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Desentendimentos entre os colaboradores no ambiente de trabalho são comuns, o que significa que é muito importante que as empresas tenham uma estratégia de gestão de conflitos bem definida para colocá-la em prática quando for necessário. O RH é o departamento com maior responsabilidade sobre esses problemas, mas geralmente é acionado quando o conflito em questão já está avançado e fugiu da alçada dos próprios funcionários e dos gestores, comprometendo o relacionamento entre os profissionais e os resultados da empresa.
Neste artigo você descobre como gerenciar conflitos no trabalho de uma maneira eficaz, evitando prejuízos para a organização como um todo.
É considerado um conflito no trabalho comportamentos e desentendimentos entre os colaboradores que comprometem o fluxo das atividades e dificultam a convivência entre eles.
Esses conflitos podem ter inúmeras causas e motivações, e geralmente são apresentados como discussões e ameaças, sejam físicas ou emocionais. No entanto, em alguns casos o conflito pode ser silencioso, e isso acontece quando um funcionário se sente intimidado por um colega de trabalho, mesmo com a ausência de atitudes claras que demonstrem esse comportamento.
Os profissionais de recursos humanos têm um papel importante na resolução desses conflitos. É fundamental que eles gerenciem essas situações da melhor maneira possível para amenizar as consequências do conflito sobre as partes diretamente envolvidas e sobre os demais colaboradores da empresa.
Os conflitos mais comuns entre os colaboradores de uma empresa variam muito de acordo com as profissões, cargos e atividades exercidas, e abaixo você confere alguns deles:
Conflito de interdependência
Essa situação geralmente acontece quando o trabalho de um profissional depende da contribuição de um colega. Por exemplo: o social media sempre atrasa as entregas dos relatórios com os resultados das publicações do mês, e isso faz com que o seu gestor atrase a apresentação dos dados para a diretoria.
Diferenças no modo de trabalhar
O modo como um colaborador realiza suas atividades dificilmente é igual ao do seu colega, o que pode gerar conflitos. Há pessoas que optam por concluir um trabalho da maneira mais rápida, encurtando prazos, enquanto outras preferem demorar um pouco mais para entregá-lo e se atentar aos seus detalhes e à qualidade do produto final.
Diferenças de perfil
Nesses casos, os conflitos são estimulados por diferenças de gênero, culturais, educacionais e até por preferências políticas.
Lideranças distintas
Muitas vezes, o perfil profissional de um colaborador é moldado pelo seu líder, e os líderes podem ter estilos diferentes ao conduzir as atividades. Nessa situação, o conflito pode surgir quando algum funcionário passa a ser supervisionado por outro líder e são identificadas as diferenças no modo de trabalho.
Conflitos de personalidade
Esse tipo de desentendimento geralmente é alimentado pelo lado emocional e pelas percepções pessoais do funcionário em relação ao colega. Por exemplo: um colaborador reclama quando determinado funcionário chega atrasado porque ele o enxerga como uma pessoa descompromissada com suas atividades.
Apesar de aparecerem em diferentes níveis de gravidade, todo conflito causa impactos, os quais afetam a organização no geral. Dentre eles, estão a queda da produtividade e do bem-estar do funcionário, o aumento potencial de acidentes de trabalho, o absenteísmo, sabotagens e violência entre os colaboradores e, consequentemente, a elevação da taxa de turnover. Além disso, há chances desses conflitos comprometerem os resultados e lucros da empresa e mancharem a sua imagem perante ao mercado.
Gestão de conflitos, também chamada de gerenciamento de conflitos, é uma vertente da gestão de pessoas da empresa que visa conciliar duas ou mais partes com interesses distintos, a fim de estabelecer uma solução consensual e benéfica aos colaboradores e à companhia.
