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Este artigo destrincha os resultados da pesquisa e apresenta a você, profissional de RH, as dimensões cruciais onde a sua atuação pode fazer a diferença.
O estudo, realizado com mais de 16 mil pessoas no Brasil no primeiro trimestre de 2025, aponta que a felicidade dos trabalhadores brasileiros atingiu 7,6 (em uma escala de 0 a 10). Este índice é positivo, e a evolução é notável, representando um crescimento de 4% em relação à edição anterior (que registrava 7,3).
No entanto, ao olharmos para o cenário internacional, a média global de felicidade é de 7,9. A tendência se repete no quesito engajamento: o Brasil registra 7,4, enquanto a média global alcança 7,8. Apesar do otimismo e resiliência inerentes ao brasileiro que ajudam a sustentar o índice em um patamar elevado, a executiva Fabiana Galetol, da Pluxee, alerta: “o verdadeiro bem-estar e o engajamento duradouro vêm da coerência entre discurso e prática e da confiança nas relações“.
O distanciamento em relação à média global revela lacunas importantes nas dimensões que sustentam a felicidade e o engajamento. Para o RH, estas são as áreas de foco imediato:
A pesquisa THI indica que a felicidade é sustentada por fatores como segurança, liberdade, reconhecimento e propósito. Onde estamos aquém:
Dimensão | Brasil Abaixo da Média Global em |
Segurança | 1,3% |
Liberdade | 2,6% |
Crescimento Pessoal | 6,8% |
A defasagem de 6,8% em Crescimento Pessoal é o maior alerta, sendo este um dos pilares essenciais do bem-estar emocional.
O estudo mostra que o principal desafio para manter o engajamento vivo no longo prazo está em duas dimensões-chave:
Se o seu RH não está conseguindo traduzir a missão e visão da empresa em uma fonte de inspiração diária e em um plano de carreira tangível, o engajamento está fadado a ser superficial.
Reduzir essa distância em relação ao cenário global exige que as empresas brasileiras ofereçam mais do que apenas metas e tarefas. É fundamental criar um contexto de significado e pertencimento.
As chaves para transformar o bem-estar em uma experiência real, segundo a análise, e as ações para o seu RH:
Desafio | Ação Estratégica do RH |
Coerência e Confiança | Garanta o alinhamento entre o que a empresa diz e o que ela pratica. A confiança nasce da transparência e da ética nas decisões do dia a dia. |
Escuta e Reconhecimento | Implemente e valorize a escuta ativa. Utilize pesquisas de pulso e one-on-ones como ferramentas de diagnóstico. Crie programas de reconhecimento que sejam justos e frequentes. |
Propósito e Inspiração | Crie conexão com o propósito. O RH deve ser o guardião que traduz a missão da empresa para o nível individual, mostrando como o trabalho de cada colaborador impacta o resultado maior. |
Crescimento Pessoal (Principal Gap) | Invista em espaço real para crescer. Desenvolva planos de sucessão, mentorias e plataformas de aprendizado que ofereçam oportunidades claras de evolução, não apenas para cargos de liderança, mas para todas as carreiras. |
Comunicação | Promova Comunicação e Clareza como valores centrais. Informações claras sobre decisões, estratégia e desempenho da empresa são essenciais para construir segurança e significado. |
O índice de felicidade e engajamento no Brasil acende um alerta: o otimismo natural do nosso colaborador não pode ser a única base para o bem-estar. Cabe ao RH a tarefa estratégica de construir uma cultura sólida, onde as pessoas se sintam realmente pertencentes, inspiradas e com espaço para crescer.
Equipe Vagas
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