Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Já faz algum tempo que o setor de tecnologia da informação (TI) enfrenta déficit de profissionais. No Brasil, essa carência deve ser de mais de 408 mil postos de trabalho até 2022. Isso mostra a relevância do tech recruiter, um recrutador especializado em atrair e reter profissionais cobiçados de TI.
Os profissionais de TI não estão acostumados a procurar emprego, mas a receber ofertas. E não são poucas. Não é à toa, que bons recrutadores especializados na caça de talentos em TI também estão sendo disputados no mercado de trabalho. Segundo levantamento do LinkedIn, o cargo que mais vai se destacar no mercado de trabalho em 2022 é o do recrutador especializado em tecnologia.
Mas para ser um bom tech recruiter não basta apenas o título, é preciso alcançar resultados nessa luta acirrada. Neste artigo, vamos falar sobre estratégias de como chegar lá. Confira!
O que faz um tech recruiter?
Um tech recruiter é o profissional responsável pelo recrutamento e seleção de profissionais da área de tecnologia. Em comparação com outros recrutadores, os IT recruiters geralmente têm pelo menos dois anos de experiência no setor de tecnologia e desenvolvem algumas habilidades conectadas à tecnologia.
O recrutador especializado em tecnologia precisa desenvolver novas habilidades porque a caçada dos talentos nessa área difere muito das outras profissões. Para começar, 22% de todos os desenvolvedores sequer têm uma conta no LinkedIn.
Além disso, 17% dos desenvolvedores consideram a parte da entrevista a parte mais irritante do processo de contratação – demoram muito, os recrutadores fazem perguntas não relacionadas às suas especialidades ou exigem que visitem a empresa pessoalmente. Outros 15,11% odeiam escrever currículos e atualizá-los, enquanto 14,46% odeiam escrever cartas de apresentação.
Por esses e outros motivos um IT recruiter precisa desenvolver as seguintes habilidades:
- Fortes habilidades interpessoais, de networking e de comunicação
- Capacidades de negociação
- Pensamento crítico e flexibilidade quando confrontado com mudanças de prioridades
- Conhecimento técnico para a vaga em questão
- Experiência de trabalho comprovada com as ferramentas e tecnologias que serão avaliadas
- Experiência com várias técnicas de sourcing (por exemplo, mídia social, recrutamento interno, referências, etc.)
- Capacidade de manter-se atualizado sobre os mais recentes padrões, problemas e riscos do setor de tecnologia
- Capacidade de manter um banco de dados e pipeline de candidatos
- Experiência comprovada com ferramentas de recrutamento e rastreamento de candidatos, bem como bancos de dados de RH
- Conhecimento de técnicas de avaliação específicas para cada função
- Capacidade de criar uma experiência de candidato perfeita em todos os estágios
- Engajamento ativo e promoção de estratégias de contratação de diversidade e inclusão
- Disposição para se tornar um embaixador da marca e representar a empresa nas primeiras interações do candidato com a organização
Dicas de como se tornar um tech recruiter bem-sucedido
Como observado ao longo do artigo, o modelo convencional de caça-talentos não funciona com os profissionais de TI. Eles são poucos, podem barganhar bons salários e a maioria gosta de trabalhar a distância.
Então, mãos à massa e use as nossas dicas a seguir para entender e interagir com esse tipo de profissional.
Familiarize-se com a tecnologia para a qual está contratando
As linguagens de programação mudam rapidamente. Cinco anos atrás, Java estava na moda, enquanto hoje, a linguagem Python reina. O primeiro passo, portanto, para ser um bom recrutador de TI é ter conhecimento a respeito de ferramentas tecnológicas.
Embora você não precise escrever código para poder contratar desenvolvedores, é necessário ter uma noção razoável sobre diversas tecnologias, principalmente aquelas utilizadas pelo profissional que você vai contratar.
Como se trata de uma área que exige uma boa dinâmica, o tech recruiter também precisa possuir um perfil proativo em relação à busca constante de novos conhecimentos e habilidades.
Aprimore habilidades não técnicas
Mesmo que seja necessário algum conhecimento da tecnologia para a qual você está contratando, muito do trabalho de um recrutador técnico não é muito técnico. No final das contas, é um trabalho em que você convence os candidatos de que uma empresa é uma ótima opção para eles e vice-versa.
Algumas das habilidades que você terá que melhorar incluem comunicação, tomada de decisões, atenção aos detalhes, apresentação e habilidades de negociação, para citar algumas.
Aproxime-se das pessoas que você está contratando
A maioria dos desenvolvedores tem uma coisa em comum – eles odeiam recrutadores. Em vez de oferecer melhores cargos e salários, concentre-se em tornar o processo de contratação mais humano e estabelecer uma experiência positiva para o candidato.
Há muita pesquisa sobre o que os desenvolvedores gostam e não gostam na contratação, então comece a partir daí para traçar uma experiência do candidato que atraia os melhores.
Junte-se a comunidades online e grupos de fóruns
As pessoas são muito disponíveis para tirar as suas dúvidas e explicar tudo que você precisa saber sobre um produto ou uma tecnologia. Portanto, se inscreva no máximo de Meetups que puder!
A rede social Reddit, ainda pouco conhecida no Brasil, mas muito usada em outros países, tem um fórum de discussão em quase todos os campos relacionados à tecnologia, incluindo como aprender programação, hardware, iOS, Android, software e programação. Se você não tem medo de se arriscar permita-se conhecer mais pessoas e uma nova rede social!
Quer ficar por dentro de outras boas práticas de recrutamento na área de TI? Então confira algumas estratégias certeiras para contratar profissionais de tecnologia
https://forbusiness.vagas.com.br/blog/estrategias-certeiras-para-contratar-profissionais-de-tecnologia/