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A pandemia de coronavírus consolidou, de vez, uma tendência que já se mostrava irreversível: o onboarding digital. Por meio dele, é possível dar treinamentos e fazer a integração de funcionários de forma apropriada e completamente online.
O aumento do home office e do recrutamento online obrigam as organizações a adotarem de um dia para o outro processos de onboarding digital, o que representa um grande desafio, visto que o recebimento de novos funcionários sempe foi planejado para funcionar com interações frente a frente.
Neste post, vamos mostrar que é, sim, possível implementar o onboarding digital de forma eficiente, assim como vamos detalhar esse mercado e fornecer dicas para receber novos colaboradores com o pé direito.
O onboarding digital era uma prática raríssima nas empresas há pouco tempo. Desenvolvida pela empresa Doodle, empresa de agendamento de reuniões virtuais com mais de 30 milhões de usuários mundiais, a pesquisa “Recruiting and Onboarding Employees From a Distance” apontou que até abril de 2020, apenas 12% das empresas norte-americanas recebiam seus colaboradores por meios digitais. Para 44% das companhias do país, havia somente encontros presenciais, enquanto 44% promoviam a combinação dos dois mundos.
O estudo abordou mais de 300 organizações nos Estados Unidos e analisou mais de 30 milhões de interações em grupos profissionais.
Ainda segundo os dados, as empresas foram surpreendidas pelo sistema de trabalho remoto full-time. Apenas 16% se declararam completamente preparadas para adotar processos de onboarding digital.
Porém, é um consenso de que esta prática é importante. Falhas na integração de funcionários são a receita perfeita para desmotivação e consequente turnover.
No estudo, 17% de líderes de RH afirmaram que o maior desafio é fazer com que os recém-contratados se sintam parte do time, além de oferecer clareza de informações sobre o crescimento na carreira. Outros 15% disseram que a dificuldade está em integrá-los à cultura organizacional, enquanto 13% lutam para estabelecer normas de comunicação.
No onboarding tradicional, o profissional se encontra pessoalmente com gestor de RH, seus colegas de time e líderes de outros departamentos. Há também um tour pelas dependências da organização. Mas como agir quando não é possível promover visitas ao local de trabalho e nem encontros presenciais?
A fim de causar uma boa impressão e motivar o colaborador a integrar-se à cultura, vale a pena prestar atenção às dicas a seguir:
Defina quantas e quais são as atividades de onboarding. Esse planejamento é primordial para que o processo não passe a impressão de desorganização e desleixo.
Para alguns profissionais, interagir pessoalmente é um dos grandes motivos para fazer parte de um time e criar laços. Se as sessões virtuais forem muito prolongadas, maçantes ou sem inspiração, novos contratados podem se tornar recém-dispensados.
Portanto, substitua as palestras por diálogos naturais com os contratados, sempre de forma leve e engajadora.
Não envie longos e-mail com as políticas de RH para os recém-chegados. Comuniquem-se primeiramente por vídeo e somente depois mande links com os materiais da organização.
Faça contato visual, use as mãos e seja expressivo(a) como se estivesse em uma reunião presencial. Além disso, ao invés de olhar para a tela do computador, esteja sempre encarando a câmera. Isso ajudará a pessoa a se sentir acolhida.
Democratize o processo de agendamento e deixe todos os participantes votarem no melhor dia e horário.
Envie materiais para as pessoas participantes dias antes ou na véspera da reunião para que elas já cheguem no encontro preparadas e engajadas.
Se puder, priorize reuniões com poucos participantes. Um estudo de Robert Sutton, professor de comportamento organizacional da Universidade de Stanford, concluiu que os grupos mais produtivos são aqueles que têm entre cinco e oito pessoas.
Delegue a função de madrinha ou padrinho a algum(a) funcionário(a) simpático(a) e que tenha um bom tempo de empresa. Como ponto focal da pessoa novata, essa mentora será responsável por tirar dúvidas e apresentar equipes.
O onboarding digital bem-sucedido é essencial para manter talentos na organização, assim como manter a disseminar a cultura da empresa. Por isso, vale investir em softwares específicos para a integração, como a Botnicks, por exemplo.
Formulários digitais, plataformas de treinamento e desenvolvimento, ferramentas de comunicação interna, vídeos e recursos de agendamento de reuniões e de videoconferências são boas opções.
Depois do onboarding digital, lembre-se de continuar engajando seu time. Para isso, aposte no conteúdo que preparamos sobre gestão do trabalho remoto.
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