são os valores  dos candidatos e suas tendências de comportamentos — e não apenas fazer suposições sobre eles — você vai identificar com mais precisão os candidatos que compartilham dos principais pontos da cultura organizacional e que podem trazer boas perspectivas para o negócio.

Como aplicar o assessment no seu R&S?

Até aqui, abordamos questões técnicas do uso de avaliações comportamentais. Você deve estar se perguntando: como torná-las uma prática de seu processo seletivo?

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Na verdade, não existe uma fórmula mágica. Tudo dependerá das necessidades e da cultura da sua organização. Todos esses pontos devem ser previamente dimensionados e estruturados, antes de criar o teste que avaliará seus candidatos.

Antes da pandemia, havia ainda algumas poucas organizações que faziam esses testes no modo tradicional, com papel e caneta durante a fase de entrevista do candidato. Se essa situação já era rara anteriormente, no mundo pós-covid ela quase não existe.

O mais comum é aplicação de testes virtuais já nas primeiras fases do funil de recrutamento. Essas avaliações virtuais podem detectar o perfil comportamental do candidato – analista, comunicador, executor e planejador, como também prever alguns comportamentos do profissional.

Empresas que usam o software de recrutamento e seleção Vagas For Business podem usar a metodologia Disc para acessar pontos comportamentais do candidato já na primeira fase do recrutamento.

Quais os principais tipos de assessment?

Como já citamos no início deste artigo, a avaliação comportamental pode ser usada para além do recrutamento e seleção. A seguir, destacamos os principais tipos de assessment e seus objetivos:

Personalidade

Essas avaliações identificam os pontos fortes e a desenvolver e traços da personalidade do candidato.

Objetivo: Conhecer mais sobre o comportamento do candidato antes de contratá-lo.

Competência

Testes de competências avaliam quais são as reais habilidades de candidatos (e colaboradores) em determinadas situações de trabalho. Esse tipo de avaliação destaca tanto as competências emocionais quanto técnicas dos profissionais que estão sendo avaliados.

Objetivo: Saber se os candidatos têm as habilidades requeridas pela vaga.

Se a avaliação é usada em colaboradores, ela ajuda a detectar quais são as competências que precisam ser trabalhadas e possíveis treinamentos importantes para o desenvolvimento.

Fit cultural

Ao contratar novos profissionais, o ideal é que a organização alinhe cultura, valores, crenças e missão aos dos novos colaboradores e avaliações comportamentais podem gerar esse match.

Objetivo:  Encontrar candidatos engajados com os valores, missão e crenças da organização.

Satisfação

Ferramentas de assessment podem também ser usadas para avaliar a satisfação e a felicidade dos colaboradores no ambiente de trabalho.

Objetivo: As avaliações ajudam a medir o clima organizacional da empresa e como os programas de gestão de pessoas são reconhecidos pelos colaboradores. Esses dados ajudarão a decidir os próximos passos para otimizar a gestão de talentos da organização.   

Quais as ferramentas de Assessment?

Encontrar o candidato mais adequado pode levar mais tempo do que o desejado. É um processo que envolve o consumo de tempo, paciência e dinheiro. Mas recomendar uma contratação ruim pode sair ainda mais caro.

Portanto, o uso de ferramentas para otimizar esse processo, como as ferramentas de assessment, é mais do que recomendado. As avaliações já fazem parte do ritual de contratação moderno e incluem os seguintes benefícios:

  • triagem mais abrangente para avaliar conhecimentos e habilidades;
  • maior produtividade do recrutador;
  • foco em candidatos adequados;
  • coleta de dados simplificada;
  • mais candidatos podem se inscrever sem aumentar a carga de trabalho do recrutador;
  • encontrar a melhor combinação de candidatos para os traços de personalidade desejados.

Que tal então decidir qual será o seu modelo de assessment? Eis algumas opções que listamos para você:

DISC

infográfico explicando o significado de cada uma das letras da Metodologia DISC

Foto: Vagas.com.br

Alguns trabalhos exigem tipos de personalidade agressivos e orientados para o cumprimento de metas; outros são mais adequados para pessoas cautelosas, atenciosas e detalhistas.

Esta ferramenta de avaliação fornece informações sobre o perfil de cada candidato em questão de minutos.

Você saberá se o seu candidato é:

Avaliação de Inteligência Emocional

A ferramenta de avaliação de inteligência emocional permite que as pessoas entendam seus pontos fracos e aqueles a desenvolver. 

Trata-se de uma ferramenta muito usada para otimizar o desempenho dos colaboradores na organização, apoiando líderes e profissionais a serem mais efetivos em suas vidas pessoal e profissional.

Assessment de Competências

Quer medir competências como raciocínio, resolução de problemas e habilidades emocionais de seus candidatos ou colaboradores? O assessment de competências é a ferramenta recomendada nesses casos.

Além de analisar as hard e soft skills, a avaliação também indica o perfil comportamental dos profissionais que realizam o teste.

Com base nesses elementos, a ferramenta oferece um panorama geral do profissional, se atendo a características que influenciam no seu desempenho dele(a), sem se deter em características específicas.

Agora que você já sabe como avaliar o perfil dos candidatos e dos colaboradores, entenda tudo sobre gestão de talentos e qual a importância disso para o crescimento de seu negócio.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.