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Sistema B: certificação vê bem-estar como métrica de sucesso nas empresas

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    Vagas For Business

  • 25 de jul as 14:08
  • 5 min de leitura
Sistema B: quando o bem-estar se torna métrica de sucesso das organizações

Empresas do sistema B buscam o equilíbrio entre lucro e pautas socioambientais. Saiba mais sobre esse novo olhar de negócios

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Pautas sociais e ambientais vêm ganhando força nas corporações. Essa tendência alimentou o surgimento de um novo formato organizacional: as empresas do Sistema B.

Mas o que exatamente são essas organizações? Como elas encabeçam esse novo olhar de gestão de negócios?

Em termos mais simples, as empresas do Sistema B são organizações que usam os negócios como uma plataforma para acelerar compromissos da pauta ESG, dentro e fora da organização, por meio de um redesenho de processos.

Se ainda assim o conceito não ficou claro, convidamos você a ler nosso artigo até o fim. Nele vamos contar como surgiram as empresas de sistema B, o que elas propõem e quais são as vantagens de se tornar uma. Confira! 

O que significa a certificação B Corp?

A certificação B-Corp reconhece empresas com altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar lucro e propósito. 

A ideia é que as empresas trabalhem com governos e organizações para resolver os problemas mais desafiadores da sociedade, equilibrando a busca por lucro ao propósito de impactar positivamente a sociedade.

O que são empresas do sistema B? 

Empresas do sistema B são organizações que tiveram seus processos analisados e certificados pelo B Lab, uma organização sem fins lucrativos dos EUA.

E quais são as atividades auditadas pelo laboratório?

Todos os processos produtivos, da aquisição de produtos (os fornecedores também são auditados), ao modelo de trabalho e comunicação com trabalhadores, até o relacionamento com a sociedade e como a empresa lida com os possíveis resíduos de sua operação.

Na prática, o B Lab certifica empresas que usam seu poder de mercado para criar valor não só para o acionista, mas também para outras partes interessadas, como funcionários, comunidade local e meio ambiente.

Como surgiu o sistema B?

A primeira geração de Empresas B foi certificada em 2007, nos EUA, e o número de empresas certificadas cresceu exponencialmente desde então. No mundo, já são 5.837 corporações certificadas, sendo 275 no Brasil. Detalhe: o sistema só chegou à América Latina em 2012. 

Como ser uma empresa no sistema B?

O primeiro passo é entender se a empresa tem suas pautas socioambientais amadurecidas. Ou seja, se de fato, a empresa usa seu poder de mercado para gerar valor para a sociedade.

Mas como eu sei se a minha organização atingiu essa maturidade?

Ter uma equipe exclusiva que olhe para questões de ESG é um bom ponto de partida, porém não é o único. Veja alguns outros questionamentos que podem te ajudar a compreender a evolução da temática na sua empresa:    

  • sua organização possui altos padrões de transparência?
  • os programas da sua empresa abordam pautas socioambientais, tais como diversidade e economia circular?
  • a organização tem políticas de compliance?
  • você já viu algum debate ou programa da empresa que abordasse a questão de carbono zero?
  • a liderança da organização é ágil, transparente e aberta a novas ideias?
  • de fato, a empresa gera valor à comunidade e ao meio ambiente?

Digamos que boa parte das respostas aos questionamentos acima foram sim. Neste caso, a empresa poderá entrar em contato com a ONG do Sistema B no Brasil, responsável pelo certificado em território nacional, e passar por uma auditoria que envolve custos financeiros para a empresa.

Para obter a Certificação, a empresa precisa:

  • ter no mínimo 12 meses de operação; 
  • fazer uma Avaliação de Impacto B — são conduzidas 160 perguntas que estão conectadas à operação da empresa em cinco áreas: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente.
  • passar na avaliação (a empresa precisa obter pelo menos 80 pontos na avaliação)
  • passar pela fase de Análise de Elegibilidade;
  • incluir em seu contrato social duas Cláusulas B que garantem o compromisso da empresa de ir além de seus interesses financeiros e econômicos;
  • criar um sistema (interno e externo) de transparência de informações, permitindo que o dados sobre seu desempenho sejam públicas e estejam disponíveis em seu perfil no site da B Lab.

