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Contratar um funcionário de alto nível é quase uma missão impossível. O primeiro dilema começa internamente: haverá uma promoção ou será uma contratação externa? Depois vem a escassez de talentos com as qualificações necessárias para exercer o papel de forma adequada (tanto de dentro como de fora da organização) e, por fim, a disputa com outras organizações pelos profissionais.
Há mais um detalhe para adicionar emoção a essa história: um estudo estima que de 50% a 70% dos executivos falham no primeiro ano e meio após assumir a função, independentemente de terem sido contratados externamente ou terem sido promovidos.
Mas calma, não entre em pânico! Há bons caminhos para a sua organização não fazer parte da estatística e contratar ou promover excelentes executivos. Quer saber como? Continue lendo este artigo para compreender todos os aspectos da busca por C-level de alto impacto.
São os executivos no topo da pirâmide organizacional, também conhecidos como C-level — uma sigla em inglês, em que C significa chief (chefe) e level significa nível.
Esses profissionais geralmente são especialistas em negócios, liderança e formação de equipes e são os membros mais influentes de uma organização.
Os C-level acumulam anos de experiência no mercado de trabalho para basear suas tomadas de decisões em nome da empresa.
Conheça alguns dos títulos e funções mais comuns atribuídas aos C-level:
Pessoas com esse preparo técnico e emocional são raras no mercado de trabalho. Por isso, quando há uma vaga C-level, a contratação e/ou promoção é sempre um dilema nas organizações.
A seguir, apresentaremos alguns cenários que te ajudarão a entender se a sua organização deve contratar externamente ou desenvolver internamente o talento e a tomar a decisão correta.
Você prefere preparar o jantar do Dia dos Namorados ou comemorar fora de casa? Essa metáfora é muito boa para balancear a contratação interna e externa de executivos de alto nível.
Se você resolver preparar os pratos dessa data especial em casa, provavelmente, saberá que tipo de menu faz mais sucesso para o casal. Seria uma aposta sem riscos.
Agora, se você quer conhecer algo novo, prefere arriscar e se surpreender (para o bem e para o mal), aposte em um jantar romântico no restaurante.
No preenchimento de vagas C-level, a organização tem o mesmo desafio. Ir para um caminho sem risco e promover um prato da casa ou apostar na contratação de executivo com experiências distintas, um novo fôlego à organização?
A resposta certa para a indagação dependerá de muitos fatores. Algumas perguntas podem te conduzir à definição, tais como:
Mesmo após responder a essas questões, o conselho da organização ainda tem dúvidas sobre o tipo de contratação? Entenda os prós e contras de cada tipo de contração:
Prós
Contras
Prós
Contras
Se a sua companhia já decidiu que o ideal é procurar um candidato fora do ambiente da organização e não irá recorrer a nenhuma firma especializada em hunting, fique atento à melhor maneira de abordar os profissionais de alto impacto.
Lembre-se: você terá poucas, senão uma única, oportunidade de instigar tais profissionais para o seu processo de R&S.
Portanto, o primeiro passo é usar a regra de ouro do recrutamento: coloque-se no lugar do candidato. Se você é um C-level, que geralmente fica trabalhando até tarde, você investirá seu tempo olhando proativamente para novas oportunidades de emprego?
Você já sabe que a resposta a essa pergunta é não. Pessoas nesse nível profissional estão acostumadas a receber ofertas, não a correr atrás delas. Há dados apontando que 97% dos profissionais de nível sênior preferem ser descobertos por recrutadores do que procurar sua próxima oportunidade.
Em casos raros, em que esses executivos estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, eles não vão olhar as vagas em agregadores ou redes sociais. A estratégia deles é contratar serviço de recolocação.
Dito isso, você já percebeu que foi colocado numa caçada em busca de um diamante raro na selva corporativa, certo?
Vamos, então, às estratégias de como achar o mapa da mina e acertar a mente e o coração de executivos de alto impacto:
O executivo perfeito para a sua organização recebe, dia sim, dia não, uma proposta de um recrutador. A maioria das ofertas, pouco elaboradas e vagas, sequer são lidas pelo destinatário.
Tendo isso em mente, alcance uma forte taxa de resposta indo direto ao ponto. Já no primeiro parágrafo, explique o motivo pelo qual o executivo foi selecionado à oportunidade.
Fisgue o executivo pelo emocional. Destaque as qualificações dele e como ele pode ajudar a expandir os negócios da sua organização.
Lembre-se de que o desempenho de um líder está vinculado a impulsionar os números da organização, seja aumentar a receita, melhorar as margens ou aumentar o número de clientes.
Olhando para essa perspectiva, você deve modificar seu discurso de recrutamento para acomodar às necessidades da posição. Esqueça de perguntas básicas sobre a atuação dele, você já sabe o que ele fez nas demais organizações em que ele atuou, pois fez pesquisas sobre o profissional.
Na verdade, você precisa ir direto ao ponto fazendo perguntas mais elaboradas, tais como:
Você tem uma boa ideia qual é o atual salário desse profissional que você está buscando? Se a compensação monetária da vaga for inferior à média do segmento, será muito desafiador encontrar profissionais fora da organização.
Neste caso, uma alternativa é promover seu executivo internamente, desenvolvê-lo e ter um plano de carreira sólido, deixando muito nítido que se trata de uma caminhada. Altos cargos pedem remunerações altas, inevitavelmente.
Se você tem certeza de que o salário da sua vaga é competitivo, deixe isso já claro no primeiro contato (por e-mail) e nos primeiros minutos da entrevista. A estratégia é manter o executivo motivado para você oferecer a oportunidade.
Sabendo que esses líderes são altamente motivados a atingir metas, ofereça bons bônus atrelado às metas.
Crie incentivos oque sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunos.
Os bônus de incentivo são ótimos motivadores para novos executivos e ajudarão bastante a manter sua oferta no topo da lista.
Por fim, mas não menos importante, se a sua organização quer se manter no topo de tendências de profissionais e consumidores, faça com que seu processo de executive search seja mais inclusivo.
É sempre bom ressaltar que é impossível ter uma organização diversa se os líderes não forem plurais. Há muitas vantagens em ter uma equipe de liderança que se pauta em diversidade e inclusão, dentre elas estão:
Promova um ambiente que possa aprimorar sua empresa, sua marca e o apelo de seu produto para uma gama ampla de clientes e consumidores em um mercado cada vez mais global.
Se com esse guia você já contratou o seu executivo de impacto, que tal algumas dicas para retê-lo? Saiba como melhorar a experiência do funcionário na sua organização!
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