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Criar uma experiência do funcionário (EX) fora da caixa é um dos grandes desafios para a área de RH em 2022. Depois de dois anos cheios de incertezas, entre o mundo off e on-line, os colaboradores querem entender como será a jornada de trabalho deles na organização, seja de forma remota ou presencial.
E os empregadores já estão atentos a essa demanda. Mais de 90% das organizações planejam tornar a melhoria da experiência do funcionário uma prioridade em 2022, de acordo com pesquisa da Willis Towers Watson. Nesse sentido, é imperativo que as empresas façam um esforço extra para criar um vínculo com seus funcionários, permitindo que eles sintam certeza, significado, conexão e empoderamento.
Sua empresa busca aprimorar a EX, mas não sabe bem por onde começar? Então, confira nosso artigo sobre o assunto e fique por dentro das dicas!
No novo local de trabalho, os funcionários não procurarão as vantagens que tornaram algumas empresas super atraentes na última década – como salas de descanso com geladeiras forradas de guloseimas, happy hours, salas de jogos no local de trabalho e outras experiências que tentavam atrair e reter os colaboradores na organização.
Agora não. Em 2022, uma experiência do funcionário mais aprimorada terá uma abordagem mais holística. Houve muitas perdas físicas e emocionais durante a pandemia e todos foram impactados pelo distanciamento social. Na nova perspectiva de EX, esses impactados e seus desdobramentos precisam ser levados em conta.
Segundo o estudo Panorama da Experiência do Colaborador 2020, da HRTech Pin People, a forma de trabalhar foi uma das mais afetadas pela pandemia de covid-19. O levantamento enumerou desafios e oportunidades para mudar processos de gestão de pessoas tais como investimentos em saúde mental e uma jornada personalizada por funcionário.
“Colocar os colaboradores no centro da estratégia e reconhecer que as pessoas possuem diferentes expectativas e necessidades ao longo de sua carreira nas empresas permitirá às organizações aumentar os níveis de engajamento, bem-estar e felicidade no trabalho, mas também sua capacidade de atrair e reter talentos”, afirma Frederico Lacerda, da Pin People.
As empresas reconhecem a urgência de melhorar a EX à medida que se adaptam à nova realidade e enfrentam os desafios da rotatividade e do engajamento. Então, aqui estão oito maneiras de melhorar a experiência do funcionário em 2022.
Não assuma que a definição de uma ótima experiência de funcionário envolve experimentar tudo com todos! Descubra onde cada funcionários quer que a linha seja traçada entre a vida pessoal e o trabalho.
Talvez a melhor coisa a fazer agora seja começar a trabalhar a empatia. Quando você aborda a experiência do funcionário do ponto de vista deles, provavelmente encontrará maneiras impactantes de engajá-los.
Mas lembre-se: liderar com empatia significa entender e aceitar que as pessoas nem sempre estão agindo da melhor maneira possível e que os problemas de casa afetam a vida profissional. Trabalhar com essa realidade é a melhor maneira de criar um lugar onde as pessoas se sintam seguradas para atuar.
Faça com que as equipes de sua organização se comuniquem constantemente levando em conta o toque pessoal (seja no modelo presencial ou remoto). Nesse sentido, incentive os líderes a elogiar seus liderados e a ter preocupação genuína com o bem-estar deles.
Faz parte dessa política, dar aos funcionários tempo e oportunidades para se conectar pessoalmente com a liderança pelo menos uma vez por semana. Nesse bate-papo com o gestor, deve-se aprimorar técnicas de comunicação não violenta para entender quais são os anseios profissionais e pessoais do colaborador
Respeite resultados de pesquisas
Os motivos pelos quais os funcionários saem e os motivos pelos quais os empregadores pensam que eles saem, muitas vezes, não se alinham.
Por exemplo, de acordo com um estudo mais de 70% dos funcionários dizem que suas empresas podem evitar a rotatividade melhorando os benefícios. No entanto, apenas 42% dos empregadores achavam que os benefícios eram um problema. Outra disparidade: quase 60% dos funcionários permaneceriam mais leais se a empresa oferecesse aumentos ou promoções não programadas; menos de 40% dos empregadores conduziram essa política.
Você não precisa necessariamente oferecer melhores benefícios e pagar para melhorar a experiência do funcionário. Mas sim descobrir os motivos reais do porquê seus funcionários estão desistindo de trabalhar com a sua organização.
O local de trabalho não é muito diferente de qualquer lugar onde os funcionários efetuam compras. Eles falam bem de lojas e restaurantes onde se sentiram valorizados.
Para melhorar a experiência dos funcionários, que tal você considerá-los e tratá-los como clientes em 2022?
Pode ser algo tão simples quanto estabelecer um tempo individual consistente com os funcionários e dar a eles espaço para fazer perguntas, discutir seu desenvolvimento e avaliar o progresso. O segredo é não apenas abordar tópicos profissionais, mas também obter uma medida de como eles estão se sentindo pessoalmente desafiados no trabalho.
Equipes altamente engajadas experimentam maior lucratividade, redução no absenteísmo e diminuição da rotatividade.
Para promover um ambiente de engajamento, comece criando uma cultura de reconhecimento. Dê a todos oportunidades e ferramentas para reconhecer e recompensar dos feitos dos colaboradores.
Goste ou não, muitos funcionários agora esperam que sua experiência de trabalho não esteja exclusivamente presencial. Quase 65% dos funcionários dizem que horários flexíveis e opções de trabalho remoto melhorarão sua experiência e lealdade.
Ofereça mais oportunidades de aprendizado
Muitos funcionários citam as oportunidades de crescimento como uma razão para permanecer no emprego – ou uma razão para ir atrás de outro.
Mas apenas oferecer aos funcionários um monte de oportunidades de aprendizado não será suficiente. Para melhorar a experiência, você deseja dar a eles tempo e recursos para aprender em áreas que expandirão suas carreiras.
O primeiro passo é ajudar os funcionários a estabelecer um plano de carreira. Quando eles têm uma ideia de onde querem chegar, podem escolher um treinamento que os ajude a chegar lá.
O que achou do conteúdo? Se deseja se aprofundar mais no assunto, aproveite para ler mais este artigo como desenhar uma experiência do funcionário completa. Até a próxima!
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