Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos desde artigo
Atrair e reter talentos é um desafio vivido por todas as equipes de RH. Para que os times entendam quais os pontos de atenção, quais as possibilidades de melhoria e os melhores caminhos para trilhar, a ferramenta de análise SWOT para RH pode dar uma boa ajuda na visão estratégica de gestão de talentos.
Isso porque esse tipo de análise mostra quais são os pontos fortes e fracos na retenção de pessoas na sua organização, tornando possível antever os desafios e dar mais tração às forças já estabelecidas.
A análise SWOT para RH vai mostrar quais são os pontos fortes das práticas do seu time, quais são os pontos que merecem mais atenção e também como isso de conecta com as práticas adotadas pelo mercado.
Neste artigo vamos esclarecer o que é e como funciona a análise SWOT para lidar indicadores de gestão de pessoas. Confira!
A análise SWOT é uma metodologia de planejamento estratégico vastamente utilizada por empresas. No método, a ideia é mapear quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (do inglês, Strengths, Weakness, Opportunities e Threats, formando a sigla SWOT) do negócio para que as melhores decisões sejam tomadas.
Também chamada de análise FOFA (para a tradução ao português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), a estratégia mede essas quatro forças tanto do ponto de vista interno (da organização) como externo (do mercado).
Para mensurá-las, é preciso listar os quatro vetores da ferramenta, de acordo com o produto e/ou serviço da sua empresa. Para chegar a essa lista, há algumas perguntas que te conduzirão às respostas, tais como:
Após elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é possível ter um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes em que ela está inserida.
Esse cenário vai ajudar a organização a entender o cenário de modo bem objetivo no que diz respeito às vantagens que a empresa tem em relação ao mercado, às desvantagens que precisam de atenção, às oportunidades que podem ser melhor aproveitadas e às ameaças que o negócio tem que lidar.
Nesse momento do texto, você deve estar se perguntando: como eu consigo fazer esse tipo de análise mais técnica na gestão de talentos?
Antes de te explicar o como vamos elucidar aqui sobre o porquê.
Há tempos, estudos na área de gestão de pessoas vem defendendo que a área de Recursos Humanos precisa ser mais estratégica.
Para acelerar a tomada de decisão estratégica no RH, a Sociedade de Recursos Humanos americana, conhecida pela sigla SHRM, incentivou o uso da análise SWOT como uma ferramenta útil para desenvolver, modificar e fortalecer os planos de gestão de talentos.
Os princípios gerais são os mesmos de qualquer matriz SWOT, como explicamos acima, mas o foco está concentrado nas operações e preocupações específicas do RH.
Dessa maneira, é possível que a área tenha um mapa objetivo de como estão seus talentos comparado com o mercado:
De acordo com a SHRM, o elemento base para conduzir uma análise SWOT no RH é compreender a visão, a missão e os valores da empresa, bem como algumas agendas paralelas da liderança.
Com essas informações em mãos, a área de gestão de talentos deve mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do departamento conectado aos pontos estratégicos da organização.
Para ficar mais claro, abaixo, vamos elencar possíveis dados dessa descoberta pela área de gestão de pessoas:
Lembrando que a análise FOFA deve ir além de apenas listar os itens em cada categoria. O RH deve explorar ao máximo os quatro pilares, fazer estudos aprofundados e estabelecer estratégias e táticas para maximizar os resultados. De que forma?
Encontrando respostas às perguntas-chave, tais como:
A análise FOFA permite que o RH contribua ativa e estrategicamente para os objetivos da organização.
Além do mais, a chance de considerar e revelar questões de fora da organização permite que decisões estratégicas sejam tomadas de forma mais precisa na gestão de talentos. É um ‘win, win, win’ (ganha, ganha, ganha) como gostam de comemorar os estratégicos.
Note que para fazer um planejamento estratégico prevendo as ações e objetivos pretendidos ao longo do ano, é imprescindível passar pela análise SWOT para RH. Dessa forma, a equipe de RH consegue atuar de modo mais preciso e contribuir com o crescimento do negócio.
Que tal começar hoje mesmo a planejar 2023 para sua equipe de RH? Para te ajudar, separamos um talk incrível que aconteceu no Youtube do Vagas For Business. Falamos com a Silvana Fernandes, Head de RH da Pontomais, e ela deu as melhores dicas para você fazer um planejamento estratégico de sucesso. Confira!
Categorias
Recrutamento interno: o que é, prós, contras e como implementar
Recrutamento interno é um processo de seleção de funcionários que ocorre dentro da própria empresa...
Como desenhar uma experiência do funcionário completa
Você, como gestor de RH, pensa na trajetória do profissional de uma forma holística? Ou...
Quais as principais características e pontos fortes do profissional com perfil comunicador?
Como o profissional com o perfil comunicador pode contribuir para o crescimento de sua organização?...