Após essa extensa lista de avaliação e passos, a empresa recebe o certificado de empresa sistema B ou não. Detalhe: de dois em dois anos, é preciso fazer uma reavaliação para manter o certificado.

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Vantagens de aderir ao sistema B

Uma vez que as empresas são certificadas pela ONG B Lab, elas desfrutam de muitos benefícios que acompanham a certificação.

As organizações usam seu selo de certificação para liderar movimentos, construir relacionamentos, atrair talentos, melhorar seu impacto, amplificar a voz de outras pessoas e proteger sua missão e valores.  

A seguir resumimos esses benefícios em 5 tópicos:

Ser reconhecido no mercado por suas boas práticas

Os consumidores estão cada vez mais conscientes. Eles querem entender quais são os processos por trás da produção de bens e serviços. 

Ao ser certificado com os padrões de empresas de sistema B, você está enviando um recado para o seu mercado consumidor que seus processos são transparentes, que respeitam os clientes e trabalhadores e apoiam causas socioambientais.

Atrai os melhores talentos

Saber que sua empresa está tentando ativamente fazer uma mudança social positiva, atrai os melhores talentos em busca de significado em suas carreiras.

A certificação valida a cultura centrada no funcionário da empresa, o que significa que você também poderá reter os melhores talentos.

Poupa custos

Em um primeiro momento a empresa pode olhar para a certificação e achar que esse será mais um custo para a organização. Essa é a mentalidade de curto prazo.

No entanto, a certificação mais do que se paga a longo prazo. Ao se registrar como uma empresa B, você terá acesso a dados da comunidade, que podem ajudar a sua empresa a encontrar meios mais econômicos e sustentáveis para os negócios. 

A comunidade B também incentiva empresas de segmentos diferentes e até concorrentes a se unirem em torno de temas de ESG, otimizando processos e budgets.  

Junte-se a uma comunidade global de agentes de mudança

Quando sua empresa ganha a chancela de uma empresa do sistema B, você se junta a uma comunidade global que está usando os negócios como uma plataforma para ressignificar o mundo.

Neste sentido, as lideranças da sua organização poderão conhecer, interagir e colaborar com outros agentes de mudança (da comunidade B global) com ideias semelhantes.

Protege a sua empresa da pressão dos acionistas

Ao ter o status de empresa B, sua companhia declara a dedicação em valorizar os interesses de outras partes envolvidas no processo tanto quanto os interesses de acionistas e investidores.

Dessa forma, ser uma empresa do sistema B fornece à sua organização uma certa proteção contra a pressão dos investidores. Isso deixa claro para seus acionistas desde o início que seus resultados sempre incluirão o triple botton line: pessoas, planeta e lucro.

Exemplos de empresas do sistema B no Brasil 

A Natura, por exemplo, é uma empresa B Corp desde 2014. Ela foi a primeira empresa de capital aberto da América Latina e a maior do mundo, em receita e número de colaboradores, a conquistar a certificação.

Em 2022, outras brasileiras se destacaram quando o B Lab anunciou a lista de quase mil empresas que obtiveram ótima pontuação em seu processo de avaliação, o B Impact Assessment. Entre elas, 54 eram brasileiras. Estavam ali nomes como Gaia Movimento, Reise Ventures, ManejeBem, Recicladora Urbana, YouGreen entre outras.

Esses são exemplos nacionais, mas vale a pena destacar que o movimento B é um processo que transcende fronteiras. Tornar-se uma empresa do sistema B é mais do que um processo de certificação; ele legitima sua organização como uma transformadora social que coloca outros interesses para além do lucro da empresa.

Se quiser se aprofundar mais em formas de gerar impactos positivos por meio de sua empresa, confira o artigo responsabilidade social nas empresas: junte-se a causas ecológicas

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