Assine nossa newsletter
Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.
Tópicos deste artigo
Este artigo destrincha os resultados da pesquisa e apresenta a você, profissional de RH, as dimensões cruciais onde a sua atuação pode fazer a diferença.
O estudo, realizado com mais de 16 mil pessoas no Brasil no primeiro trimestre de 2025, aponta que a felicidade dos trabalhadores brasileiros atingiu 7,6 (em uma escala de 0 a 10). Este índice é positivo, e a evolução é notável, representando um crescimento de 4% em relação à edição anterior (que registrava 7,3).
No entanto, ao olharmos para o cenário internacional, a média global de felicidade é de 7,9. A tendência se repete no quesito engajamento: o Brasil registra 7,4, enquanto a média global alcança 7,8. Apesar do otimismo e resiliência inerentes ao brasileiro que ajudam a sustentar o índice em um patamar elevado, a executiva Fabiana Galetol, da Pluxee, alerta: “o verdadeiro bem-estar e o engajamento duradouro vêm da coerência entre discurso e prática e da confiança nas relações“.
O distanciamento em relação à média global revela lacunas importantes nas dimensões que sustentam a felicidade e o engajamento. Para o RH, estas são as áreas de foco imediato:
A pesquisa THI indica que a felicidade é sustentada por fatores como segurança, liberdade, reconhecimento e propósito. Onde estamos aquém:
| Dimensão | Brasil Abaixo da Média Global em |
| Segurança | 1,3% |
| Liberdade | 2,6% |
| Crescimento Pessoal | 6,8% |
A defasagem de 6,8% em Crescimento Pessoal é o maior alerta, sendo este um dos pilares essenciais do bem-estar emocional.
O estudo mostra que o principal desafio para manter o engajamento vivo no longo prazo está em duas dimensões-chave:
Se o seu RH não está conseguindo traduzir a missão e visão da empresa em uma fonte de inspiração diária e em um plano de carreira tangível, o engajamento está fadado a ser superficial.
Reduzir essa distância em relação ao cenário global exige que as empresas brasileiras ofereçam mais do que apenas metas e tarefas. É fundamental criar um contexto de significado e pertencimento.
As chaves para transformar o bem-estar em uma experiência real, segundo a análise, e as ações para o seu RH:
| Desafio | Ação Estratégica do RH |
| Coerência e Confiança | Garanta o alinhamento entre o que a empresa diz e o que ela pratica. A confiança nasce da transparência e da ética nas decisões do dia a dia. |
| Escuta e Reconhecimento | Implemente e valorize a escuta ativa. Utilize pesquisas de pulso e one-on-ones como ferramentas de diagnóstico. Crie programas de reconhecimento que sejam justos e frequentes. |
| Propósito e Inspiração | Crie conexão com o propósito. O RH deve ser o guardião que traduz a missão da empresa para o nível individual, mostrando como o trabalho de cada colaborador impacta o resultado maior. |
| Crescimento Pessoal (Principal Gap) | Invista em espaço real para crescer. Desenvolva planos de sucessão, mentorias e plataformas de aprendizado que ofereçam oportunidades claras de evolução, não apenas para cargos de liderança, mas para todas as carreiras. |
| Comunicação | Promova Comunicação e Clareza como valores centrais. Informações claras sobre decisões, estratégia e desempenho da empresa são essenciais para construir segurança e significado. |
O índice de felicidade e engajamento no Brasil acende um alerta: o otimismo natural do nosso colaborador não pode ser a única base para o bem-estar. Cabe ao RH a tarefa estratégica de construir uma cultura sólida, onde as pessoas se sintam realmente pertencentes, inspiradas e com espaço para crescer.
Equipe Vagas
Categorias
Como reinventar organizações hoje? Do lucro ao propósito
As novas gerações que estão no mercado de trabalho não são mais movidas por um...
Como manter a cultura viva e integrada ao modelo de trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido intercala a jornada dos colaboradores entre presencial e à distância,...
Pensar como o candidato é primordial para encontrar bons profissionais
Encontrar o profissional ideal para sua organização é uma tarefa complicada e que exige uma...