Em alguns casos, os conflitos podem ser superados apenas com a comunicação e a colaboração entre as partes envolvidas, entretanto, a situação pode sair do controle, o que exige toda a expertise da equipe de recursos humanos para gerenciar o problema. De uma maneira prática, o RH deve atuar na gestão de conflitos quando os desentendimentos deixam de ser apenas profissionais, se tornando pessoais, e quando os funcionários violam as políticas da empresa com suas condutas. As consequências em relação a essas violações devem ser estabelecidas previamente para que os colaboradores estejam cientes de que medidas serão tomadas pelo RH de acordo com as suas atitudes.
Diante disso, a empresa deve avaliar o que é melhor a ser feito do ponto de vista da organização: investir forças na gestão de conflitos e educar os funcionários para que a situação não se repita ou renovar o seu quadro de colaboradores, arcando com o processo de recrutamento e seleção e com o treinamento de novos profissionais.
O melhor cenário para a gestão de conflitos é que ela seja realizada no local de trabalho e o mais rápido possível, mas alguns casos podem ser tão graves a ponto de exigir a intervenção de um mediador ou de um advogado. Geralmente, essas situações mais críticas envolvem as seguintes questões:
Uma boa gestão de conflitos é aquela guiada por ações que buscam resolver qualquer desentendimento entre colaboradores e garantir que ele não se repita, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para seu capital humao. Confira alguns passos práticos para implementar uma gestão de conflitos de sucesso:
Compreender a raiz do problema é o primeiro passo para que o RH inicie a gestão de conflitos. É preciso entender quais são as razões por trás dos embates, quais equipes e colaboradores estão envolvidos, se as questões em pauta são profissionais ou pessoais, se houve algum acontecimento que desencadeou o conflito, entre outros.
Vale ressaltar que, por menor que seja o desentendimento, ele não deve ser ignorado pela equipe de recursos humanos, afinal, a situação pode evoluir e se tornar um problema ainda mais grave.
Os profissionais de RH devem informar aos colaboradores com muita clareza quais são as políticas da empresa em relação aos conflitos e como é dado o processo de resolução desses problemas.
Além disso, é essencial que os gestores saibam reconhecer e lidar com os conflitos em suas equipes, assim, eles auxiliam o RH a gerenciar a situação e podem até solucioná-la antes que ela chegue ao departamento pessoal.
Outro ponto importante é que esses líderes devem compartilhar o mesmo pensamento em relação às abordagens e decisões da empresa, o que evita possíveis desentendimentos entre os setores.
Os funcionários envolvidos no conflito devem colaborar para a sua resolução. Uma maneira de fazer isso é convocar reuniões individuais com as partes envolvidas, pois a privacidade colabora para que os funcionários se sintam à vontade para expressar suas preocupações.
Posteriormente, converse com todos no mesmo ambiente, afinal, é importante que eles esclareçam todos os pontos do conflito e entrem em um consenso a fim de solucioná-lo. Essa reunião com todos os envolvidos pode gerar um clima tenso, por isso, os profissionais de RH devem conduzi-la com bastante foco, seguindo alguns pontos fundamentais. São eles:
Uma gestão de conflitos eficaz elimina o conflito atual e também evita que ele se repita no futuro. Para isso, é importante que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, isso impede que eles se desdobrem e gerem outros conflitos.
A equipe de recursos humanos também deve analisar a cultura organizacional e o ambiente de trabalho para entender se há fatores relacionados à própria empresa que afetam os funcionários e contribuem para o surgimento desses conflitos.
Um profissional de RH capacitado para comandar uma gestão de conflitos a administrará com sucesso e ainda reconhecerá que esse processo colabora para a criação de um ambiente de trabalho ainda melhor.
De certo modo, os conflitos podem ser evitados, mas são naturais e, muitas vezes, enriquecedores. O maior desafio das empresas é identificar quais deles são saudáveis para estimular a inovação, a diversidade e a melhor tomada de decisões, e quais podem prejudicar o bem-estar e o relacionamento entre funcionários e o sucesso dos negócios.
Agora que você já sabe tudo sobre gestão de conflitos, aproveite para entender mais sobre o que é microgerenciamento.
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